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Hoje vimos, mais uma vez, a queda de serviços de comunicação do WhatsApp. Muitas pessoas podem pensar que isso não é nada demais e não tem nenhum impacto muito significativo.

Contudo, muitas empresas utilizam essa ferramenta como meio de comunicação interno entre a equipe e externo com os clientes. Ficar longos períodos fora do ar pode representar perdas reais e significativas para essas companhias.

O grande problema de tudo isso é que o serviço é gratuito. Sim, ser grátis nesse cenário é um problema, acredite. Isso porque empresas e funcionários acabam ficando à deriva em situações de instabilidade, sem ter um canal de comunicação para o qual recorrer.

Dessa forma, gestores e funcionários simplesmente ficam na mão, aguardando que serviço se restabeleça, sem sequer terem previsão de quando isso acontecerá. Não sei se todos lembram, mas recentemente o WhatsApp chegou a ficar fora do ar por 24h.

Serviços contratados também não estão imunes à instabilidade. Contudo, existe um acordo contratual preestabelecido (SLA) que dita qual a margem de tempo que o serviço pode ficar indisponível. Isso é uma proteção às empresas que usufruem desses softwares, prevendo que seja aplicada uma penalidade ao fornecedor do serviço. O mesmo geralmente não é possível com os gratuitos, como nesses casos com o WhatsApp.

Cada vez que o WhatsApp demonstrou uma instabilidade, o cenário foi diferente. Dessa vez, os recursos que foram mais afetados foram o download de áudio e de imagens. 

A troca de mensagens por áudio tem sido cada vez mais comum e muitas vezes está relacionada à questões de urgência ou por uma necessidade de comunicação mais direta e instantânea.

No mundo corporativo, troca de mensagens por voz representa mais do que agilidade e prontidão, mas também precisão na comunicação, diminuindo falhas interpretativas no que foi dito. A voz consegue carregar entonação e emoção, o que não é tão fácil quando se fala por mensagens de texto.

É justamente por isso que vemos em muitas empresas o grande crescimento da contratação de serviços de Push To Talk (PTT) como o do BiPTT, que incorpora as funcionalidades e praticidade dos walkie talkie às tecnologias dos smartphones.

Push To Talk (PTT)

Assim, ao adotar uma ferramenta de comunicação para uso comercial é muito importante levar todos esses fatores em consideração. Quanto mais instabilidades, mais perdas para você e sua empresa e, no final das contas, o barato acaba saindo caro.
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