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É fundamental que empresas trabalhem com prevenção de perda e, apesar de ser um desafio, é necessário o envolvimento de diferentes equipes para manter o funcionamento eficiente do varejo e garantir o rendimento financeiro.

A partir disso, nota-se a grande necessidade de instaurar um modelo que possa explorar a origem das perdas e como tais podem ser prevenidas.

De acordo com pesquisa apresentada no Forúm Abrappe de Prevenção de Perdas em 2019, em São Paulo, após três anos em declínio, o índice de perdas no varejo aumentou. A média foi de 1,38% sob o faturamento líquido, totalizando aproximadamente R$21,46 bilhões em prejuízos.

Foram 113 empresas entrevistadas de 12 segmentos diferentes, como: Atacados e Atacarejos, Calçados, Construção/Lar, Drogarias, Eletro/Móveis, Esportes, Livrarias/Papelarias, Lojas de Departamento, Magazines, Moda, Perfumarias e Supermercados.

prevenção de perda

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Os tipos de perdas mais conhecidos são por: furto, consumo de produtos no interior da loja, troca de etiquetas ou embalagens, quebras, vencimento, falhas administrativas e deteriorações. Ainda de acordo com a pesquisa ABRAPPE, as quebras operacionais lideram as causas de perda com 36%, dentro dessa categoria vencimento de produtos está em primeiro lugar, perecibilidade em segundo e logo após, produtos danificados por funcionários. O furto externo representa 20% das causas e erros de inventário, 13%.
Abaixo veremos 5 indicadores de prevenção de perda que podem ser aplicados em qualquer segmento empresarial a fim de auxiliar no monitoramento dos produtos até o momento da venda.

Tipos de indicadores

1) Adoção de tecnologia: Não é novidade que a implementação de softwares ou qualquer outra solução tecnológica traz benefícios à uma instituição.

O suporte oferecido por tais soluções favorece a realização de tarefas, prevenção de furtos, controle de acesso, auditoria das rotinas, redução de erros e automatização dos processos organizacionais. A adoção de um modelo automatizado otimiza as operações varejistas e a eficiência nos atendimentos.

Por exemplo, com a instalação de um software de uso comum entre os funcionários, será possível realizar um controle de estoque mais assertivo e rápido, permitindo uma gestão de usuários controlando a localização e a comunicação. Ajudando assim no monitoramento da equipe e dessa forma diminuindo o índice de furtos.

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2) Desenvolver uma instância responsável por perdas: A existência de um setor específico para investigar as causas das perdas e prevenção concebe à empresa um maior comprometimento com a situação e disposição de resolver o problema.

Mesmo que as perdas sejam identificadas e resolvidas, como há uma constância na ocorrência, é imprescindível que os varejistas tenham uma equipe específica para tratar dos casos.

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3) Compreender o negócio/produto: Um passo fundamental para a prevenção de perdas em qualquer segmento é a completa compreensão do negócio em jogo para assim tomar as melhores decisões.

É importante que os dados sejam analisados, e que o inventário esteja sempre atualizado a fim de apurar as informações entre o estoque contábil (aquele registrado no sistema) com o apurado físico (através das contagens físicas).

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4) Ter um time competente e informado: É muito importante lembrar que, apesar de lidar com números e dados, a maior parte do serviço dentro do varejo é realizado por pessoas. Sendo assim, ter uma equipe inteirada e bem treinada é primordial para o sucesso da prevenção de perda.

Deve haver incentivo por parte da direção em treinar seu time para o correto e eficiente manuseio de sistemas tecnológicos, assim como checagem correta do estoque e manejo dos produtos a fim de estabelecer uma padronização na rotina de trabalho.

Conclusão

Após isso, tendo visto cinco indicadores de prevenção de perdas, evidencia-se a necessidade de aplicar cada item a fim de ter uma manutenção de perdas de produtos dentro do varejo, seja qual segmento for.

Os KPI’s funcionam como medição de cada setor, de forma específica. Assim como a adoção de tecnologia otimiza os sistemas operacionais, dar sequência a criação de um setor responsável por essa área certamente trará lucidez e comprometimento para a questão tratada.

A compreensão do negócio facilita as tomadas de decisões e um time informado cumpre a função de capacitação. Conclui-se então que há uma demanda em prevenir as perdas no varejo e cabe a cada empresa adotar as medidas possíveis a fim de aprimorar a qualidade e entrega de seus serviços ao público.

Os indicadores de perda cumprem essa função muito bem, de informar áreas que necessitam de maior atenção e sugerir ferramentas que solucionem o problema daquele negócio. A aplicação dos indicadores é uma das chaves de sucesso empresarial e devem ser analisadas com cautela a partir da necessidade de cada organização.

Quer saber como prevenir perdas através da comunicação em tempo real? Visite o site do BiPTT.

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