Jornada do Push-to-Talk no Celular (PoC)

Ágatha Ferreira
29 de Setembro de 2021
Tempo de Leitura: 5 minutos
Em 1987 foi introduzido pela Nextel Communication, empresa líder no mercado de comunicação da época, o conceito Push-to-talk no celular, também conhecido como PoC (Push-to-Talk over Cellular). De caráter revolucionário, a tecnologia transformou o modo que as empresas se comunicam.
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Se antes era necessário a utilização de rádios bidirecionais, através do novo conceito era possível utilizar um aparelho celular fazendo uso de uma rede de rádio com área e cobertura ampla. O serviço PoC, oferecido pela Nextel, transmitia pequenos pacotes de voz em sua rede iDEN (rádio) promovendo mais agilidade e fluidez na comunicação. Contudo, após alguns anos a empresa foi adquirida pela Sprint e em 2013 a rede Nextel iDEN foi descontinuada.
Através do avanço da tecnologia digital, hoje o PoC é capaz de oferecer o melhor serviço em rádios digitais e redes Long Term Evolution (LTE) de banda larga. Com a comunicação de voz sendo realizada em tempo real e apenas em um clique, PoC converte qualquer dispositivo móvel em um aparelho semelhante ao rádio transmissor convencional. Por meio da rede LTE, também é possível que os rádios PoC suportem avançados recursos como: mensagens, chamadas de grupo, rastreamento de localização GPS e notificações de emergência, entre outros.
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Além de oferecer uma comunicação superior aos sistemas de rádios bidirecionais, os serviços de rede PoC costumam ser hospedados na nuvem, o que possibilita um menor investimento em infraestrutura e aquisição de equipamentos dedicados.

Mercado em expansão

Como consequência do êxito, o mercado de Push-to-talk no celular está expandindo em uma velocidade favorável. O impulsionamento é oferecido não somente pela tecnologia LTE, mas também pela adoção global da Internet das Coisas, conhecida como IoT. O aumento da força de trabalho móvel é outro fator adjacente à expansão do mercado.
Como confirmativo, em junho deste ano (2021) a Forbes Business Insight anunciou que há dois anos, o valor aproximado de mercado global Poc era de US $12 bilhões. Estipula-se que até 2027 esse valor passe para US $25,5 bilhões com taxa composta de crescimento anual de 10%. As estimativas de mercado são que a América do Norte continue na liderança de quotas e que a demanda de serviços PoC continue em crescimento. Vale ressaltar que em 2005, a Nextel atendia 198 dos 200 mercados, além de possuir mais de 20 milhões de assinantes somente nos Estados Unidos.
Dentre os muitos recursos disponíveis na tecnologia PoC, é importante destacar uma ferramenta essencial que é o sistema "Geo Fencing". Através de GPS integrado, aplicativos que suportam o sistema GeoFencing são capazes de fornecer disparadores de alarme no momento em que guardas entram em áreas de perigo ou até mesmo quando unidades de patrulha começam a se afastar do território definido. Tal configuração permite aos usuários mais assertividade na localização e também segurança.
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Outra facilidade apresentada pelos sistemas PoC está nos aplicativos despachantes que agora podem ser baseados na web, facilitando o acesso e diminuindo os custos de instalação e implementação.
Tendo em vista o impulsionamento da tecnologia Push-to-talk no comércio eletrônico é de se esperar maior aplicabilidade em diferentes setores no mercado. Seu uso e eficácia em segmentos como varejo, segurança pública e privada, logística, transporte, serviços de emergências médicas etc já é visto em diversas empresas pelo Brasil e no mundo.
A jornada push-to-talk no celular que nasceu em 1987 mostra-se cada vez mais desenvolvida e segura, produzindo um mercado robusto em franco desenvolvimento tecnológico que já prevê um crescimento exponencial para os próximos anos.
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