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A comunicação interna é um dos pilares par ao bom funcionamento de uma empresa, quando há muitas falhas, os processos e a motivação da equipe são prejudicados. Pois ocorre desmotivação e desgastes.

De acordo com pesquisa feita pela Project Management Institute (PMI), 645 das empresas sofrem com a falha de comunicação, isso inclui gigantes do mercado como Nestlé, IBM e HP.

E para reduzir esse problema, é preciso realizar algumas ações junto aos colaboradores, como melhorar clima organizacional e prezar pela linguagem simples, objetiva e clara. Para que todos entendam as informações da mesma maneira.

Saiba as maiores dificuldades na comunicação empresarial

Muitas falhas na comunicação acontecem por conta de falta de habilidades, de soft skills que consistem no emocional do colaborador. Em como lidam com a pressão, metas, cobranças, riscos, erros e também com o ambiente corporativo.

Por isso separamos algumas dicas, para aprimorar essas habilidades, com apenas alguns ajustes na comunicação interna. Confira!

Defina um canal de comunicação interno

canais de comunicação

Um meio de comunicação interno é fundamental para direcionar os assuntos de trabalho, seja um grupo no whatsapp, no slack, no meet ou em plataformas corporativas. Como as de radiocomunicadores que permitem conversas rápidas de voz.

Com isso definido, as falhas são evitadas, porque a conversa é mais objetiva, fluída e não se perde no meio de muitas mensagens. Assim todos ficam antenados de modo mais eficiente, é importante ter um canal principal para isso, poque se tiver vários pode confundir o time.

Tenha objetivo

comunicação com objetivo

Quando se reunir com os colaboradores, as conversas podem ser rápidas de até 15 minutos, como podem ser reuniões longas com 1 hora de duração. Mas antes de pensar no tempo de duração, foque no objetivo daquela conversa. 

As reuniões precisam ser diretas, respeitosas e ter um tema a ser tratado, seja resolução de conflitos, como debater ideias ou criar planejamento. Todos os envolvidos precisam estar presentes.

Crie um checklist

comunicação

Faça uma lista com tudo que precisa ser resolvido com a equipe, reúna relatórios, dados e melhore a dinâmica, precisa ser empática e transparente. Além disso, a linguagem precisa ser simples e direta, para que todos entendam as informações com mais clareza e não tenham muitas dúvidas.

Aumente o desempenho

comunicação

O desempenho da equipe está ligado a produtividade, precisa ter organização, planejamento e acompanhamento para as falhas serem reduzidas. Mas principalmente ter um fala acolhedora e ativa com os colaboradores.

Treine a maneira como vai falar com a equipe, se precisar grave a sua voz e a escute depois, assim vai checar como o colaborador pode receber aquela mensagem antes de enviá-la ou em momentos decisivos de reunião.

É uma ótima maneira de melhorar a oratória da liderança e falar bem em público, a equipe pode se inspirar. É uma habilidade que vale a pena ser treinada.

Não faça reuniões que podem ser um email

comunicação em reunião

Emails precisam ser os mais objetivos possível, envios muito longos fazem as informações podem ficar confusas. Nesses casos é melhor reunir a equipe e passar recados gerais, mostrar gráficos e tudo de maneira explicada.

Mas quando os assuntos são tão objetivos, não há necessidade de fazer reuniões, elas podem ser encaminhadas por email. Desde que sejam assuntos curtos e mais intuitivos. Isso otimiza tempo dos colaboradores.

Faça rodadas de feedbacks

comunicação feedbacks

Receber um retorno dos colaboradores, sobre como se sentem nos processos, se foram efetivos, receber sugestões, é muito importante para comunicação interna, pois isso faz com que eles realmente se sintam parte da empresa.

Assim como também é importante dar os feedbacks para a equipe, para saberem se atingiram as metas, supriram expectativas e se estão no caminho certo.

Faça bate-papo individual

comunicação reunião individual

Ter conversas individuais com os colaboradores também é importante, assim é possível medir o clima organizacional da empresa. Saber o que cada um acha, como se enxergar na empresa daqui a alguns anos, quais são suas expectativas de carreira.

Isso ajuda a reduzir as saídas de colaboradores e também a reter talentos, oferecer benefícios e planos de carreira também são uma alternativa de valorizar a sua equipe, é importante ouvi-los. Isso pode ser feito diretamente ou via formulários anônimos.

Use backup para salvar históricos

comunicação backup

Ter dados salvos para serem acessados quando precisar é fundamental para evitar falhas, assim todo o trabalho fica salvo caso alguma coisa dê errado no processo. Assim mantém a  segurança dos seus dados.

Esse backup deve ser guardado co precisão e feito periodicamente, para que nunca perca nenhum dado importante.


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