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Todas as ações que envolvem a proteção pública e privada, precisam seguir regras e um rígido processo de funcionamento. Com os vigilantes da Polícia Federal não poderia ser diferente, é feito um curso preparatório com todos os protocolos redigidos.

Com base no Manual do Vigilante separamos as 12 regras contidas, para que entenda como elas podem ser replicadas e adaptadas para a sua empresa. Além da linguagem em códigos e radiocomunicação que é muito utilizada por esses profissionais.

Saiba 12 regras utilizadas por vigilantes

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1. Atenda ao primeiro toque 

Para demonstrar mais atenção, proatividade e eficiência, não deixe o contato esperar muito tempo para ser atendido.

2. Não diga “ALÔ”. Identifique-se 

Sempre apresente o nome da empresa, e na sequência um “boa tarde” outro comprimento semelhante. Quando for ligação interna deve informar o setor e por último o seu nome.

3. Evite deixar esperando quem ligou 

Caso não consiga resolver a solicitação naquele momento, sempre verifique se quem ligou pode esperar ou se prefere ligar novamente depois de alguns minutos. Não pode deixar a chamada sem justificativa. Você também pode anotar o número e retornar depois.

4. Atenda da melhor forma, falando somente o necessário 

Seja claro, objetivo e direto. Fale somente o necessário, sendo ligações somente de cunho profissional e deve ser evitada qualquer conversa paralela.

5. Faça ou transfira você mesmo suas ligações 

Para mostrar a sua eficiência, caso liguem no ramal incorreto, avise quem ligou que estará transferindo para o setor correto.

6. Utilize sua lista telefônica interna 

Sempre tenha anotado ou mantenha na sua agenda os telefones mais importantes, por caso precise pode direcionar ramais ou efetuar ligações em tempo ágil.

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7. Não utilize lápis ou caneta para discar 

Sempre pense na preservação dos meios de comunicação, use-os corretamente para evitar quebras e desgastes.

8. Não confie na sua memória 

Não acredite que se lembrará de tudo, só porque possui uma memória boa. Mantenha sempre tudo anotado, isso facilita a todos, principalmente para você que não precisará perder tempo e nem esforço para encontrar um contato.

9. Evite interpelações brucas 

Sabe o antigo comando “Câmbio” que era utilizado no final de cada frase? Ele não precisa ser mais utilizado, mas o seu procedimento sim. Quando o emissor falar ouça com atenção, responda somente quando ele terminar, assim evita falhas na comunicação.

10. Cuidado com a termologia e sigilo 

Não fale termo técnicos pois o receptor pode não compreender, e nunca fale informações pessoais por meio dessas chamadas. Utilize códigos somente se for o combinado da localidade ou quando o receptor tiver o conhecimento dos significados.

11. Não use expressões indesejáveis 

Use nomenclaturas padrões, nada de gírias ou tratamentos pessoais com intimidade, muito menos apelidos. 

12. Encerre cordialmente a conversa 

Ao finalizar a ligação, use palavras de cortesia como: às ordens, obrigado, por favor, desculpe. 

Aplicação do Código Q

Quando o contratante decide exigir a comunicação criptografa, o código Q do alfabeto fonético, também conhecido como Quebec. É o mais utilizado desde 1909, e se trata de uma lista de abreviações que indicam um comando e é conhecida mundialmente.

Tabela do código Q utilizado na polícial, marinha, aeronáutica:

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Como os vigilantes utilizam a radiocomunicação?

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A radiocomunicação utilizada se chama Push to talk, ou PTT, que na tradução livre significa “aperte para falar”. Tudo feito através de um sinal ou antena que capta as falas de um dispositivo e envia com ondas eletromagnéticas até o receptor.

Existem modelos de push to talk que já evoluíram e transformam qualquer dispositivo móvel em um radiocomunicador. Além de sincronizar com outros softwares, tem plataforma de gestão geolocalização, LGPD, criptografia, gravação das chamadas e plataforma de gestão.

É bem completa e protegida, voltada somente para o meio empresarial, que pode ser sincronizada a outros programas, walkie talkies, e ser acessada por APP ou via site.

O objetivo da radiocomunicação na vigilância é:

  • Contribuir na comunicação em tempo real;
  • Otimizar o tempo das chamdas;
  • Proteger as informações trocadas;
  • Ter uma comunicação eficiente, clara e objetiva;
  • Separar assuntos pessoais do profissional;
  • Utilizar o equipamento de modo profissional;
  • Para seguir as 12 regras de vigilante com mais agilidade;

Você já conhecia essas regras?

Leia também: Como o push to talk ajuda a prevenir roubo e furto

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