Toda empresa, seja ela de qualquer porte ou segmento, necessita coletores de dados sobre os produtos ofertados. Quais dados seriam esses? Informações sobre peso, data de validade, dimensões, conteúdo e qualquer outro dado referente à natureza do produto.
Entretanto, muitas organizações ainda realizam o registro desses dados de forma manual, utilizando uma planilha de papel e caneta, delongando o processo e atrasando outras tarefas.
Os coletores de dados são dispositivos que realizam essa função de forma automática e enviam os dados diretamente para um sistema, otimizando os serviços prestados dentro do varejo, logística e transportadoras.
É inegável a relevância dos coletores no cenário mercadológico, seu uso atribui maior auxílio nas mercadorias, organização de estoque, controle de entrada e saída de produtos e eficiência no gerenciamento de ativos empresariais.
Os coletores são ferramentas essenciais visto que o funcionamento da empresa necessita de agilidade e tecnologia, atributos conferidos pelos coletores de dados.
O que é um coletor de dados?
Coletores são aparelhos capazes de, em segundos, registrar diferentes dados sobre diferentes produtos. Há diversos tipos de coletores no mercado a fim de atender as demandas específicas de cada setor empresarial. Abaixo estão listados três tipos de coletores:
- Coletor portátil: Indicado para ajuste de saldo em estoque, possui grande portabilidade e praticidade também. É o mais usado no setor de logística por suas características. Funciona a partir do scanner para leitura de códigos.
- Coletor de dados vestíveis: Como o próprio nome diz, são coletores vestíveis, ou seja, são fixados no corpo do colaborador como um acessório. É composto por duas partes, uma no antebraço onde é posto o computador e o leitor de códigos que é fixado nos dedos do operador.
Esse tipo de coletor atribui mobilidade ao usuário, já que permite que as mãos fiquem livres, o que aumenta a produtividade do colaborador e consequentemente da empresa. É indicado para empresas que possuem um estoque volumoso.
Coletor de dados veicular: Também de modo fixado, esse coletor é acoplado aos veículos usados em armazéns e também empresas que trabalham com transporte de cargas.
De forma similar ao coletor vestível, esse também permite maior mobilidade ao usuário, já que está fixado em um veículo, possibilitando assim que outras atividades sejam realizadas ao mesmo tempo. É indicado para estoques varejistas e armazéns de fábricas.
Quais são as vantagens do uso de coletores em um negócio?
Como visto acima, a agilidade é um fator vital na utilização dos coletores. Antes, um trabalho que levaria horas para ser realizado manualmente, escrevendo em um pedaço de papel as informações do produto, com o uso dos coletores esse tempo é reduzido para minutos. A adoção de coletores em diferentes setores empresariais traz agilidade, praticidade e eficiência.
Além disso, outro fator importante é a redução de custos para a empresa. Uma atividade que demandava a presença física de mais de um funcionário, a fim de realizar toda a checagem dos dados e transpor para o papel, agora pode ser executada por apenas um colaborador e seu coletor de dados.
Uma das consequências da implementação dos coletores de dados é a redução da incidência de erros. Como a coleta é feita de modo automático, não há margens para erros, otimizando a gestão da empresa e favorecendo seu crescimento.
Sendo assim, é possível afirmar que os coletores de dados são ferramentas essenciais para o mercado de trabalho e sua adoção é capaz de transformar a gestão de diferentes setores. É de grande valor que empresas reconheçam as vantagens e adotem o uso dessa tecnologia a fim de se destacarem ante aos concorrentes.