Sempre que mencionamos a Indústria 4.0, estamos nos referindo a um amplo sistema de tecnologias que a partir de soluções tecnológicas avançadas estão transformando os modelos de negócios.
Com a profissão de motorista não seria diferente. O motorista 4.0 é aquele que tem a tecnologia como âncora em suas tarefas e que, além disso, podem também utilizar da sustentabilidade e ESG (governança ambiental, social e corporativa) para se destacar de seus concorrentes e ser referência no mercado. Veja abaixo o que empresas estão fazendo para adentrarem à indústria 4.0. através da sustentabilidade.
–
- Volvo: a empresa já oferece, na Europa e nos Estados Unidos, caminhões elétricos a bateria, a combinação de caminhões elétricos a bateria e caminhões elétricos a célula de combustível de hidrogênio permitirá que os clientes eliminem completamente as emissões de CO2 , independentemente do tipo de operação de transporte.
- Laboratório Fotovoltaica: Localizado na Universidade Federal de Santa Catarina é responsável por apresentar um modelo de veículo elétrico a bateria que é completamente carregado com energia solar fotovoltaica.
’’Chamado de eBus, o protótipo é considerado o primeiro ônibus movido 100% a energia solar totalmente desenvolvido e montado no Brasil, com o apoio das empresas WEG, Marco Polo e Eletra.’’
Mais de 100 mil quilômetros já foram rodados com o veículo sem apresentar nenhum tipo de problema e sem precisar de qualquer combustível. Para quem está curioso, o ônibus é utilizado dentro da universidade em Santa Catarina para o transporte de alunos, professores e visitantes.
- BYD: Reconhecida mundialmente pela fabricação de veículos eletrificados, em escala global a BYD anunciou que não continuará com suas produções de veículos com motor, e se dedicará aos elétricos e híbridos.
Como fabricante líder mundial de veículos eletrificados, a BYD figura como protagonista na transição da eletrificação no transporte em escala global.
A bateria Blade é um dos exemplos dessa nova era, já que o produto vem revolucionando a indústria de veículos elétricos devido a uma série de fatores.
‘’Seu desenvolvimento passou por trabalhos e avaliações exaustivas que incluíram testes de pregos e fornalhas. Além disso, graças ao seu design, oferece mais de 50% de espaço do que as de bloco tradicionais’’
A BYD é hoje sinônimo de empresa inovadora e revolucionária, visto que sua emissão de carbono foi reduzida em todo o mundo além de inserir ônibus elétricos, a maior frota, em 2010.
Vimos como as empresas acima tem usado de um mindset inovador na logística e desenvolvimento de seus produtos. As soluções tecnológicas vem para agregar valor, eficiência e visibilidade da marca.
Leia mais sobre logística no nosso blog, acesso o link a seguir https://biptt.com.br/tag/logistica/