Desde a pandemia, o varejo tinha sofrido um baque pela baixa captação, pois houve redução e fechamentos do varejo presencial. Muitas lojas se renderam aos serviços de entrega e marketplaces, como um modo de impulsionar as suas vendas.
Essa a retomada no mercado na era pós-pandemia foi gradativa. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março desse ano as vendas do varejo nacional voltaram a subir, comparado ao ano anterior de 2022.
Os ganhos foram bem mais sólidos, e tendem a crescer ainda mais. Essa alta foi de 0,8% em relação a fevereiro, em pesquisa realizada pela Reuters, é um avanço, pois o mês de março não tinha esses resultados desde 2018.
Sumário
Por que as vendas do setor varejista aumentou?
O volume de vendas no varejo subiu 2,0% no primeiro trimestre desse ano, o que fez o avanço de conversão ser 4,3% maior que comparado antes da pandemia. O setor se recuperou e ainda lucrou mais do que antes.
Com as melhorias econômicas como a redução do dólar e o aumento de ferramentas online que se sobrepõe ao varejo presencial, os consumidores passaram a ter mais desejo de compra.
Além do meio comportamental, de já existir vacinas disponíveis e a redução do medo de novos lockdown, também faz com que haja mais segurança para fazer gastos.
Outro fator que pode impactar, é o aparecimento do PIX, que hoje encontramos amineiras de parcelá-lo no cartão de crédito, o que faz a loja receber o valor a vista e o consumidor poder manter o seu parcelamento.
Dar poder de compra, proporcionar meios de pagamento e a economia do país melhorar aos poucos são pontos muito influentes para fazer a população comprar mais.
Quais setores tiveram mais vendas no varejo em março?
Segundo o IBGE, os percentuais e setores são:
- Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação subiu 7,7%;
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria avançou 0,7%;
- Móveis e eletrodomésticos ganhou 0,3%;
- Peças, motos e materiais de construção 3,6%;
- Produção industrial e setor de serviços 0.9%;
- Supermercados e bebidas continuam estáveis.
O que é um reflexo, já que durante a pandemia o varejo de produtos essenciais continuou com funcionamento normal, como farmácias e supermercados. o que torna compreensível não sofrer quedas e nem muito aumento, já que o consumo continua igual.
Outro ponto que também impacta no aumento das vendas, são as promoções e liquidações, fora que quando o carnaval não cai em março, ele se torna o mês mais econômico para viagens e até mesmo para compra, pois sem datas comemorativas não há alta nos preços.
Quais ferramentas contribuem para o varejo manter suas taxas de conversão?
A comunicação é o principal fator em qualquer negócio, se não passar a mensagem correta aos colaboradores, fornecedores e clientes, a venda se torna muito mais difícil e desafiadora.
A tecnologia é um grande aliado para facilitar a rotina dos colaboradores e melhorar a comunicação interna, além de contribuir na autonomia e produtividade da equipe. E se for aliada ao tempo otimizado e a uma ferramenta de gestão, a sua comunicação se tornará imbatível!
Essas funcionalidades compõem o push to talk (PTT) , uma tecnologia que chegou para substituir os walkie talkies. Calma, que irei te explicar melhor. Os walkie talkies são rádios comunicadores físicos, que exigem pouco distanciamento e manutenção para mantê-lo ativo.
O push to talk é um software que pode transformar o seus dispositivos móveis como tablet, celular e notebooks em radiocomunicadores, com uma estrutura mais inovadora, e atualizada.
Funcionalidades do push to talk
- Tem uma plataforma de gestão para facilitar no monitoramento das operações, vendas, almoxarifado e demais práticas do dia a dia;
- Com o Gateway, é possível sincroniza torres de celulares a outros softwares de walkie talkie ao software de radiocomunicação, assim pode manter suas ferramentas atuais e adicionar mais tecnologia a elas;
- Funciona offline e não é necessário instalar o aplicativo, pode acessar a ferramenta pelo sue navegador;
- Todos os dados são protegidos por criptografias e pela Lei de Proteção de dados, suas informações estarão sempre seguras;
- Realizamos constantes atualizações na ferramenta;
- As chamadas podem ser controladas pelos gestores, que habilitam se as ligações serão feitas individuais, em grupo e quais colaboradores podem ser requisitados;
- É possível realizar chamadas privadas;
- Com o mobile empresarial presente nas funcionalidades, as chamadas ficam gravadas com a possibilidade de ouvi-las quando desejar;
- A plataforma Dispatcher permite que os colabores do escritório, por meio de computadores, se comuniquem com a equipe externa ou de outros setores, com a ligação computador e celular.
Case de sucesso no varejo
Já é muito utilizada por grandes nomes do varejo, um de nossos cases de sucesso é a Decathlon, confira abaixo o depoimento da equipe, sobre a utilidade e melhoria no varejo.
Se deseja testar a ferramenta por 7 dias, sem compromisso, preencha o formulário e te mostraremos, na prática, como o push to talk pode te ajudar a aumentar as suas vendas no varejo, através do aumento de produtividade do time.