Um novo ano se aproxima, e com ele as empresas buscam novas melhorias e inovações, principalmente quando se trata da comunicação corporativa. Para isso, é preciso implementar mais estratégias que atendam as necessidades dos colaboradores.
Para a cultura organizacional ganhar mais força, ter mais conexão com a equipe e devolutivas importantes. A empresa precisa estar empenhada em ações que motivem a comunicação empresarial de modo humanizado e leve.
Sumário
6 ações para aplicar na sua comunicação empresarial
Selecionamos potenciais ações para você aplicar em 2024, assim a sua comunicação estará atualizada e bem aprimorada, para após o término do recesso.
1. Interatividade
Pensar em ações intuitivas, interações e experiência do colaborador ou até mesmo do cliente, facilita para que haja um bom atendimento e aumento da produtividade. Pois quando há ferramentas e um roteiro objetivo para se comunicar, as informações fluem mais rápido.
Ter canais de comunicação práticos, atividades mais tecnológicas ou até mesmo painéis táteis, ajudam a criar mais concentração e interagirem mais com o ambiente de trabalho.
2. Responsabilidade Social
Promover conscientização de reciclagem, reaproveitamento, reduzir o uso de descartáveis. Além de diminuir gastos, cria ações de responsabilidade social na empresa. Além de poder defender algumas causas que estão em pauta.
Isso gera identificação e acolhimento no ambiente, e pode integrar a cultura e clima da empresa. É um fator muito positivo, que se torna um compromisso não só com as tarefas mas também com os clientes.
Todas as ações dos colaboradores podem refletir nos clientes, por isso se a responsabilidade já estiver enraizada, as ações acontecem de modo natural.
3. Inteligência Artificial
Seja com chatbots, chat GPT, IoT, a inteligência artificial já faz parte das nossas vidas. Desde a realizar um comando por voz, a deixar mensagens automáticas para os clientes. Esse modus operandi é cada vez mais comum.
Empresa que não se atualiza acaba ficando para trás, mas ao utilizar a tecnologia precisa se preocupar com a Lei Geral de Proteção de dados, criptografia e cibersegurança para não ter vazamentos de dados.
4. Omnichannel
Omnichannel é o uso de multi canais de comunicação seja intranet, ferramentas, redes sociais. Essa conectividade ajuda a separar assuntos do trabalho dos pessoais, o que contribui na concentração das tarefas e na proteção das informações.
Além da comunicação interna, também é importante pensar em canais de vendas, para ter acesso aos dados do cliente e realizar atendimento. Isso é feito para o Customer Relationship Management (CRM), que é o relacionamento com o cliente e também por formulários.
5. Padronize os processos
Personalizar os meios de comunicação, com a identidade visual da empresa, logo e frases de efeito, faz com que o cliente grave e lembre de você depois.
Por isso é importante criar um script e padronizar todos os processos, para serem usadas estratégias da empresa, e não parecer que o cliente está falando com marcas diferentes toda vez que for atendimento.
Tem que ser padronizado do cadastro a venda, até a resolução das reclamações. Criar protocolos de segurança. Ter um roteiro agiliza os atendimentos e cria, assim o tempo fica mais otimizado e as ações organizadas.
6. Push to talk
A tecnologia push to talk cuida da segurança de todas as informações trocadas dentro da plataforma, com total controle da gestão. Podem ser feitas chamadas e trocas de texto, imagem e áudio.
A diferença para outras plataformas é que as ligações ficam gravadas e podem ser reproduzidas posteriormente pelos gestores. Possui geolocalização para controle de rotas e permite ligações entre celulares e computadores.
Tudo isso com a opção de utilizar pelo aplicativo ou usar no navegador. O push to talk da BiPTT, sincroniza com outras fontes de comunicação como torres de celulares e walkie talkies.
A radiocomunicação também se atualiza e se empenha em tornar a comunicação empresarial mais segura com criptografia, LGPD e constantes atualizações, para os seus dados não vazarem.
Com o push to talk a gestão de equipe, se tornará mais direcionada e controlada, pois possui interfaces diferentes para o gestor e os colaboradores. No qual podem ser definidas as trocas de informações de acordo com o nível hierárquico.
Acesse a plataforma gratuita do push to talk e veja na prática oque podemos fazer pela comunicação da sua empresa.
Cases de sucesso que utilizam push to talk na comunicação corporativa