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O metaverso tem ganhado mais proporção com o incentivo da Inteligência artificial, no qual por meio de um GR que é o óculos virtual, pode entrar em um universo completamente novo em que são vendidos produtos com uma interação diferente da habitual. Pode estar em qualquer lugar ou evento do mundo em tempo real.

Também já foi utilizado em cursos universitários, o futuro da internet pode estar atrelado ao metaverso. Quando tiver meios mais acessíveis para ingressar nesse universo, ele irá dominar e-commerce, redes sociais e streamings.

A Bloomberg Intelligence estima que o valor de mercado chegue a uma receita anual de R$ 4,5 trilhões de reais em 2024, com foco maior em jogos de videogame e eventos de tecnologia imersiva.

Como surgiu o metaverso?

É um assunto novo que está em alta, mas o termo foi utilizado pela primeira vez em 1992, pelo escritor Neal Stephenson, no  livro de ficção científica “Snow Crash”, no qual o personagem principal é um entregador de pizza, que se transforma em samurai no metaverso.

Já em 2011, vimos o metaverso dentro do cenários dos games, o escritor Ernest Cline com o livro Jogador número 1, abordava como jovens de periferias conseguiam fugir da sua realidade nos jogos virtuais, o OASIS e assim ocupavam o mesmo espaço que a classe média.

No ano de 2018, o Jogador Número ganhou as telas do cinema, e assim visualizamos como seria jogar no metaverso, com óculos de realidade virtual e roupas de sensores. Os jogadores entraram em um desafio para encontrar pistas e receber um grande prêmio, que era se tornar herdeiro do maior desenvolvedor de games do mundo.

Ao mesmo tempo que é inovador, também recebe muitas críticas, pois as pessoas podem se cansar da realidade e criarem um vício pelo metaverso. Em Jogador número 1 isso é bem abordado.

Aplicações do metaverso como ferramenta de comunicação

As ferramentas de comunicação desempenham um papel fundamental na interação entre os colaboradores e a empresa. Podem realizar troca de informações de um modo mais ágil, e uma diversidade de canais a disposição.

Eventos virtuais

De desfiles de moda, leilão, curso online e lançamentos, o metaverso se tornou uma ferramenta muito utilizada por grandes marcas, para ter um alcance de público global, que se comunica em tempo real.

Em 2021,a  Nike criou o Nickelodeon, que é uma plataforma dentro do jogo Roblox, também aderiu uma startup especializada em NFTs de moda. NFTs  são representações digitais de obras de arte, produtos físicos ou ativos, que costumam ser peças únicas e valem muito dinheiro.

No mesmo ano o Banco do Brasil, lançou uma experiência virtual dentro do servidor do GTA, o jogador poderia receber o seu saldo do jogo em uma conta do banco. Detalhe: pode ser criada com o nome de usuário, pode trabalhar como abastecedor de caixa.

Reuniões virtuais

O metaverso pode ingressar em reuniões cotidianas do trabalho, com proteção de dados e proporcionar uma experiência mais imersiva e interativa.

A Microsoft investiu no metaverso no começo de 2021. criou o Mesh, uma ferramenta que permite fazer reuniões com hologramas, assim parece que a pessoa está de corpo presente. Além de criar avatares em 3D para o Teams que já é muito utilizado.

Treinamentos e workshops

Uma maneira mais dinâmica e imersiva, e a realização de treinamentos e workshops online, que podem se tornar mais interesse ao público, e não ficar refém só  do compartilhamento de tela.

Networking e interação social

Ficou ainda mais fácil entrar em contato com diversas pessoas do mundo, sem precisar sair da sua casa.  E assim, facilitar o networking presencial e até mesmo ter várias oportunidades, assim escolherá quais valerão a pena ir para o presencial.

Marketing e publicidade

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Empresa Meta no Metaverso

As redes sociais jamais ficariam de fora do metaverso, uni-las com marketing e propaganda é uma boa maneira de levar a experiência do usuário a outro patamar. Inclusive Meta é o nome da detentora de Facebook, Instagram e Whatsapp, as 3 redes mais utilizadas.

O compartilhamento de conteúdos, curtidas, interação entre amigos, celebridades e fãs serão modificadas com o metaverso. Poderão fazer lives e outros projetos, com mais amplitude, profundidade e um design diferenciado.

Como o metaverso será aplicado na comunicação corporativa?

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Essas ferramentas têm facilitado a troca de informações, o compartilhamento de ideias e a colaboração entre indivíduos e organizações. Permitem uma comunicação ágil e eficaz, contribuindo para o aumento da produtividade e eficiência nas tarefas do dia a dia.

Em suma, as ferramentas de comunicação são uma parte essencial do nosso cotidiano e continuarão desempenhando um papel crucial na forma como nos comunicamos no futuro. 

A chave está em saber utilizá-las de forma eficaz e equilibrada, buscando sempre manter o contato humano e a conexão real com as pessoas ao nosso redor.

Leia também: Descubra como funciona o push to talk do futuro

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