A cobertura 5G já é uma realidade no país e, em todos os locais já foram instaladas mais antenas que o imposto pela Anatel. É esperado que doze cidades já tenham a tecnologia até o fim do mês.
Prevista para ser instalada em 29 de agosto, durante o leilão, o Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência) liberou as operadoras para anteciparem o funcionamento.
Nesta semana, capitais como Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas já começaram a receber o sinal 5G em suas antenas de telecomunicação.
Entretanto, o que chocou foi a velocidade e competência no processo de instalação. Segundo a Anatel há mais antenas que o exigido em todas as cidades que até então a receberam.
Usando São Paulo como exemplo, a cidade possui 1,5 mil pontos (ou em fase de instalação) de cobertura ante as 370 antenas esperadas. Outras cidades também são exemplo dessa evolução, Belo Horizonte tinha um mínimo de 78 antes e hoje já são 158; o mesmo é visto em João Pessoa que possui 51, enquanto o mínimo era 27.
O sucesso na instalação foi destaque no Seminário 5G BR, dirigido pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, divulgado em um evento com empresários da área de telecomunicações.
O que é o 5G
A conexão 5G é a rede do futuro, é a próxima geração de banda larga sem fio mais rápida, com maior capacidade de conexão a diversos dispositivos e maior estabilidade.
O que será possível?
- Menos gasto de energia, já que as redes 5G prometem consumir até 90% menos energia que a 4G;
- Tempo inferior a 5 milissegundos deve ser da conexão entre os dispositivos móveis em comparação com os 30 milissegundos da 4G;
- A quantidade de dispositivos conectados por área devem ser de 50 a 100 vezes maior que a atual;
- Os rádios receptores irão obter aumentos drásticos na duração de bateria;
- Trabalha remoto de maior qualidade;
- Velocidade de dados mais;
- Internet das Coisas (IoT);
E aí, já está pronto para a revolução 5G? Acompanhe nosso blog para saber mais!