A segurança orgânica é uma empresa privada, com autorização por lei para construir a própria vigilância patrimonial ou transporte de valores, para reduzir os riscos internamente.
As ações são realizadas pelos recursos humanos visando proteger os bens materiais da própria corporação, sempre precisar terceirizar os serviços. Desta maneira, economiza dinheiro e tempo de processos, para atualizar contratos com outras empresas.
Conforme a LEI Nº 7.102, DE 20 DE JUNHO DE 1983. são estabelecidas regras desde a compra de equipamentos obrigatórios como câmeras, alarmes, até mesmo ter profissionais treinados para exercer a função adequadamente.
Sumário
Como funciona uma empresa com segurança orgânica?
Ao construir o próprio setor de segurança, a empresa só pode prestar esses serviços em benefício próprio, não é autorizado comercializar para outras instituições, e apesar de atuar internamente deve ter autorização e fiscalização periódica da Polícia Federal.
É necessário ter guarita blindada, porteiros, câmeras, policiais, escala de trabalho diferenciada, segurança patrimonial e em alguns casos contratação de seguros. Todos os tipos de proteção são importante para reduzir os prejuízos da empresa em casos de incidentes indesejáveis.
Segurança Orgânica Pública
Quando a empresa tem uma segurança patrimonial ou institucional interna, com vigilantes, guardas, servidores públicos, que trabalham de modo exclusivo, não são terceirizados. Assim, conhecem todos os procedimentos da empresa e seguem as próprias regras estabelecidas pelo RH.
Segurança Orgânica Privada
Quando a corporação tem a própria segurança empresarial e, contrata os próprios vigilantes para proteger a segurança de modo exclusivo. Seguem a risca a Lei 7.102.
Vigilância Patrimonial
São os profissionais que protegem a integridade física das pessoas, das instalações, dos espaços e bens empresariais, para não haver depredação, furtos e ocorrências. Precisa tomar todas as providências e cuidados em casos de riscos.
Transporte de Valores
Os vigilantes contratados podem portar ou não arma de fogo, serem habilitados, terem equipamentos ou até mesmo utilizarem tecnologias, como radiocomunicadores para a troca de informações eficientes e ágeis, seja por celular, tablet ou computadores.
Segurança da Informação
São profissionais que precisam proteger as empresas no mundo virtual, contra invasões, vazamento de dados e que deve evitar riscos que causem danos ao banco de dados da empresa.
Assim contribui na criptografia, cibersegurança e na confidencialidade das informações, o que garante a integridade de dados sensíveis e permite acesso apenas de pessoas autorizadas.
Gestão de Crises
Acontecem emergências quando menos se espera, ter estratégias e planos de riscos são essencial nos momentos de crises. Por isso te ruma boa comunicação, habilidades como tomadas de decisão e redução de riscos contribuem nessa atuação.
Requisitos para ter os serviços de segurança orgânica
O primeiro passo é ter uma autorização da Polícia Federal de Segurança Privada, e para isso deve pensar nos requisitos que são:
- Ter atividade financeira de vigilância patrimonial e transporte de valores;
- Contratar os próprios profissionais para atuar na segurança orgânica;
- Comprovação de antecedentes criminais, de todos os envolvidos no serviço orgânico de segurança da parte administrativa da empresa;
- Ter instalações físicas adequadas, comprovadas mediante certificado de segurança, sistema de comunicação, sistema de alarme conectado a unidade policial, local seguro para armazenamento de armas e equipamentos.
Diferença entre Segurança orgânica e segurança privada
Como já vimos, a segurança orgânica precisa ter recursos próprios, a sua equipe de segurança deve fazer parte da organização, não pode haver terceirizados, precisa de autorização e procedimento.
O cuidado é interno e tem interação com o RH, atua em benefício próprio, com uma implementação com base na cultura organizacional e nas necessidades rotineiras da empresa.
Já a segurança privada é o contrário, podem terceirizar os serviços de proteção, assim as escalas, organização e demais obrigações fica por conta da contratada. São separadas e independes dessa equipe de vigilantes, podem fornecer a disponibilidade de seus profissionais.
Atua com a contratação de empresas externas, quaisquer problemas ou reajustes pode contratar outra empresa de segurança privada, e assim terá novos profissionais a sua disposição.
Ambos têm em comum que precisam da autorização e seguir uma série de requisitos para poder ter a operação funcionando dentro dos parâmetros da lei.
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