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O Whatsapp vem demonstrando bastante instabilidade ultimamente e isso pode gerar graves consequências para as empresas que o utilizam como principal forma de comunicação.

Instabilidade do Whatsapp 

Depender somente do Whatsapp pode ser um grande problema em momentos que ocorrem interrupções em seus serviços de redes, situação que vem acontecendo até com certa frequência.

O site Downdetector afirma que, apenas em 2021, o Whatsapp deixou de funcionar nove vezes. “Empresas e negócios não podem ficar nas mãos de um serviço inconstante e que não foi feito para uso corporativo, mas sim para a comunicação pessoal”, reflete o vice-presidente da Zebra no Brasil, Vanderlei Ferreira.

“Há diversas soluções de comunicação e digitalização de operações no mercado, para empresas de diversos tamanhos e setores, que não podem parar. Os dispositivos móveis corporativos e a tecnologia PTT são ideais para substituir smartphones, tablets pessoais e o Whatsapp ”, completa.

A última falha registrada ocorreu no dia 19 de julho deste ano (2023), por volta das 17 horas, usuários não conseguiam mais enviar mensagens tanto na versão Web quanto no aplicativo. Cerca de meia hora depois, o app retomou o funcionamento.

No Downdetector, que reúne falhas de sites e aplicativos, houve um pico de 44 mil reclamações de usuários do WhatsApp.

A falha também foi observada em outros países, como o Reino Unido, com 177 mil reclamações, Estados Unidos, com 34 mil reclamações, e França, com 209 mil reclamações.

Consequência da instabilidade do Whatsapp para as empresas

whatsapp

Quando uma plataforma de comunicação amplamente utilizada como o WhatsApp sofre falhas ou interrupções, isso pode ter consequências significativas para as empresas que o utilizam como sua principal forma de comunicação. Algumas consequências potenciais incluem:

1- Quebra de comunicação: As interrupções do WhatsApp podem levar a uma falha na comunicação dentro da empresa. Isso pode prejudicar a colaboração em tempo real, a tomada de decisões e a coordenação entre os membros da equipe, departamentos e até mesmo com clientes ou clientes.

2- Atrasos nas operações: Informações críticas, atualizações e instruções podem não chegar aos funcionários ou parceiros em tempo hábil, podendo levar a atrasos nos cronogramas do projeto, respostas de atendimento ao cliente e outros processos operacionais.

3- Perda de produtividade: Os funcionários podem ter dificuldade para concluir as tarefas com eficiência se não conseguirem se comunicar por meio de sua plataforma principal. Isso pode resultar em diminuição da produtividade e perda de prazos.

4- Oportunidades perdidas: As empresas que dependem do WhatsApp para comunicação com o cliente podem perder vendas ou oportunidades de negócios em potencial se não puderem responder prontamente às consultas ou pedidos dos clientes.

5- Preocupações de segurança: Se a interrupção for devido a uma violação ou vulnerabilidade de segurança, pode haver preocupações sobre a exposição de informações confidenciais ou violações de dados, o que pode ter implicações legais e de reputação.

6- Danos à reputação: Interrupções prolongadas ou frequentes na comunicação podem levar à frustração entre funcionários, clientes e parceiros. Isso pode prejudicar a reputação de confiabilidade e capacidade de resposta da empresa.

7- Adoção de Alternativas: Durante uma interrupção, as empresas podem ser forçadas a adotar ferramentas de comunicação alternativas, que podem ser menos familiares aos funcionários e exigir tempo para treinamento e ajuste.

8- Impacto financeiro: Dependendo da gravidade da interrupção e da natureza das operações da empresa, pode haver um impacto financeiro em termos de perda de receita, custos adicionais (por exemplo, pagamento de horas extras para compensar atrasos) ou multas por não cumprir os requisitos contratuais obrigatórios.

9- Insatisfação do cliente: As empresas que usam o WhatsApp para interagir com os clientes podem enfrentar a insatisfação do cliente se não puderem fornecer o nível esperado de serviço e suporte durante uma interrupção.

10- Interrupções na cadeia de suprimentos: Se uma empresa usa o WhatsApp para se comunicar com fornecedores ou parceiros, as interrupções na comunicação podem levar a interrupções na cadeia de suprimentos, afetando os níveis de estoque, produção e cronogramas de entrega.

Para mitigar essas consequências, as empresas que dependem fortemente do WhatsApp para comunicação devem considerar ter canais de comunicação de backup, implementar medidas de redundância e avaliar e diversificar regularmente suas ferramentas de comunicação para garantir a resiliência diante de possíveis interrupções.

Como solucionar esse problema?

Se formos pensar em empresas que precisam de uma comunicação rápida e eficaz o Software Push To Talk se torna a melhor opção, pois com ele raramente haverá falhas, você estará ouvindo a voz do outro colaborador, entendendo a sua entonação e as palavras estarão sendo ditas de forma clara.

Diferentemente de mensagens de texto, por exemplo, onde o colaborador poderá entender errado o que está sendo dito ou deixar a mensagem de lado e demorar para responder, o que pode ser um problema em situações de risco de vida como em empresas de saúde e segurança ou risco de prejuízos como em empresas de varejo.

O BiPTT é uma solução de Comunicação de Voz para Equipes voltado para uso de empresas. E por isso oferece inúmeras facilidades de controle e gerenciamento que são bastante interessantes no contexto de Comunicação entre Equipes de Trabalho. O WhatsApp é um aplicativo para uso pessoal, e por isso não tem recursos necessários para utilização corporativa.

Além disso a plataforma oferece diversas funcionalidades que existem no wahtsapp como o envio de textos, imagens e criação de grupos/canais, com as vantagens da comunicação segura e exclusiva para as equipes

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