O que acontece quando empresas adotam soluções mais tecnológicas na comunicação

Ágatha Ferreira
23 de Setembro de 2021
Tempo de Leitura: 7 minutos
A fim de obter destaque no mercado e se manter à frente dos concorrentes, cada vez mais empresas estão em busca de soluções tecnológicas que promovam bons resultados. A comunicação empresarial norteia o relacionamento e configuração de qualquer instituição, tornando extremamente relevante o cuidado com o tipo de comunicação que está sendo utilizado.
Ao falar de comunicabilidade, estamos evidenciando a base de um negócio, desde o relacionamento com o cliente até a garantia de relações eficientes e positivas entre os funcionários. É através da comunicação que é possível aumentar a produtividade, ter diálogos mais claros e evitar conflitos. Por conseguinte, salienta-se a importância de investir em soluções tecnológicas que promovam resultados satisfatórios para a empresa e seus colaboradores. image

Soluções mais tecnológicas

Uma dessas soluções que já vêm aprimorando o sistema comunicacional é PTT Over Cellular (PoC). O modelo traz a evolução da tecnologia Push To Talk (PTT) de rádios convencionais para o uso mobile em smartphones. A partir do massivo uso de dispositivos celulares para as mais diversas tarefas, a tendência do "all in one", onde todas as aplicações operacionais se encontram em um único dispositivo, torna-se um caminho sem volta no desenvolvimento tecnológico empresarial.
Em uma pesquisa realizada pela VDC Research, instituto que conduz pesquisas para áreas de tecnologia nos Estados Unidos, notou-se que 90% das empresas já estão caminhando para aplicação da tecnologia PoC. Testemunhando que, soluções móveis são fundamentais para uma interação dinâmica entre clientes e funcionários.
Para além da transição do modelo convencional de rádio comunicador (LMR) para a rede móvel, há também outro modelo denominado Comunicação Unificada, que visa a implementação de soluções tecnológicas e funcionais que aumentem a eficiência e produtividade empresarial, seja agilizando a comunicação entre diferentes departamentos ou mesmo alterando os hábitos de comunicação. Trata-se do uso de softwares que permitem a integração de diversos métodos diferentes de comunicação (chat, e-mail, videoconferência, chamadas telefônicas) em uma única plataforma.
Enquanto o soluções como Slack entre outros se apresentam como softwares voltados ao uso corporativo com ênfase no "office", outras soluções que se encaixam no conceito de Comunicação Unificada com maior ênfase no "deskless", os chamados profissionais sem mesa (seguranças, paramédicos, profissionais de logistica, atendentes etc), surgem como alternativas modernas para operações com equipes que exigem uma comunicação ágil, segura e em tempo real.
Os softwares de uso empresarial buscam garantir a colaboração entre funcionários e departamentos promovendo maior integração e agilidade na troca de informações. Da mesma forma, as plataformas de comunicação para equipes "sem mesa" permitem uma maior agilidade na tomada de decisão, otimizando as ações e oferecendo maior segurança para os times operacionais.
A partir da aplicação do conceito de Comunicações Unificadas, é possível perceber claros avanços em diversos pontos da empresa.
Maior acessibilidade: As videoconferências permitem uma comunicação mais eficaz entre vários membros de uma equipe, mesmo que separados geograficamente, e/ou em diferentes fusos.
Aumento da produtividade: As comunicações são otimizadas, tornando-se mais curtas e eficientes, os funcionários passam a ter maior controle do próprio tempo, tendo acesso rápido a avisos e comunicados, por exemplo.
Avanço na colaboração: A partir das plataformas de Comunicação Unificadas, é possível rápido compartilhamento de ideias, projetos e sugestões entre uma equipe ou departamento a partir de um único software.
Economia de custos: O investimento em Comunicações Unificadas permite o redirecionamento do alto capital que seria gasto na aquisição de um software, para a otimização e desenvolvimento de outros aspectos da empresa, já que em sua maioria, essas plataformas operam no modelo de Software como Serviço (SaaS), sendo pago mensalmente uma pequena quantia pelo uso.
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Mercado em transformação

A transição de rede LMR para mobile é um dos métodos de melhoria que já é visto no mercado, nacional e internacional como inevitável e promissor. Além disso, a implementação da comunicação unificada proporciona avanço e aumento da produtividade promovendo maior qualidade na execução dos serviços oferecidos. São soluções pertinentes a qualquer negócio, tanto para os que lidam diretamente com a comunicação quanto os que operam serviços de prontidão.
Considerar a efetivação de tais soluções é de extrema importância, não só para uma adequação tecnológica do mercado, mas também para o desenvolvimento de operações mais precisas, seguras e com tempo de resposta cada vez mais imediato.