A inteligência situacional ou conceito situacional é um modelo de linguagem, que realiza a análise e interpretação de informações, seja códigos ou fábulas. É muito utilizada em modelos corporativos, para apenas o emissor e receptor entenderem a mensagem.
Um modo de criptografia falada para manter os dados compartilhados em segurança, isso auxilia nas estratégias de processos pelo fato de atribuir detalhes, que apenas colaboradores muito atentos e metódicos podem identificar.
Isso contribui na autonomia, tomada de decisões e aumento do senso crítico e comunicação interna. Esse modelo foi criado no mesmo período do alfabeto fonético, no qual cada letra condiz com um código diferente e foi muito utilizado na aeronáutica.
Sumário
Quais são as técnicas da Inteligência Situacional?
Os pontos principais são as habilidades e expertises que o próprio profissional já possui, para depois desenvolvê-las de maneira técnica com um conjunto de ações que permitem a prática da consciência situacional.
Como a neurociência que estuda o sistema nervoso, para decifrar como são feitos os comandos do cérebro. Também a linguagem corporal para identificar características de comportamento por meio de gestos.
A cegueira a mudança, para que perceba as modificações feitas ao redor e não fique por fora disso, assim pode evoluir nas funções.
Pode estar sempre em nível de alerta, para identificar com mais precisão possíveis falhas nos processos, porém isso não se torna exaustivo já que terá o apoio da tecnologia e emissão de relatórios automáticos no qual, faltará apenas análise e monitoramento.
Por fim, proporciona que os colaboradores tenham mais escuta ativa, e realmente escutem e coloquem em prática o que é conversado.
Em quais setores pode ser utilizado?
Podem ser utilizadas em diversos segmentos, mas há alguns que já fazem uso da inteligência situacional e do push to talk, e por meio desses dá para ter uma base de como aplicar na sua empresa e na rotina com a equipe.
- Aviação civil;
- Controle de tráfego aéreo;
- Logística ;
- Transportes;
- Setor de saúde;
- Segurança privada;
- Segurança Pública;
- Varejo;
- Setor de utilities;
- Comunicação corporativa;
- Estratégias operacionais.
Qual a influência da inteligência situacional?
Influência em todas as etapas de criação de estratégias, planejamento e monitoramento da equipe. Além de proporcionar melhor raciocínio lógico e senso crítico nas tomadas de decisão, resolução de problemas e redução de riscos.
Desenvolve a capacidade de prever possíveis erros, e assim conseguir corrigi-los antes de vir à tona. Também ajuda a identificar se o erro é preocupante ou não, para que as resoluções estejam de acordo com a proporção do problema.
Ao integrar essa expertise à tecnologias com comandos em tempo real, você potencializa a comunicação da sua equipe, e melhora no monitoramento à distância. Como o push to talk, que tem um software que permite a comunicação via rádio, computadores e celulares.
Tudo via uma plataforma online ou app, que também tem a opção de plataforma de gestão, assim por unir a inteligência situacional, com uma tecnologia segura e atualizada, que tem tudo para somar no dia a dia da empresa.
Funcionalidades do push to talk junto a inteligência situacional
Proporciona mais agilidade e autonomia, além de otimizar o tempo dos colaboradores com atividades que realmente precisam do seu foco.
- Monitoramento em tempo real de qualquer lugar;
- Geolocalização via acesso a plataforma;
- Contribui no gerenciamento de riscos e crises;
- Contribui na elaboração e padronização de processo internos e externos;
- Todas as ligações ficam gravadas, assim os gestores podem dar replay;
- Interfaces separadas para gestor e colaborador;
- Segurança e criptografia de ponta, para evitar invasões pu vazamento de dados;
- Pode substituir o walkie talkie;
- Integra a vários outros sistemas.
Com o uso do push to talk a comunicação é rápida, evita áudios longos e também ajuda a separar assuntos pessoais do corporativos, já que terá um canal específico para isso.
Ficou curioso para ver o push to talk na prática?
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