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Inteligência situacional ou consciência situacional é um processo de raciocínio crítico, desenvolvido com a análise e interpretação de informações. Seja por meio de fábulas ou códigos é como decifrar cada mensagem do mundo corporativo.

Influência no processo de tomadas de decisões da empresa, é uma competência de um perfil profissional atento a detalhes, com senso crítico para realizar as análises e organizar estratégias para a resolução de problemas.

A inteligência situacional serve tanto para contribuir com ações dentro do negócio, como fora dele. Pois quem possui essa expertise sempre vai prestar atenção em tudo o que acontece ao seu redor e poderá fazer observações comportamentais com precisão.

O que é inteligência situacional?

inteligência situacional homem observa análises na frente de notebook, enquanto faz anatções em um bloco

O Situational Awareness surgiu nos anos 80 e se estendeu com aperfeiçoamento até a década de 90. A partir do contexto militar e da aviação, mesmo período do alfabeto fonético em que qualquer linguagem precisava ser feita por meio de códigos internacionais, que auxiliou na redução de erros.

É a capacidade de antecipação, no qual pode identificar o que pode acontecer somente ao identificar alguns elementos. Após perceber e se antecipar é possível criar ações estratégias de resolução antes do problema se concretizar.

Também auxilia a distinguir se acontece um erro real ou se não há com o que se preocupar, apesar de ser bem intuitiva, a consciência situacional pode ser desenvolvida na sua empresa.

Como posso desenvolver a inteligência situacional?

inteligência situacional livros

Não é um desenvolvimento espontâneo, ele precisa ser aplicado e formado com o decorrer do tempo, basta estabelecer um treinamento lógico para que isso aconteça. Por meio de experiências e conhecimentos ela começa a se estabelecer na rotina.

Um exemplo muito recorrente para iniciar um treinamento mais externo, é realizar a interpretação de fábulas. Como elas podem ser adaptadas em ações na empresa, o mesmo vale para filmes, livros. Podem ser na temática empresarial ou não

Por que fábulas tem influência da consciência situacional?

Fábulas como Os 3 porquinhos, A lebre e a tartaruga, A formiga e a cigarra. Produções infantis que fazem muitas reflexões da vida adulta. Todas possuem uma criação de consciência situacional que seguem os conceitos de causa e efeito. 

Muitas são utilizadas em processos de treinamento educativo, porque como são simples, é possível que os adultos já entendam a mensagem de primeira. Porém, no dia a dia, os problemas não surgem com essa facilidade de interpretação.

Assim entra o processo de filtragem, de estabelecer quais ações podem afetar o sucesso da empresa ou contribuir com o seu crescimento. Essas analogias literárias também existem em histórias verdadeiras do mundo corporativo, o que muda são os personagens e o cenário.

Como aplicar o conceito de inteligência situacional na minha empresa?

Confira os como interpretar as fábulas com a inteligência situacional

Os 3 porquinhos

inteligência situacional os 3 porquinhos

A história consiste em 3 irmãos porquinhos que moram na floresta, cada um constrói a sua casa com materiais diferentes: palha, madeira e tijolos. É como se eles fossem seus colaboradores e as casas fossem projetos que são responsáveis.

Surge uma ameaça, o lobo, ele consegue derrubar coisas com apenas um sopro e está em busca de seu alimento. Ele pode ser considerado um possível concorrente ou problema que a empresa pode enfrentar.

O lobo derruba as casas de palha e madeira porque são frágeis, mas a de tijolo não é derrubada por ser mais consistente, segura e concreta. Quando cria estratégias e já se preparada para as problemáticas, dificilmente o risco acontece.

A lebre e a tartaruga

inteligência situacional a tartaruga e a lebre

Bem conhecida, a tartaruga costuma dar passos lentos e bem devagar, já a lebre é mais rápida. Por conta disso, a lebre se achava mais importante e tirava sarro da tartaruga, assim para provar da sua capacidade e acabar com as ofensas, propôs uma corrida.

A lebre aceitou, pois achou que a corrida já estaria ganha já que era mais veloz e só tinha a pretensão de humilhar ainda mais a taruga. Assim que foi dada a largada, a lebre ultrapassou a tartaruga e resolveu cochilar, ela dormiu mais do que deveria e quando voltou para a corrida a tartaruga já estava na linha de chegada e venceu a corrida.

Do que adiantou a lebre ser mais rápida se ela não teve foco e fugiu do objetivo?

Já a tartaruga mesmo devagar, se manteve determinada e provou que apesar de ser mais devagar ela também consegue alcançar o seu sucesso.

A formiga e a cigarra

inteligência situacional a formiga e a cigarra

As formigas são conhecidas pro serem muito unidas e trabalhadoras, inspiraram muitos estudiosos e amantes da natureza. Elas colhem grão por grão e fazem várias viagens até a sua toca, principalmente no verão. Assim elas deixam o estoque abastecido para o inverno e não precisam mais sair.

Nessa fábula não é muito diferente, uma formiga seguia com seu estoque e trabalha junto a outras formigas. Já a cigarra tirava sarro, cantava todas as noites e viviam na curtição, dizia que não precisava de todo esse esforço porque no inverno ela encontraria comida.

Assim chega o inverno, a formiga dentro da sua toca com o sue estoque e de férias. Já a cigarra não consegue mais cantar e nem fazer festas, e também não encontra alimento, porque a temperatura está muito baixa 

A cigarra lembra do esforço da formiga e passa a pensar que deveria ter feito o mesmo. Assim ela faz uma visita à formiga e pede abrigo que a acolhe.

A moral é que quem se planeja e se prepara par aos possíveis riscos, nunca ficará em apuros. Agora quem não os observa e decide tomar uma ação depois que o problema já tomou conta da situação acaba sem alternativas, que pode ser falência ou perda d eficientes.

Quais áreas a inteligência situacional pode ser aplicada?

inteligência situacional saúde

Pode ser aplicada em todas as áreas, principalmente em cargos de gestão e controle de pessoal. Mas alguns setores podem ter um aproveitamento melhor, por cuidarem de segmentos mais pontuais que necessitam mais redução de falhas humanas. Como:

  • Comunicação corporativa;
  • Gerenciamento de riscos e crises;
  • Segurança privada;
  • Segurança pública;
  • Utilities;
  • Serviços de saúde;
  • Logística;
  • Transporte;
  • Varejo;
  • Aviação.

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