Pelo dicionário, a palavra logística pode ser definida como um substantivo feminino, de organização, gerenciamento, gestão dos detalhes e pormenores de quaisquer atividades.
É a execução de transporte a armazenamento, desde o ponto de origem até o ponto de consumo da matéria prima ou mercadoria. O foco principal da logística é atender as demandas do cliente, seja ele de qualquer segmento, de forma eficiente e econômica.
De acordo com o LALT, Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes, desde o início de nossa história, o homem precisa fazer com que as coisas estejam no local certo, na hora certa e com o custo certo, isso é logística.
Os sociólogos organizam as atividades humanas em atividades de produção, como fábricas e escritórios e atividades de reprodução, como comércios, serviços e tudo mais que garanta a nossa qualidade de vida, inclusive nossas casas. Para conectar os locais de produção aos locais de reprodução, é necessário a logística, que combina a oferta com a demanda.
Pode-se dizer, então, que a logística é um conjunto de técnicas, métodos e gestão de recursos que possibilitam a entrega de um produto ou serviço, em local e período de tempo estabelecidos em uma cadeia de abastecimento.
Não se limitando exclusivamente, a logística também se faz presente após a conclusão de uma entrega, como é o caso de devoluções ou o retorno de algum produto ao seu ponto de origem, conhecido também como logística reversa.
Um bom planejamento logístico é um ponto fundamental para as empresas que anseiam se destacar frente à concorrência e também um ponto de estratégia ao debater o aumento de vendas. Sendo assim, pode-se destacar alguns dos principais objetivos da logística dentro de uma organização. São eles:
- atender aos prazos estipulados nas entregas;
- garantir os níveis de estoques adequados;
- influenciar a jornada de compra do consumidor;
- oferecer suporte em devoluções;
- manter a integridade do produto até o ponto de chegada;
- proporcionar experiências diferenciadas ao cliente;
- reforçar a qualidade e a credibilidade da marca;
- evitar custos e prejuízos com operações sem muito sucesso.
Hoje, ao realizar uma compra, o cliente é influenciado não somente pelo produto em si, mas também por outros fatores que farão parte da sua jornada de decisão de compra, como prazo de entrega, valor de frete e garantia de devolução.
Tais fatores fazem parte do processo de logística e são fundamentais ao diferencial competitivo entre uma empresa e outra. Vê-se, a partir daí, que a logística não é somente estoques organizados e entregas de mercadoria, mas sim inúmeros processos dentro de uma cadeia de suprimentos.
Desde então, para que a logística aconteça, é necessário o transporte dos produtos, sejam eles de qualquer natureza. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), publicada em dezembro de 2019, indica quais são os tipos de transportes ou, como se costuma dizer, os “modais de transporte” mais utilizados no Brasil.
- Rodoviário: responsável por 61% dos transportes que acontecem hoje, sendo o mais predominante dos modais.
- Ferroviário: Aproximadamente 20% dos produtos transportados utilizam esse modal, principalmente cargas de grande porte em longas distâncias.
- Aquaviário: Através de vias aquáticas, o transporte agrega 13% das mercadorias transportadas.
- Dutoviário: Pouco conhecido entre as pessoas, esse transporte é realizado através de tubos, ou também conhecidos como dutos. Aproximadamente 4% das operações são realizadas dessa forma.
- Aéreo: Apesar de conhecido, é o menos utilizado no processo de logística, integrando apenas 2% da operação.
A importância da logística dentro de uma empresa, como visto, vai muito além de movimentações de mercadorias em um determinado espaço e período de tempo. Fica evidente que, pela complexidade e intensidade das operações, é fundamental a adoção de tecnologias estratégicas que visem a otimização de todas as etapas envolvidas.
Muitas empresas têm aderido a soluções tecnológicas que têm como objetivo auxiliar nesse processo. E agora que você já conhece um pouco mais sobre o setor e sua aplicabilidade, está na hora de conhecer um dos exemplos de soluções tecnológicas dedicadas a imprimir maior segurança, agilidade e produtividade ao mercado de Logística.
Transformando smartphones em rádio comunicadores, o BiPTT (clique aqui para conhecer mais), é a plataforma de comunicação, coordenação e monitoramento de equipes mais completa do mercado.
Atuando em diversos segmentos, dentre eles logística, segurança privada e transporte, através da comunicação Push-to Talk, a solução vem transformando as operações de seus clientes, otimizando resultados e diminuindo custos.
A importância da logística dentro de uma empresa, como visto, vai muito além de movimentações de mercadorias em um determinado espaço e período de tempo. Fica evidente que, pela complexidade e intensidade das operações, é fundamental a adoção de tecnologias estratégicas que visem a otimização de todas as etapas envolvidas.
Muitas empresas têm aderido a soluções tecnológicas que têm como objetivo auxiliar nesse processo. E agora que você já conhece um pouco mais sobre o setor e sua aplicabilidade, está na hora de conhecer um dos exemplos de soluções tecnológicas dedicadas a imprimir maior segurança, agilidade e produtividade ao mercado de Logística.
Transformando smartphones em rádio comunicadores, o BiPTT (clique aqui para conhecer mais), é a plataforma de comunicação, coordenação e monitoramento de equipes mais completa do mercado.
Atuando em diversos segmentos, dentre eles logística, segurança privada e transporte, através da comunicação Push-to Talk, a solução vem transformando as operações de seus clientes, otimizando resultados e diminuindo custos.
Acesse ao site e confira as soluções exclusivas para um gerenciamento logístico eficiente.
Fontes:
https://www.bloglogistica.com.br/gestao/importancia-da-logistica-para-empresas/
https://www.fm2s.com.br/o-que-e-logistica-como-funciona-quais-os-tipos/
https://www.umov.me/conceitos-da-logistica-importantes-entender/