Pular para o conteúdo principal

O mercado de utilities é composto por serviços de caráter essencial na sociedade, são eles: gás, energia e água. Eles também são conhecidos por sua estabilidade e tecnologia.

Por conta da crise sanitária causada pelo Covid, diversos setores mercadológicos buscaram no meio digital, a solução para se manterem no mercado, e com o setor de utilities não foi diferente.

Como consequência do isolamento social, o contato presencial para atendimentos já não era mais possível e, nasceu então a necessidade de investimento tecnológico que pudesse suprir as demandas de consumo, novo modelo de trabalho, estratégias de negócios e aproximação do cliente.

O principal objetivo em promover uma reforma digital em utilities é modernizar as atividades, para assim atender melhor o consumidor. Uma das maiores tendências das empresas que trabalham nesse setor é a criação e desenvolvimento de aplicativos que têm como objetivo entregar transparência aos clientes, agilizar solicitações e promover maior controle do consumo.

Entre os possíveis serviços a serem oferecidos, destacam-se: 2ª via de conta, histórico de contas, informações de débito automático, solicitações e acompanhamento especial ao cliente.

McKinsey, empresa de consultoria empresarial, levantou dados que indicam a redução de aproximadamente 25% de custos em operação e 40% em aumento de performance em segurança e satisfação do consumidor quando há uma transformação digital no mercado de utilities.

Para além disso, a Deloitte, outra empresa de auditoria e consultoria empresarial, publicou o estudo Perspectiva do setor de Power e Utilities em 2019, no qual é reportada a importância da evolução dos canais de interação, automação e uso estruturado de informações sobre consumo e necessidades dentro do mercado.

Sendo o setor de Power e Utilities, isto é, empresas que trabalham com energia, um dos mais importantes do país, quais seriam alguns dos benefícios da reforma digital para esse mercado?

image

  • Ganho de capacidade e previsão sobre finanças, gerando aumento no fluxo do caixa;
  • Aplicação do digital para prever obstáculos e criar soluções exclusivas;
  • Através da produção otimizada, o setor de energia será capaz de reduzir custos e investir em melhorias de equipamentos e processos;
  • Promoção de resultados assertivos;

Visto que a transformação digital é capaz de propiciar uma nova experiência ao usuário ao oferecer mais comodidade, agilidade nos serviços e acessibilidade aos canais de comunicação, é válido conhecer um pouco mais das tecnologias que estão promovendo a reforma digital dentro desse mercado.

São elas:

image

Internet das Coisas (IoT): Descreve o conceito de interconexão digital a fim de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas através da internet. Pelo sensoriamento de redes de distribuição dos serviços e máquinas, será possível maior eficácia na prevenção e monitoramento de problemas.

Além de, possuir visão em tempo real das informações, assim o consumidor poderá identificar, por exemplo, um vazamento de água antes de receber a conta com valor alterado. Adoção de APIs: API é a sigla que define o conceito de Interface de Programação de Aplicações, o que significa que seu uso facilita as interações entre os diferentes sistemas promovendo a melhora dos serviços prestados pelo setor de utilities.

Há também menor risco de falhas nos equipamentos e maior gerenciamento de custos. AI e Machine Learning: Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning são duas técnicas de análise de dados extremamente tecnológicas que é capaz de ensinar os computadores a aprender uma informação diretamente dos dados fornecidos.

O uso dessas tecnologias atuarão na operação das empresas por meio de previsões mais precisas de oferta e demanda em tempo real, otimização de produção, redução de riscos em equipamentos além de otimizar o atendimento ao cliente.

As empresas que fazem parte do segmento de utilities ante a crise sanitária tornaram-se reféns da criação de métodos tecnológicos e elaboração de estratégias que pudessem otimizar seus planejamentos e desempenho.

A fim de modernizar suas atividades e utilizar novas tecnologias para proporcionar experiência digital para seus clientes, foi necessário explorar diferentes tecnologias e alinhar as expectativas com as transformações do mercado.

Com o intuito de continuarem relevantes, desenvolveu-se então a transformação digital no mercado, que está impulsionando o setor e já possibilitando resultados positivos. Estratégias inteligentes e inovadoras foram a solução para a estabilidade do mercado de utilities.

Conheça e veja como atuamos no segmento de Utilities com soluções tecnológicas exclusivas. Clique aqui

Deixe uma Resposta