A comunicação nunca deixará de ser pauta para as empresas, já que toda a troca de informação interna e externa depende dela ser bem clara e objetiva. Ter alinhamentos constantes é importante para entender quais são as necessidades e novas metas a serem alcançadas.
E dentro dessas possibilidades, existem modelos de comunicação diferentes, a assíncrona e síncrona são duas delas. Apesar dos nomes serem bem parecidos, possuem características e práticas diferentes.
Ao aplicá-las, a comunicação interna e o atendimento ao cliente se tornam mais fluidos e ganham mais qualidade. Acompanhe a leitura para saber mais.
Sumário
O que é comunicação síncrona?
É a comunicação feita em tempo real, em que o contato é feito de imediato. Seja pessoalmente, por voz ou mensagens de texto. Com um grande fluxo de informações que precisam ser organizadas e estruturadas para não se perder.
Ao unir esse modelo com a tecnologia, as conversas se tornam mais fáceis e seguras, como o uso do push to talk, que promove a troca de informações por meio de dispositivos móveis, sejam computadores, celulares, tablets.
Tudo fica concentrado em um software de gestão corporativa, com criptografia, geolocalização, gravação de chamadas e que é um canal de comunicação que funciona como um chat ao vivo.
Exemplos de aplicação da comunicação síncrona:
- Chats ao vivo de áudio, imagem ou texto seja intranet ou mídias digitais;
- Pode se comunicar com colaboradores de outros setores;
- Reuniões presenciais ou online, assim mesmo quem estiver fora do escritório poderá participar;
- Atendimento ao cliente virtual ou presencial.
O que é comunicação assíncrona?
São as trocas de informação em único canal de comunicação, no qual o emissor e receptor não estão presentes ao mesmo tempo. Assim cada um responde no momento que for mais oportuno e seguem registradas para poder consultá-las e retomar o assunto.
O fluxo de informações é fixo, proporciona consultas a todos os envolvidos no canal e uma vez enviada a mensagem, dificilmente poderá ser editada ou deletada. Se precisar corrigir ou adicionar nova informação, terá que enviar uma nova mensagem.
Claro que isso depende de qual canal ou plataforma será utilizada, hoje em dia novas atualizações tornam cada vez mais facilitados envios de visualização única e também deletar a mensagem em determinado período.
Exemplos de aplicação
- Envio de e-mails;
- Mensagens diretas nas redes sociais;
- Envio de fale conosco ou contato em sites;
- Comentários e compartilhamentos em redes sociais;
- Artigos de blog, como este;
- Infoprodutos ou materiais gravados.
Quais são as diferenças e semelhanças entre a comunicação assíncrona e síncrona?
As diferenças comunicação síncrona é sincronizada em tempo real, já a assíncrona é mais lenta e pode ter prazos maiores de retorno. Então cada um vai servir para um tipo de informação ou atendimento.
Respostas mais rápidas e urgentes serão pelos canais e modelo da síncrona, já informações mais formais e que precisam de registros e mais detalhamento adotam o padrão assíncrona.
As semelhanças é que ambas são direcionadas para um tipo de conteúdo, podem ter modo de fala e informações diferentes, o tempo de troca de mensagens não é o mesmo e os canais de comunicação também se divergem.
Como o modelo de comunicação impacta os clientes?
É o fator fundamental para resolução de problemas, gestão de riscos, realizar vendas e fidelizar o cliente. Sem comunicação ninguém chega até sua marca, reclamações, dúvidas, elogios e sugestões ficariam perdidos pela web.
Então ter o seu próprio canal de comunicação, automações e um time de atendimento é crucial para impactar positivamente o cliente.
No relatório Customer Experience Trends, da Zendesk, foi feita uma pesquisa com os clientes sobre a experiência que tiveram em atendimentos:
- Metade dos entrevistados desistem de uma marca após uma experiência negativa;
- 80% dos consumidores desistem da marca se tiverem mais de um problema;
- 59% dos entrevistados acreditam que em 2 anos, o modelo de interação e atendimento das empresas não seja mais o mesmo, devido o avanço tecnológico;
- 67% dos líderes de Customer Experience preferem utilizar bots e automações, para criar maior interação com os clientes;
- E 70% dos consumidores, acreditam que a Inteligência Artificial se tornou uma parte fixa e moderna nos atendimentos.
É importante ter mais de um canal de comunicação, pois nem todos os clientes irão assimilar os avanços tecnológicos ou podem sair sem o problema resolvido, afinal tudo que envolve tecnologia está em constante ajuste e atualização.
Tenha email, telefone, chat, rede social e coloque bots que direcionam o cliente para o canal correto de comunicação, assim dá para filtrar os atendimentos e facilitar a otimização de tempo da equipe.
Como aplicar essas comunicações na empresa?
- Conheça o seu público e entenda quais canais ele prefere se comunicar;
- Faça testes de aderência, assim poderá manter ou eliminar canais que não favorece,;
- Ofereça treinamentos aos colaboradores para que saibam utilizar todos os meios de atendimento, ou designe cada canal a um colaborador, tudo vai depender da demanda;
- Mantenha tudo registrado e com protocolos, para manter uma organização nos atendimentos e provas, caso haja problemas.
Faça um teste gratuito e teste a tecnologia que transformará a comunicação da sua empresa.
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