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No mundo corporativo a comunicação é crucial, as estratégias promovem todos os tipos de melhorias nos setores internos e externos. A organização é fundamental para haver uma troca de informações corretas e contribuir no bom desempenho das tarefas.

Apesar de parecer simples e óbvia, não é. A comunicação vai além do cumprimento e do conversar, ela deve ser feita de forma mais racional e estratégica dentro da empresa. Para reduzir estresse, ruídos e falta de entendimento.

Para conseguir criar uma cultura da comunicação empresarial, é preciso aplicar ações periódicas e contar sempre com a participação dos colaboradores, para entender o que precisa ser melhorado ou excluído dessas práticas.

Veja as dicas para aprimorar a comunicação estratégica

estratégia de comunicação

Ao aplicar essas dicas, terá um perfil de comunicação elaborado e bem estruturado, que pode ser inovado e moldado à medida que os colaboradores forem atuando por meio delas, desta maneira vai se criando a própria comunicação empresarial.

Além de contribuírem com a cultura organizacional, as crenças, valores e normas ficam melhor estabelecidas. Em uma pesquisa feita pela Você RH: 

  • 35% das empresas promovem a transformação digital dos recursos humanos;
  • 25% atrelam dados à gestão de pessoas. 

Já segundo a Korn Ferry, que é uma consultoria global de gestão empresarial, entrevistou mais de 15 mil executivos no mundo todo, eles fazem parte de empresas mais admiradas no mercado, e disseram que:

  • 10 mil deles alegam que 30% do valor de mercado é atribuído à cultura da empresa;
  • Já 5 mil acreditam que a cultura equivale a 50% do valor de mercado;

Essa pesquisa só demonstra o quanto a cultura é muito valorizada no meio empresarial, por isso é importante ter uma comunicação eficiente, para que a cultura se fortaleça e dê mais empenho ao clima organizacional. Isso faz com que outras empresas e talentos admirem a sua corporação.

Produtividade

estratégia de comunicação

O foco de todas as empresas é ter uma equipe produtiva, que desempenhe bons resultados e se mantenha ativa no dia a dia. Mas para isso acontecer é preciso ter otimização de tempo, autonomia, organização e muitos planos de ações.

Experiência do colaborador 

estratégia de comunicação

Está ligada ao clima organizacional, é o ponto de conexão dos colaboradores com a empresa, que vai resultar na experiência do cliente. Essa experiência busca melhorar e incentivar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional da equipe. Para ser um local agradável de trabalhar.

Crise de imagem

estratégia de comunicação

A comunicação é fundamental para reduzir os riscos de uma crise de imagem. Pois precisa usar todos os meios e estratégias a favor da empresa. Deve construir  confiança dos colaboradores, transparência e credibilidade.

E caso aconteça, algo prejudicial a imagem da empresa é importante contar com uma equipe preparada para lidar com a  pressão popular e em alguns casos até mesmo da mídia. Os treinamentos são importantes para manter tudo em ordem e não precisar terceirizar os serviços.

Compliance

estratégia de comunicação

São os procedimentos e regras com foco em manter o bem estar profissional e a organização dentro da empresa. É importante ter espaço apra conversas, feedbacks e canais seguros para envios de denúncias ou sugestões, o colaborador pode realizar de modo anônimo ou identificado.

Mas somente um grupo seleto de pessoas, de preferência do RH que podem ter acesso a essas informações, cada caso deve ser isolado para não gerar uma crise interna.

Redução de turnover

estratégia de comunicação

O turnover é o mesmo que a evasão ou demissões, seja por parte da empresa ou dos próprios colaboradores. Isso faz com que a empresa precise constantemente procurar novos profissionais para preencher a vaga em questão.

Esses processos gastam tempo e dinheiro, por isso quanto melhor for a comunicação mais serão as chances de reduzir o turnover, nada de demissões surpresas na sua empresa.

Isso pode acontecer dentro do período de 1 ano, é uma taxa de rotatividade que precisa ficar de olho e criar planos de carreira ou outras ações para reter os talentos.

Canais de comunicação

estratégia de comunicação

Use meios que tenham proteção de dados, para evitar vazamentos mas que também não ocupem espaço pessoal nos celulares dos colaboradores. Isso faz com que a vida profissional e  pessoal se misturem. Escolha canais que atendam as necessidades do funcionário e seja intuitivo.. 

Como uma ferramenta de tecnologia pode auxiliar na comunicação da empresa?

estratégia de comunicação

Fuja do whatsapp, hangout, slack. Use plataformas mais seguras e que agrupam todos os meios que a empresa precisa, como envio de áudio, textos e imagens para se comunicar. Assuntos confidenciais precisam ser protegidos e criptografados.

Utilize ferramentas que contenham gestão e push to talk, para proporcionar ligações entre qualquer dispositivo móvel, online ou offline, E melhor, pode usar por meio de aplicativo ou navegadores,.

A tecnologia Push-to-talk utiliza a rede de telefonia móvel para transmitir mensagens de voz, que pode ser sincronizada com redes móveis e rádios comunicadores, além de linkar todos os dispositivos em um só lugar, com gravação e geolocalização.

Acesse a plataforma gratuita do push to talk e faça o teste na prática!

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Fonte: TI Inside

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