No mundo corporativo a comunicação é crucial, as estratégias promovem todos os tipos de melhorias nos setores internos e externos. A organização é fundamental para haver uma troca de informações corretas e contribuir no bom desempenho das tarefas.
Apesar de parecer simples e óbvia, não é. A comunicação vai além do cumprimento e do conversar, ela deve ser feita de forma mais racional e estratégica dentro da empresa. Para reduzir estresse, ruídos e falta de entendimento.
Para conseguir criar uma cultura da comunicação empresarial, é preciso aplicar ações periódicas e contar sempre com a participação dos colaboradores, para entender o que precisa ser melhorado ou excluído dessas práticas.
Sumário
Veja as dicas para aprimorar a comunicação estratégica
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Ao aplicar essas dicas, terá um perfil de comunicação elaborado e bem estruturado, que pode ser inovado e moldado à medida que os colaboradores forem atuando por meio delas, desta maneira vai se criando a própria comunicação empresarial.
Além de contribuírem com a cultura organizacional, as crenças, valores e normas ficam melhor estabelecidas. Em uma pesquisa feita pela Você RH:
- 35% das empresas promovem a transformação digital dos recursos humanos;
- 25% atrelam dados à gestão de pessoas.
Já segundo a Korn Ferry, que é uma consultoria global de gestão empresarial, entrevistou mais de 15 mil executivos no mundo todo, eles fazem parte de empresas mais admiradas no mercado, e disseram que:
- 10 mil deles alegam que 30% do valor de mercado é atribuído à cultura da empresa;
- Já 5 mil acreditam que a cultura equivale a 50% do valor de mercado;
Essa pesquisa só demonstra o quanto a cultura é muito valorizada no meio empresarial, por isso é importante ter uma comunicação eficiente, para que a cultura se fortaleça e dê mais empenho ao clima organizacional. Isso faz com que outras empresas e talentos admirem a sua corporação.
Produtividade
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O foco de todas as empresas é ter uma equipe produtiva, que desempenhe bons resultados e se mantenha ativa no dia a dia. Mas para isso acontecer é preciso ter otimização de tempo, autonomia, organização e muitos planos de ações.
Experiência do colaborador
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Está ligada ao clima organizacional, é o ponto de conexão dos colaboradores com a empresa, que vai resultar na experiência do cliente. Essa experiência busca melhorar e incentivar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional da equipe. Para ser um local agradável de trabalhar.
Crise de imagem
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A comunicação é fundamental para reduzir os riscos de uma crise de imagem. Pois precisa usar todos os meios e estratégias a favor da empresa. Deve construir confiança dos colaboradores, transparência e credibilidade.
E caso aconteça, algo prejudicial a imagem da empresa é importante contar com uma equipe preparada para lidar com a pressão popular e em alguns casos até mesmo da mídia. Os treinamentos são importantes para manter tudo em ordem e não precisar terceirizar os serviços.
Compliance
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São os procedimentos e regras com foco em manter o bem estar profissional e a organização dentro da empresa. É importante ter espaço apra conversas, feedbacks e canais seguros para envios de denúncias ou sugestões, o colaborador pode realizar de modo anônimo ou identificado.
Mas somente um grupo seleto de pessoas, de preferência do RH que podem ter acesso a essas informações, cada caso deve ser isolado para não gerar uma crise interna.
Redução de turnover
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O turnover é o mesmo que a evasão ou demissões, seja por parte da empresa ou dos próprios colaboradores. Isso faz com que a empresa precise constantemente procurar novos profissionais para preencher a vaga em questão.
Esses processos gastam tempo e dinheiro, por isso quanto melhor for a comunicação mais serão as chances de reduzir o turnover, nada de demissões surpresas na sua empresa.
Isso pode acontecer dentro do período de 1 ano, é uma taxa de rotatividade que precisa ficar de olho e criar planos de carreira ou outras ações para reter os talentos.
Canais de comunicação
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Use meios que tenham proteção de dados, para evitar vazamentos mas que também não ocupem espaço pessoal nos celulares dos colaboradores. Isso faz com que a vida profissional e pessoal se misturem. Escolha canais que atendam as necessidades do funcionário e seja intuitivo..
Como uma ferramenta de tecnologia pode auxiliar na comunicação da empresa?
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Fuja do whatsapp, hangout, slack. Use plataformas mais seguras e que agrupam todos os meios que a empresa precisa, como envio de áudio, textos e imagens para se comunicar. Assuntos confidenciais precisam ser protegidos e criptografados.
Utilize ferramentas que contenham gestão e push to talk, para proporcionar ligações entre qualquer dispositivo móvel, online ou offline, E melhor, pode usar por meio de aplicativo ou navegadores,.
A tecnologia Push-to-talk utiliza a rede de telefonia móvel para transmitir mensagens de voz, que pode ser sincronizada com redes móveis e rádios comunicadores, além de linkar todos os dispositivos em um só lugar, com gravação e geolocalização.
Acesse a plataforma gratuita do push to talk e faça o teste na prática!
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Fonte: TI Inside