Skip to main content

Por Agatha Ferreira

Através do desuso de telefones fixos e o avanço da tecnologia de vendas de telefones celulares e outros dispositivos, ferramentas como essas estão sendo cada vez mais inseridas no contexto de celulares corporativo a fim de facilitar as operações gerais.

Celulares, por exemplo, eram vistos como objetos pessoais e, hoje podem facilmente ser utilizados por empresas e seus colaboradores. Entretanto é necessário discernimento quanto ao uso para não afetar o foco e a produtividade, além de prudência quanto ao horário de uso.

image

Abaixo veremos o que são celulares corporativos e a evolução no seu uso, destacando como sua empresa pode desfrutar dessa ferramenta, contando com cuidados básicos.

O que são celulares corporativos

É qualquer tipo de aparelho celular disponibilizado pela empresa para uso exclusivamente interno com a finalidade de resolver demandas, tomar decisões, realizar ligações, envio de mensagem de texto entre outros.

O pagamento da conta telefônica é por conta da empresa e, devido a isso, é essencial realizar controle do uso do mesmo e instituir uma política de uso restrita.

A importância do controle na utilização do celular dá-se porque o indivíduo, sem política de uso restrita, pode utilizar outras plataformas que não sejam vinculadas ao trabalho, como redes sociais e conversas com familiares, o que diminuiria a produtividade da equipe.

Também é importante ressaltar que há uma preocupação nacional quanto aos dados sensíveis que podem ser divergentes quanto à nova lei geral de proteção de dados (LGPD), como fundir e compartilhar os dados profissionais utilizados através do dispositivo e dados pessoais. É por isso que fizemos um artigo explicando minuciosamente sobre o que é LGPD e como se manter seguro utilizando ferramentas tecnológicas.

image

Basicamente, todo modelo que há no mercado hoje pode ser utilizado de forma comercial, devido à popularização da mobilidade que fez o Brasil em 2018, alcançar 230 milhões de celulares ativos. Com isso, abriu-se um espaço enorme para o contínuo crescimento e uso de celulares corporativos no país.

Para que pode-se utilizar o celular corporativo

São várias as atividades que o dispositivo corporativo oferece, dentre elas podemos citar:

  • Comunicação corporativa;
  • Negociação com cliente;
  • Time de atendimento;
  • Suporte;
  • Pós-venda;
  • Customer experience;
  • Prestação de serviços;
  • Checklist
  • Ordem de serviço
image

Nota-se então que o dispositivo corporativo oferece uma gama de oportunidades para agregar a dinâmica empresarial, contribuindo positivamente para a comunicação e produtividade.

Mesmo não estando presente fisicamente, gestores agora têm maior possibilidade para estar em contato com os colaboradores e clientes. A mobilidade telefônica torna-se então um divisor de águas na gestão estratégica de empresas e, uma solução tecnológica para o ambiente de trabalho.

Há também outro benefício que é a redução de custos por parte da organização. A partir do uso de dispositivos móveis em massa, há maiores possibilidades de ofertas e descontos por empresas de telefonia móvel.

Além disso, a rapidez em resolver problemas e tomar decisões torna a solução mais simples e ágil, não dependendo de encontrar pessoalmente com gestores a fim de discutir as adversidades.

Na gestão de frotas e segurança privada, o uso de telefones corporativos destaca-se ainda mais, visto que o setor necessita de eficiência na comunicação a fim de evitar casualidades.
Confira aqui o artigo completo sobre gestão de frotas

Conclusão

Os benefícios vistos a partir do uso de celulares corporativos são notórios e efetivos. A gestão do uso de telefones no ambiente empresarial é crucial a fim de obter os resultados desejados e se proteger de ataques cibernéticos.

As empresas podem e devem desfrutar dessa solução tecnológica que permite maior aproximação colaborativa entre funcionários e clientes, tomada de decisões efetivas, redução de custos e melhoria na dinâmica comunicativa entre diferentes equipes e setores.

O uso de celulares corporativos deve estar nas estratégias comerciais de toda instituição, visto que o avanço tecnológico não permite mais o uso de ferramentas obsoletas.

Leave a Reply