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No mercado de logística, é fundamental que haja inovação, porque sem ela os trabalhos de expedição de pedidos, entregas, quantidades e estoque seriam feitos todos manualmente. Além da economia de recursos, a agilidade nos processos e no entendimento das ações são maiores.

A inovação está tão presente, que os clientes compram os produtos que desejam online e esperam no conforto do lar. Mas para que isso aconteça, tem todo o trabalho da logística por trás, que se não for feita com estratégia a entrega atrasa e o cliente sai insatisfeito.

E como a logística é um setor fundamental para as empresas, é preciso manter tudo bem alinhado e  organizado para não cometer erros. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a aprimorar as atividades do dia a dia e também aumentar a produtividade da equipe.

Confira dicas para inovar no mercado de logística

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  1. Faça o controle do estoque

É importante saber quantos itens tem no estoque, quantidade de retirada, número de reposição. Para identificar para onde esses produtos foram, se houve extravio na entrega, se ele ficou ali parado por muito tempo. 

Assim consegue saber quais produtos estão esgotados, podem ser atualizados na plataforma, assim não terá uma compra com pedido não entregue.

Quando tem produtos em excesso no estoque, é preciso pensar em alguma promoção ou custo benefício para oferecer ao cliente, pois mercadoria parada é falta de retorno e assim não entra lucro na empresa.

  1. Faça o processo de logística reversa

É o processo de reciclagem, no qual os consumidores descartam as embalagens já utilizadas, os catadores recolhem os materiais que podem ser reciclados, depois disso é feita a transformação para novos produtos. Assim inicia o processo de industrialização, colocam embalagem e finalizam a produção, depois de pronto vai para um centro de distribuição e por fim passa a ser vendido para os clientes.

Esse processo precisa ser bem estruturado, a logística reversa vale a pena porque é sustentável, não agride o meio ambiente e a empresa economiza dinheiro na produção, pois não precisa arcar com matéria prima.

Isso pode ser feito com embalagens plásticas, metais, papéis, vidros, lixo eletrônico. Precisa ter pontos de coleta e isso ser informado aos consumidores , pois assim também podem levar os produtos por conta própria.

  1. Tenha vários meios de entregas

A logística é basicamente organizar o processo do estoque, o centro de distribuição e as rotas de entregas. Mas seria interessante ter vários pontos de distribuição, pode fazer parceria com empresas desse setor e também do transporte, ofereça a entrega rápida.

Dê a opção de retirada, ofereça valores variados para cada opção, assim o consumidor escolhe o que ele prefere. Imagine que ele more próximo do local e deseja buscar pessoalmente. Veja a possibilidade de ter pontos fixos para retirada da mercadoria.

  1. Invista em prevenção de perdas

São estratégias criadas para prevenir a empresa de ações como roubo, furto interno e externo, extravio, quebra, erros administrativos, falhas do fornecedor. Tudo que influencia na perda de mercadorias e por consequência de dinheiro

Vale investir para ter uma resolução de problemas que antecipa as possíveis falhas e pode evitar, antes que elas aconteçam. Assim evita muita dor de cabeça.

  1. Não se esqueça do atendimento ao cliente


Podem não gostar do produto, então precisa pensar na logística de troca e colocar um prazo para isso ser feito, precisa emitir etiquetas de correios já pagas para realizar esse processo.

Disponibilize formas de pagamentos diferentes, por cartão de crédito, pix, boleto, parcelamento. Pense no frete grátis para valores mínimos, cupom de desconto essas ações induzem a pessoas a adquirir mais produtos pelo simples prazer de não apagar a entrega.

Tenha um canal de comunicação para saber como os produtos chegam até os clientes, se há muitas reclamações de produtos danificados, embalagens amassadas. Isso contribui para melhor no empacotamento e no cuidado com as encomendas. Além de saber como a equipe tem trabalhado.

Agora que já tem essas dicas, que tal colocá-las em prática e ainda utilizar uma ferramenta online, que te ajuda nos processos de gestão da sua empresa?

Com o push to talk você pode acampar a geolocalização das suas rotas, se comunicar por chamada de áudio, ouvir os registros quantas vezes quiser e se comunicar com a equipe mesmo de modo remoto. Quer entender mais? Visite nosso site e confira nossa tecnologia.

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