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Um sistema CFTV (Circuito Fechado de Televisão) para um supermercado opera capturando e gravando imagens de vídeo de várias câmeras colocadas estrategicamente em toda a loja.  Os operadores da central são responsáveis por gerenciar e monitorar as telas de vídeo de cada câmera.

As câmeras desse sistema geralmente são conectadas à central de controle por meio de cabos ou redes sem fio. A central pode consistir em um computador ou uma peça de hardware dedicada especificamente projetada para essa finalidade. O sistema pode ser configurado para gravar imagens continuamente ou pode ser acionado para iniciar a gravação quando ocorrerem determinados eventos, como detecção de movimento ou o acionamento de um alarme.

A principal função de um sistema de detecção de movimento de vídeo (VMD) é aliviar os operadores da central  da dificuldade de monitorar muitas telas que podem não mudar por longos períodos, detectando automaticamente o movimento e alertando o operador quando a atividade é detectada

A filmagem gravada é normalmente armazenada em um disco rígido ou outro dispositivo de armazenamento digital. Dependendo do tamanho do supermercado e da quantidade de tráfego na loja, a quantidade de armazenamento necessária pode ser excessiva . A filmagem pode ser armazenada por um determinado período de tempo, como alguns dias ou uma semana, antes de ser excluída automaticamente para liberar espaço para novas gravações.

A central normalmente é monitorada por seguranças ou outro pessoal autorizado que pode visualizar as imagens ao vivo e gravadas de cada câmera. Em alguns casos, o sistema CFTV pode ser integrado a outros sistemas de segurança, como sistemas de controle de acesso, para fornecer uma solução de segurança abrangente para o supermercado.

O uso de um sistema de câmeras de vigilância deve sempre ser para uma finalidade específica, que é a busca de um objetivo legítimo e necessário para atingir um objetivo identificado. No caso dos supermercados esse objetivo é principalmente evitar furtos,  prejuízos e monitorar o comportamento dos funcionários.

Uma central única de CFTV para supermercados permite o monitoramento de todas as atividades do negócio, independentemente da localização de suas filiais. Isto significa que uma única central de gestão pode supervisionar todas as operações do supermercado através das câmaras de vigilância instaladas dentro e fora da loja. 

Como funciona a comunicação entre a CFTV e os colaboradores?

CFTV

A comunicação entre os funcionários da CFTV e os funcionários do supermercado geralmente ocorre por meio de uma combinação de métodos, dependendo da configuração específica do sistema e das necessidades do supermercado.

Um método comum de comunicação é através da comunicação PTT (Push-to-talk). Isso permite que os funcionários da central se comuniquem com os funcionários do supermercado em tempo real, o que pode ser útil em situações em que é necessária uma ação imediata.

Por exemplo, se um operador de CFTV detecta uma atividade suspeita na tela de uma câmera, ele pode usar um software PTT para alertar um guarda de segurança ou outro funcionário para investigar.

Outro método de comunicação é através de mensagens ou sistemas de alerta. Existem softwares PTT que também possuem recursos que permitem que os operadores da CFTV enviem mensagens ou alertas a funcionários designados do supermercado, como gerentes ou  seguranças. Essas mensagens incluem informações sobre possíveis problemas de segurança ou outros eventos relevantes.

Em alguns casos, os funcionários da CFTV e do supermercado também podem se comunicar pessoalmente. Por exemplo, se um operador da central precisar falar com um funcionário do supermercado sobre um problema de segurança, ele pode sair de sua sala de controle e abordar o funcionário diretamente.

Da mesma forma, se um funcionário do supermercado precisar relatar atividades suspeitas à equipe de CFTV, ele poderá ir até a sala de controle e falar pessoalmente com um operador. Porém diante da comunicação instantânea essa maneira se torna ineficiente e pouco produtiva.

Em geral, a comunicação eficaz entre o CFTV e os funcionários do supermercado é essencial para manter um ambiente seguro e protegido na loja. Ao estabelecer linhas claras de comunicação e utilizar uma variedade de métodos de comunicação, ambas as equipes podem trabalhar juntas para identificar e lidar com possíveis ameaças à segurança.

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