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A segurança da informação, também conhecida como segurança digital, é essencial para proteger os dados e informações da sua empresa e dos seus clientes. Utilizando tecnologia, criptografia e softwares, é possível inibir ataques e invasões nas contas utilizadas.

De acordo com o Relatório de Ameaças da Webroot de 2020, 93,6% dos malwares analisados eram considerados polimórficos. Essa é uma técnica utilizada para modificar os dados de proteção, tornando a rede mais suscetível a invasões e resultando na perda de controle total dos acessos por parte da empresa.

A segurança da informação é uma das maiores preocupações dos gestores, principalmente devido ao crescimento acelerado desse mercado nos últimos anos. Dados de pesquisas sobre cibersegurança revelam:

  • De acordo com um relatório da Gartner, a segurança de dados, ou data security, ultrapassou 170 bilhões de dólares em 2022;
  • Até o final de 2023, as leis de privacidade terão acesso a informações pessoais de 75% da população mundial;
  • As organizações que adotarem uma arquitetura de rede de segurança cibernética até 2024 reduzirão o impacto financeiro das invasões;
  • Cerca de 30% das empresas adotarão os recursos Secure Web Gateway fornecidos pela nuvem do mesmo fornecedor, garantindo segurança em média de 90%;
    .
  • Até 2025, 60% das organizações utilizarão o risco de segurança cibernética como base para negociações com terceiros e compromissos comerciais;
  • O percentual de países que aprovam leis para regulamentar pagamentos de resgate, multas e negociações relacionados a ransomware aumentará para 30%, comparado a menos de 1% em 2021;
  • Cerca de 40% das diretorias terão um comitê de segurança cibernética;
  • Os hackers terão transformado os ambientes virtuais em armas, causando danos humanos.

Confira agora as 5 principais dicas para melhorar a segurança da informação na sua empresa:

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  1. Confidencialidade

Com a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é essencial que as empresas se adequem e aprendam continuamente a cumprir as diretrizes e alinhar seus processos internos às regras. 

Ter páginas que solicitem permissão para apresentar cookies de rastreamento, diretrizes de política e privacidade, além do certificado SSL de site seguro, aumenta a confiança e autenticidade do seu negócio no mundo virtual.

 Isso faz com que os clientes se sintam mais seguros ao compartilhar suas informações e também permite que mecanismos de busca reconheçam e entreguem o site para mais pessoas.

  1. Cumpra passos básicos
  • Aplique políticas de controle de acesso e privacidade em páginas de fácil acesso ao público;
  • Utilize criptografia e softwares de segurança cibernética;
  • Disponibilize a opção de autenticação em dois fatores nos logins;
  • Crie senhas fortes e troque-as a cada 6 meses.
  1. Integridade
  • A conduta da empresa em relação à proteção de dados é fundamental. 
  • As informações devem ser verdadeiras e comprovadas. 
  • Não deixe dados corrompidos em seu site;
  • Faça verificações periódicas nas criptografias e invista em barreiras de proteção para evitar alterações ou exclusões de dados.
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  1. Acessibilidade
  • Disponibilize ferramentas intuitivas e de fácil acesso aos clientes e colaboradores, reduzindo burocracias, mas sem deixar a segurança de lado. 
  • As questões mais técnicas devem ser tratadas por especialistas;
  • Considere ter um especialista em segurança cibernética em sua equipe ou terceirizar esse serviço com softwares especializados;
  • Realize manutenções com mais frequência, tenha um plano de recuperação de desastres, elimine brechas nos sistemas, verifique alterações de dados e reforce as barreiras de segurança.
  1. Rastreabilidade

A rastreabilidade é um sistema de gestão que certifica a autenticidade e veracidade de determinados dados compartilhados na plataforma, como identidade, senhas, assinaturas eletrônicas e solicitação de fotos ou documentos. 

Alguns exemplos de implementação da rastreabilidade incluem: 

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  • Digitar um código enviado por e-mail ou SMS, enviar fotos em diferentes ângulos, reconhecimento de digital ou rosto, envio de documentos ou solicitação de complementação de dados para garantir autenticidade;
  • Para implementar a segurança digital em sua empresa, é necessário desenvolver políticas de privacidade, LGPD e segurança da informação;
  • Quanto mais detalhadas e documentadas forem essas políticas, melhor, pois demonstram o comprometimento da empresa de forma escrita;
  • As políticas devem incluir normas, regras, tratamento de dados e servir como um guia para os envolvidos no cumprimento dessas diretrizes;
  • É importante fornecer treinamento técnico para a equipe de T.I. e treinamento teórico para os demais colaboradores. 

Permita melhorias e verificações por meio do gestor de T.I. para aplicação de novas normas de segurança e atualizações de sistema.

Além disso, mantenha conteúdos de conscientização virtual disponíveis para os colaboradores. Quando todos estiverem alinhados com os processos, os dados da empresa estarão mais protegidos.  

Por fim, considere ampliar a segurança da sua empresa com o push to talk, e teste gratuitamente para ver o aumento da produtividade na prática. 

Para mais informações, leia também nosso artigo sobre a integração da segurança orgânica e a tecnologia para melhorar a proteção da sua empresa.

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