Escrito por Ágatha Ferreira
Tempo de Leitura: 6 minutos
A fim de manter seu espaço dentro do mercado, é fundamental que as empresas e seus colaboradores estejam atentos às tendências de negócio presentes na indústria.
É importante que haja um alinhamento entre todos os setores sobre as principais demandas que estão surgindo, desta forma serão desenvolvidas as habilidades e competências necessárias para alcançar bons resultados.
Abaixo, estão cinco das macrotendências, isto é, uma análise feita de forma ampla sobre quais são as principais expectativas mercadológicas.
Sumário
5 macrotendências de mercado
5g
Após leilão realizado em 4 de novembro, pela Agência Nacional de Telecomunicações, ANATEL, sendo a maior oferta de espectro da corporação, a oferta dessa tecnologia garante uma transformação nacional. A implementação da rede 5G promete agilidade e capacidade para maior conexão com outros dispositivos, isto é, será possível conectar mais de 200 dispositivos a uma só antena de transmissão.
Além disso, há a aplicação do conceito de baixa latência que permitirá maior rapidez na resposta da rede, permitindo operar máquinas e veículos autônomos. Isso permitirá os negócios que cheguem mais rápido aos seus clientes e modernizem a capacidade de realização de tarefas. Confira aqui
Home Office
Não é novidade que desde o início da crise sanitária, diversas empresas adotaram o sistema home-office para a realização das tarefas. Desde então, devido a grande adaptação por parte dos funcionários, o modelo tem se instaurado de forma permanente.
Uma das consequências da pandemia foi trazer uma maior atenção para questões pessoais, como saúde, autocuidado e bem-estar. Por conta disso, o modelo home office tem sido acolhido por grande parte da população, por proporcionar produtividade com cuidado pessoal. Confira aqui
Startups
Startups são modelos empresariais que estão em fase inicial de desenvolvimento porém com grande potencial de consolidação. De forma geral, utilizam a tecnologia como base do negócio, podendo atuar em qualquer área ou nicho.
A possibilidade de trabalhar com escalabilidade é uma das bases desse negócio, é necessário intentar um potencial de escala a fim de atingir grandes resultados. O mercado, hoje, está bastante propício a ideias inovadoras capazes de monetização.
Automação de processos
O uso da tecnologia está cada vez mais presente na gestão empresarial. Hoje, para acompanhar as tendências mercadológicas e permanecer nesse cenário, é necessário ter a tecnologia como aliada em todos os processos.
O uso de aplicativos, por exemplo, é um mercado que vem crescendo exponencialmente e movimentou aproximadamente US $6,3 trilhões de dólares no último ano. A automação dos processos, como o uso de softwares já é uma realidade, assim como a adoção de e-commerce para realização de vendas.
Segurança de dados
Como consequência do grande uso de recursos tecnológicos, a preocupação com a segurança dos usuários e dos dados obtidos é primordial. Em setembro de 2020 foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados e sua aplicação vem se intensificando nos últimos meses. Visando garantir principalmente a privacidade de dados pessoais (como CPF, RG e endereço) e dados sensíveis (convicções políticas e filosóficas, religião, biometria).
Conclusão
Atualmente, são as grandes empresas responsáveis por implementar tais tendências, o que não anula a importância de pequenos negócios também estarem atentos às questões.
Todas as demandas mencionadas perpassam pela presença da tecnologia, o que evidencia a necessidade de adaptação à mesma. As empresas que escolherem não adotar recursos tecnológicos em seus processos estão caminhando para o fracasso.
Sendo assim, para manter-se no mercado de trabalho e atingir bons resultados é necessário um conhecimento macro a fim de analisar quais são as necessidades e demandas daquele setor e quais estratégias serão aplicadas.