Deskless workforce é o que chamamos de trabalhadores sem mesa, que atuam na área externa da empresa ou estão em contínuo movimento dentro dela, não costumam ficar parados em frente a computadores.
Esse modelo de trabalho não foi adaptado ao estilo home office, esta modalidade que foi muito utilizada na pandemia e no período posterior a ela, diversas empresas adaptaram a era digital ao seu funcionamento e reduziram a presença dos colaboradores em escritórios.
Isso porque não utilizam uma mesa de trabalho em seu cotidiano, o que dificulta essa possibilidade de inclusão do trabalho remoto.
A deskless workforce estava presente em áreas que precisavam atuar ativamente na pandemia, pois se enquadram em serviços essenciais, são profissionais de grande circulação e demanda.
Segmentos de deskless workface
Automaticamente lembramos de farmácias, supermercados e hospitais quando se trata de serviços essenciais, acontece que a lista é bastante extensa. E apesar disso, nem todos os colaboradores sem mesa de trabalho fazem parte desse grupo.
Por isso separamos os principais segmentos que atuam com deskless workforce:
- Agricultura: atuação no campo e fazendas.
- Indústria: fábricas e produções;
- Varejo: mercados, lojas e shoppings;
- Serviços na área da saúde: ambulâncias, postos de saúde e hospitais;
- Restaurantes: locais para a alimentação ou degustação;
- Hotelarias (turismo): hospedagens, viagens, guias turísticos;
- Educação: salas de aula, aulas particulares, aulas em escolas diferentes;
- Construção civil: construtoras, saneamento, gerência de projetos locais;
- Logística: armazenamentos, embalagens, estoque;
- Transportadora: entregas ou retiradas de mercadorias.
E como todos os meios de trabalho, o deskless workforce precisa otimizar as suas demandas e aumentar a produtividade, além de realizar um controle das atividades diárias.
E para que isso seja possível, esses segmentos precisam se tornar grandes aliados da tecnologia, mesmo não se adequando aos padrões de home office ou híbrido, a comunicação digital precisa estar presente para entregar agilidade aos processos.
Por esse motivo, utilizar uma comunicação direta com o colaborador por meio de rádio e uma tecnologia push to talk, contribui para o desenvolvimento interno e agilidade dos processos externos desses segmentos.
Qual tecnologia utilizar no deskless workforce?
A push to talk over celular (PoC) é a mais recomendada por transformar celulares em rádio comunicadores, como walkie talkies, podendo realizar chamadas a longas distâncias, de maneira privada ou em grupo com o time, em tempo real.
Além de manter contato, os gestores podem realizar controle e monitoramento por meio de plataformas de geolocalização. Todas as chamadas são gravadas e podem ser escutadas posteriormente se for necessário, é o que chamamos de replay de chamadas.
Para manter a gestão de equipes sem mesa de trabalho, é preciso seguir o mesmo ritmo que eles, e a tecnologia push to talk cumpre esse papel, por ter uma gestão e comunicação remota em tempo real.
Por ser digital não é necessário realizar constantes manutenção físicas, tudo acontece na ‘nuvem’, fator que também permite uma implementação rápida e intuitiva. Sendo uma ferramenta virtual de acesso e armazenamento de dados.
Temos essa ferramenta na BiPTT, na qual poderá testar por 7 dias, a nossa comunicação ágil através do PoC e ver na prática as melhorias na rotina de seus colaboradores.
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