Pular para o conteúdo principal

Deskless workforce é o que chamamos de trabalhadores sem mesa, que atuam na área externa da empresa ou estão em contínuo movimento dentro dela, não costumam ficar parados em frente a computadores.

Esse modelo de trabalho não foi adaptado ao estilo home office, esta modalidade que foi muito utilizada na pandemia e no período posterior a ela, diversas empresas adaptaram a era digital ao seu funcionamento e reduziram a presença dos colaboradores em escritórios.

Isso porque não utilizam uma mesa de trabalho em seu cotidiano, o que dificulta essa possibilidade de inclusão do trabalho remoto.

A deskless workforce estava presente em áreas que precisavam atuar ativamente na pandemia, pois se enquadram em serviços essenciais, são profissionais de grande circulação e demanda.

Segmentos de deskless workface


Automaticamente lembramos de farmácias, supermercados e hospitais quando se trata de serviços essenciais, acontece que a lista é bastante extensa. E apesar disso, nem todos os colaboradores sem mesa de trabalho fazem parte desse grupo.

Por isso separamos os principais segmentos que atuam com deskless workforce:

  • Agricultura: atuação no campo e fazendas.
  • Indústria: fábricas e produções;
  • Varejo: mercados, lojas e shoppings;
  • Serviços na área da saúde: ambulâncias, postos de saúde e hospitais;
  • Restaurantes: locais para a alimentação ou degustação;
  • Hotelarias (turismo): hospedagens, viagens, guias turísticos;
  • Educação: salas de aula, aulas particulares, aulas em escolas diferentes;
  • Construção civil: construtoras, saneamento, gerência de projetos locais;
  • Logística: armazenamentos, embalagens, estoque;
  • Transportadora: entregas ou retiradas de mercadorias.

E como todos os meios de trabalho, o deskless workforce precisa otimizar as suas demandas e aumentar a produtividade, além de realizar um controle das atividades diárias.

E para que isso seja possível, esses segmentos precisam se tornar grandes aliados da tecnologia, mesmo não se adequando aos padrões de home office ou híbrido, a comunicação digital precisa estar presente para entregar agilidade aos processos.

Por esse motivo, utilizar uma comunicação direta com o colaborador por meio de rádio e uma tecnologia push to talk, contribui para o desenvolvimento interno e agilidade dos processos externos desses segmentos.

Qual tecnologia utilizar no deskless workforce?

A push to talk over celular (PoC) é a mais recomendada por transformar celulares em rádio comunicadores, como walkie talkies, podendo realizar chamadas a longas distâncias, de maneira privada ou em grupo com o time, em tempo real.

Além de manter contato, os gestores podem realizar controle e monitoramento por meio de plataformas de geolocalização. Todas as chamadas são gravadas e podem ser escutadas posteriormente se for necessário, é o que chamamos de replay de chamadas.

Para manter a gestão de equipes sem mesa de trabalho, é preciso seguir o mesmo ritmo que eles, e a tecnologia push to talk cumpre esse papel, por ter uma gestão e comunicação remota em tempo real.

Por ser digital não é necessário realizar constantes manutenção físicas, tudo acontece na ‘nuvem’, fator que também permite uma implementação rápida e intuitiva. Sendo uma ferramenta virtual de acesso e armazenamento de dados.

Temos essa ferramenta na BiPTT, na qual poderá testar por 7 dias, a nossa comunicação ágil através do PoC e ver na prática as melhorias na rotina de seus colaboradores.

Agende a sua demonstração gratuita e saiba mais sobre essa tecnologia

Deixe uma Resposta