Sabemos que manter uma equipe feliz e engajada é essencial para o sucesso das vendas em seu negócio. Entretanto, nem sempre é uma tarefa fácil. Foi por isso que separamos 7 dicas para te guiar em como motivar seus colaboradores na linha de frente.
Sumário
Ofereça responsabilidades ampliada a seus colaboradores
Todo funcionário, em um determinado momento dentro da instituição, deseja um certo tipo de poder e maiores responsabilidades. Esse senso de autonomia será essencial para melhor e maior capacitação, aumentando a produtividade de toda a equipe.
Adquira o hábito de prover feedback e implementar mudanças
Ouvir o que seus funcionários têm a dizer é a peça chave no que diz a respeito ao sucesso de seu negócio.
Quem está na linha da frente está em contato direto, todos os dias, com os clientes. São esses funcionários que interagem e sabem do que eles precisam.
Por isso, ouvi-los e oferecer propostas de inovação, de mudança tem o potencial de não só melhorar suas vendas como também aumentar a confiança entre seus funcionários.
Encoraje o reconhecimento
Todos nós gostamos de ser reconhecidos, correto? No varejo não seria diferente. Ao reconhecer o esforço das realizações diárias, semanais e até mensais, a sua equipe se sentirá motivada a alcançar ainda mais.
Um ponto importante nesse processo é alertar toda a sua equipe quando uma meta individual for atingida, promovendo assim reconhecimento daquele funcionário e inspirando a competição diária saudável.
A fim de garantir a motivação de todos, ofereça recompensas e prêmios por desempenho excepcional.
Incentive o desenvolvimento de carreiras
Trabalhar em qualquer lugar no qual não se enxerga a chance de crescimento, nunca será o cenário ideal. Mostre suporte a seus funcionários a partir de um plano de crescimento dentro da organização.
Você sabia que os trabalhadores da linha de frente são os mais propensos a permanecer na instituição quando lhes são oferecidas oportunidades?
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Atualize seus funcionários a todo instante
Uma das maiores frustrações em uma equipe varejista, é a falta de comunicação efetiva. Dentro do varejo é fundamental que todos estejam a par das promoções, mudanças de preço e programação semanal.
Dessa vez, os quadros de avisos não serão suficientes, será necessário o uso de tecnologia para garantir que os funcionários estejam bem informados.
Invista em soluções tecnológicas para manter sua equipe bem informada e preparada.
Amplie o conhecimento de seus colaboradores
Muitas vezes clientes chegam com perguntas que no momento não podem ser respondidas, fazendo com que o funcionário deixe o cliente sozinho esperando para buscar alguém que saiba a resposta.
A fim de evitar situações como essas, que são frustrantes tanto para o cliente quanto para o funcionário, é viável que a instituição constantemente ofereça ferramentas de expansão de conhecimento.
Prepare seu funcionário para que ele se sinta confiante e engajado na sua função.
Otimize sistemas para aliviar cargas de trabalho
A carga de trabalho não deve ir além do que o necessário para se completar a demanda. É por isso que trabalhar de forma inteligente é mais importante que o tempo em que a tarefa foi realizada.
Sendo assim, trabalhe com possibilidades que as operações em seu negócio sejam efetuadas com maior eficiência. A adoção, por exemplo, de plataformas tecnológicas cumprem esse papel com sucesso.
Sua equipe de frente, ao trabalhar com processos mais gerenciáveis, terá mais disposição e motivação para lidar com outras operações críticas na loja.
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