A comunicação interna é muito importante dentro de uma empresa, pois através dos diálogos profissionais a equipe se ajuda, se torna mais produtiva e consegue resolver problemas com mais agilidade.
Também faz parte da dinâmica de integração de time, que recebe novos colaboradores com mais precisão e foco em passar as atividades práticas, além de exaltar a cultura organizacional que precisa optar pela escuta acolhedora, proporcionar um ambiente seguro e troca de feedbacks.
A comunicação interna no meio digital, era feita através de intranets e redes alternativas que gerassem mais interação entre os colaboradores. Mas quando se trata do presencial ou quando um integrante está mais distante do setor, é mais opcional usar a tecnologia para manter contato, seja por ligação, mensagem de voz ou chamada de vídeo.
Mas para conseguir melhorar a sua comunicação interna, trouxemos algumas dicas, que envolvem o clima organizacional e a aplicação da tecnologia no cotidiano da equipe. Confira!
4 dicas para melhorar a comunicação interna
O primeiro passo é sempre pensar na humanizado e em como ter um ambiente de trabalho saudável, em que se sinta motivado, valorizado e por consequência apresentar proatividade e aumento da produção.
- Ter transparência e objetividade
Vale considerar que os colaboradores precisam ter ciência dos acontecimentos, sejam eles problemas ou resultados positivos, deixar a comunicação interna mais clara e coesa, facilitar no entendimento e direcionar um foco na rotina.
- Diálogo entre níveis hierárquicos diferentes
Os líderes e liderados precisam trocar informações e conhecimentos entre eles, pois essa conectividade entre pessoas, proporciona que o companheiros, sendo de ajuda e trabalhos em equipe aconteçam de maneira natural e espontânea.
- Valorização da opinião do seu colaborador
Faça pesquisa de clima organizacional, a sugestão é que seja anônima, para identificar reclamações similares, ideias em conjunto ou até mesmo feedbacks construtivos que somem com os valores da empresa. E caso essas respostas sejam atendidas de alguma maneira, o colaborador se sentirá ouvido e valorizado.
- Utilize a tecnologia
A comunicação interna precisa da aplicação de novas tecnologias para se adaptar aos novos cenários do mercado, principalmente quando a empresa possui colaboradores que atuam no deslocamento em sua função de trabalho. E para manter essa gestão ativa e disponível, plataformas de contato corporativo são as melhores opções.
E para conseguir unir a tecnologia com a comunicação interna, recomendamos a utilização do push to talk, que transforma o seu celular corporativo em um rádio comunicador, com gravação de chamadas, geolocalização e controle da gestão de equipe.