O objetivo de todas as empresas é de encontrar estratégias que contribuam para o aumento da produtividade dos seus colaboradores. Afinal, quanto mais produtiva uma equipe for, mais entrega a empresa terá. Mas para garantir a autonomia, qualidade e boa performance é preciso seguir algumas dicas.
Seja na produtividade do escritório, em home office ou no modelo que mais se adeque ao seu setor, o rendimento eficiente sempre estará presente nas metas da empresa, atendimento ao cliente, execução de tarefas, resolução de problemas, liderança, tomadas de decisões.
Todas essas ações contribuem para entregas ágeis e equipes mais autônomas. Continue a leitura que vamos indicar como pode aplicar essas dicas na prática.
Saiba quais estratégias podem contribuir na produtividade da equipe
- Faça planejamentos
O princípio da estratégia é o planejamento, é o segredo para as tarefas serem bem definidas aos colaboradores como: o prazo de entrega, os principais objetivos, a importância de cada função e principalmente, se algo sair dos eixos é mais fácil de reorganizar.
Isso também facilita no processo de autonomia, onde cada colaborador já sabe exatamente o que precisa ser feito. Assim o fluxo de tarefas acontece de maneira contínua e não fica dependente de um líder o tempo todo.
- Plano de carreira
Ofereça plano de carreira para o seu time, essa opção faz os olhos da equipe brilharem mais, porque o colaborador se vê na organização daqui a alguns anos. Reduz os números de desligamentos e retêm talentos que podem se desenvolver e se tornar excelentes profissionais que visam ocupar cargos superiores.
Para essa definição é importante conversar com o colaborador, sobre quais são as tuas pretensões, quais cargos gostaria de ocupar e dar um direcionamento de como ele pode alcançar essa realização.
- Disponibilize treinamentos
Uma equipe só se empenha quando percebe que tem capacidade de ir além, os treinamentos contribuem na profissionalização e desenvolvimento de novas habilidades. Os colaboradores podem se tornar melhores quando aprendem algo novo, já que o conhecimento é a força motriz para crescer na empresa e também dentro do próprio setor.
É relevante que sejam treinamentos ou cursos, que incentivem o desenvolvimento dentro da área empregada, mas que também não se limite apenas a uma função. Podem ser oferecidos também cursos de finanças pessoais, idiomas e outros aspectos que os tornem bons profissionais.
- Benefícios
Oferecer benefícios já é um ponto muito positivo para a empresa “fidelizar” o seu colaborador, já existem no mercado cartões de crédito pré-pago que oferecem descontos em produtos, além do valor que pode ser definido para mobilidade, ajuda de custo, alimentação ou como valor livre para o colaborador usar como quiser.
Os benefícios promovem bem-estar e mais qualidade de vida, pode ser um plano de saúde, auxílio psicológico. Existem diversos modelos que os seus colaboradores podem usufruir, o mais comum é o vale alimentação ou refeição utilizados na hora do almoço ou em mercados.
- Dinâmicas
Realizar dinâmicas aumenta o senso de equipe e empatia dos colaboradores, pois promovem momentos de descontração e não só de trabalho. Assim todos podem se divertir e se conhecer melhor.
Também são positivas para o raciocínio lógico, convivência do dia a dia e para propor novos desafios de uma maneira mais leve.
- Feedbacks
Os feedbacks são importantes para dar um retorno sobre o desempenho e comportamento do colaborador, para ele saber o que a empresa espera dele e se ele alcançou essa expectativa. Além de saber sobre como a equipe se enxerga dentro da empresa também.
Para a organização saber o que a equipe tem achado dos processos, é importante realizar uma pesquisa de clima organizacional, de preferência anônima, para que nenhum colaborador se sinta acuado ao responder.
Já aplicou essas dicas na sua empresa?
Comente se esses processos deram certo ou se buscaram maneiras de adaptá-los.
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