Pular para o conteúdo principal

Em um Shopping Center circula um fluxo médio de 50 mil pessoas por dia, o que torna extremamente importante manter um excelente padrão de segurança.

De acordo com dados da ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings Centers), o Brasil hoje tem 628 shoppings centers, totalizando cerca de 17,5  milhões de área bruta locável por m², 3051 salas de cinema, mais de 1 milhão de vagas de estacionamento e cerca de 115 mil lojas. São mais de R$191 bilhões de faturamento (dados do ano de 2021) e mais de 1 milhão de empregos diretos.

Um Shopping é privado, porém de utilização pública e tem uma média de 443 milhões de visitantes ao mês (outro dado da Abrasce), contando com protocolos específicos para sua operação.

É importante entender como manter a segurança das pessoas e dos bens nesse ambiente onde circulam milhares de pessoas por dia.

A comunicação é uma forma bastante efetiva de garantir que essas operações de segurança sejam eficientes. Nesse artigo vamos entender como isso ocorre.

Entenda como transformar essas operações de segurança através da comunicação

Nelson Junior, gestor de segurança do Shopping Eldorado, Bruno Becker, gestor de segurança do Grupo Iguatemi, e Cláudio Cecílio, gestor de segurança de um grande shopping de São Paulo, expuseram em conversa durante uma recente edição do Security Talks que para garantir a segurança do público nesses ambientes, realizar a gestão e monitoramento e garantir a melhor experiência aos consumidores é necessário unir os recursos humanos e os recursos tecnológicos.

“Hoje não tem como falar em segurança no segmento de shoppings sem falar em tecnologia”, destacou Nelson Junior. Ele lembrou ainda da situação inimaginável que todos os gestores de segurança viveram em março de 2020, quando todos os todos os shoppings do Brasil tiveram que fechar e rever seus protocolos de segurança. “O risco da segurança aumentou bastante com a pandemia, e o trabalho também. Cada gestor teve que refazer seu plano de segurança, mantendo a qualidade e reduzindo custos. Isso exigiu muita capacidade de adaptação”, ressaltou Nelson.

É necessário que as pessoas que frequentam os Shoppings se sentem seguras dentro deles, “Para que os consumidores se sintam assim, são necessários investimentos contínuos na infraestrutura e na segurança. O nosso shopping, por exemplo, criou um departamento de inovação durante a pandemia”, finalizou Junior.

Em Shoppings Centers, é bem comum a utilização de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) para auxiliar no monitoramento da segurança, aliás essa forma de monitoramento é utilizada em muitas áreas do varejo, como em supermercados, pois ajuda a evitar furtos e prejuízos.

Uma das grandes questões que preocupa o empreendedor de qualquer ramo do varejo é a perda. Quanto mais bem administrado, melhor o resultado final do negócio.

A maioria dos Shoppings ficam em centros urbanos e as estatísticas mostram que nos centros urbanos existe uma tendência de aumento no número de registros de crimes.

Segundo as últimas estatísticas conhecidas, até 2017 a cada 40 horas uma ocorrência era registrada no Rio de Janeiro. Já em São Paulo, as estatísticas apontam para os estacionamentos como os locais em Shoppings mais expostos a roubos e furtos.

Gerir a segurança é fundamental para o sucesso do empreendimento, já que influencia na confiabilidade dos consumidores e lojistas.

Os últimos levantamentos realizados pelo comércio varejista brasileiro apontam prejuízo de cerca de 2,25% do faturamento líquido dos estabelecimentos, contabilizando perdas de mais de 1 bilhão de reais. Todas essas perdas no comércio são associadas a roubos e furtos. Os dados fazem parte de estudo do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), em 201

Nesse momento crítico de vigilância a comunicação entre os vigilantes e entre os mesmos e a CFTV precisa ser rápida e eficaz, sem falhas ou ruídos, o que está sendo dito precisa estar claro para que a operação seja feita da maneira correta e para que não haja enganos.

Um erro pode significar grandes perdas para o estabelecimento ou até mesmo processos judiciais, é imprescindível que tudo seja feito de maneira correta e ágil.

Como os softwares podem ajudar?

Muitas inovações tecnológicas já têm contribuído para a segurança em ambientes como esse e têm auxiliado a evitar episódios de assaltos, por exemplo,e, consequentemente, a melhorar a experiência dos consumidores. De modo geral, sistemas de monitoramento com inteligência artificial permitem a automação de tarefas, economizando esforço e tempo das equipes de trabalho, além de otimizar os processos.

Os softwares de comunicação PTT (push-to-talk) têm um papel fundamental nesse contexto, através dela os operadores de CFTV podem entrar em contato de forma instantânea com o profissional que está na linha de frente do estabelecimento, e com isso, podendo evitar grandes prejuízos.

Tendo isso tudo em vista, seria interessante você conhecer o BiPTT, um software de comunicação PTT (push to talk) que foi criado com o objetivo de aumentar a produtividade do time de linha de frente através da colaboração em tempo real.

Se quiser entender melhor as funcionalidades da plataforma e como ela pode transformar as operações da sua equipe de segurança visite o nosso site.

Deixe uma Resposta