Atendimento Pré-Hospitalar ou APH, se refere ao atendimento realizado fora do ambiente hospitalar, em geral em regime de urgência. No caso de pacientes graves, este atendimento pode ser o diferencial entre a vida e a morte. De acordo com o SIBEM (Sistema Integrado Brasileito de Emergências Médicas).
As empresas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) oferecem serviços médicos assistenciais de urgência e emergência, que consistem em uma equipe médica capacitada ir até o local em que a vítima se encontra, feito mediante ligação para a Central de Atendimento.
Há um sistema fixo de triagem e controle onde é feita a análise inicial do caso e é indicado o tipo de equipe que será deslocada para o atendimento (básica ou avançada). Há unidades móveis que se deslocam até a área de socorro e prestam a assistência, cuja complexidade depende da triagem realizada e do material e da equipe disponíveis.
Além de fornecer um sistema de transporte, o APH permite o primeiro atendimento no local onde o problema se desencadeia, antes de o paciente ser levado a um serviço médico. Trata-se de uma abordagem multidisciplinar, pois envolve a ativação pública do sistema através do 192, onde um médico regulador irá acionar ambulâncias com equipes básicas ou avançadas, que podem estar ligados a outros serviços de referência como hospitais, bombeiros, defesa civil, transporte aéreo, equipes terrestres de salvamento, entre outros.
A qualidade do APH é essencial para aumentar as chances de sobrevivência do paciente, destacando a importância de profissionais de alta qualidade e a necessidade de as empresas governamentais e privadas assumirem a responsabilidade por esse serviço.
Sumário
Empresas de APH
Para além do SUS e demais entidades ligadas à Saúde Pública, o APH no Brasil se desenvolveu ainda mais com a entrada de empresas no segmento, principalmente a partir dos anos 90.
Mas o serviço destas empresas não se restringe aos atendimentos de urgência e emergência 24h realizado por ambulâncias, atuam também em:
– Atendimento a Pessoa Física em domicílio;
– Atendimento a Pessoa Jurídica, em cobertura aos colaboradores;
– Remoções Suporte Básico, Avançado e Neonatal;
– Medicina e Segurança do Trabalho;
– Cobertura de Eventos Sociais e Esportivos;
– Área protegida, em cobertura às pessoas presentes dentro de um determinado local;
– Gestão ambulatorial dentro de empresas.
Essas empresas precisam seguir algumas Leis estabelecidas pelo COFEN (Conselho Federal de Enfermagem).
Legislação
A mais recente é a RESOLUÇÃO COFEN Nº 713/2022.
A RESOLUÇÃO COFEN Nº 713/2022 tem como objetivo atualizar a norma de atuação dos profissionais de enfermagem no Atendimento Pré-hospitalar (APH) móvel Terrestre e Aquaviário, quer seja na assistência direta, no gerenciamento e/ou na Central de Regulação das Urgências (CRU), em serviços públicos e privados, civis e militares.
Entre seu anexo podemos destacar um:
No anexo número 8 “REQUISITOS INDISPENSÁVEIS PARA A ATIVIDADE DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR” diz:
“Letra B. Gravação da comunicação com a Central de Regulação das Urgências”
“No âmbito dos serviços públicos ou privados, é condição fundamental garantir a vinculação das equipes a uma CRU. Os serviços devem garantir condições técnicas apropriadas para que o atendimento seja transmitido, gravado, armazenado e descrito na ficha de atendimento nos serviços de urgência e emergência, assegurando ainda o cumprimento integral à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O registro de todo o processo de acolhimento da solicitação, tomada de decisão e orientações repassadas aos profissionais, incluindo a prescrição medicamentosa, devem ser mantidos sob guarda e arquivo do gestor do serviço, conforme a legislação vigente.”
Resumidamente, ele diz que as empresas de APH precisam gravar toda a troca de comunicação entre os seus funcionários, desde que cumpram a Lei Geral de Proteção de Dados, todo histórico de conversas precisa ficar registrado.
Descubra como manter a sua empresa dentro da lei
Atualmente existem algumas tecnologias disponíveis no mercado que facilitarão o cumprimento desta lei.
As tecnologias surgiram para aumentar a produtividade das empresas facilitando tarefas que sem elas seriam muito mais complexas e demoradas.
Há alguns softwares (aplicativos que você acessa no seu computador, celular ou tablet) que executam facilmente a missão exigida por essa lei.
No segmento de emergências médicas é de extrema importância que haja uma comunicação rápida e sem falhas entre os funcionários, afinal, vidas estão em jogo.
Tendo isso em vista, a melhor opção são os softwares de comunicação em tempo real, comunicação PTT (Push To Talk), eles permitem que a troca de informações entre a equipe seja instantânea e segura, além disso esses softwares possuem outras funcionalidades como a gravação do histórico das chamadas.
O BiPTT, é um software que foi criado com esse objetivo, otimizar tarefas e aprimorar a comunicação entre equipes de linha de frente, é uma plataforma de comunicação PTT que possui diversas outras funcionalidades que facilitarão o dia a dia da sua equipe, além de cumprir com a LGPD.
Você pode ver, por exemplo, como transformamos as operações da Ecco Salva, empresa de atendimentos médicos de urgência por meio de UTIs móveis
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