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Um sistema de irrigação é um método ou infraestrutura projetada para fornecer água às culturas ou plantas, a fim de auxiliar no seu crescimento. Isto é particularmente importante em áreas onde a precipitação natural é insuficiente para satisfazer as necessidades hídricas das plantas. 

A irrigação ajuda a manter ou aumentar a produtividade agrícola, garantindo que as culturas recebam um abastecimento de água adequado e oportuno.

Continue lendo este artigo para  entender qual é a ligação entre um sistema de irrigação e a comunicação interna de uma empresa.

“Sistema de irrigação” e comunicação interna

E o que tem haver um sistema de irrigação com a comunicação interna de uma empresa?

De acordo com o blog endomarketing.tv, se trata de um analogia:

  • A água seria equivalente às informações importantes que a empresa quer transmitir a seus colaboradores.
  • As equipes de comunicação interna das empresas têm o mesmo papel dos motores que bombeiam a água para os canos.
  • A tubulação do sistema de irrigação são os canais de comunicação disponíveis para entregar as informações.
  • Finalmente, e aproveitando a oportunidade para parafrasear um clássico da internet, “a plantação somos nozes”, ou seja, os colaboradores.

Assim como acontece com a água em um sistema de irrigação, a distribuição de informações importantes dentro de uma corporação tendem a ser menos efetivas a medida que vamos descendo na pirâmide hierárquica de cargos.

Quanto mais longe o colaborador estiver da fonte da informação (diretoria da empresa), menor é a chance dele receber esta informação.

Esta conclusão foi baseada nos resultados de uma pesquisa realizada pela DecisionWise sobre engajamento dentro das empresas, que realizou um questionário online e obteve a resposta de milhões de colaboradores.

Nesta pesquisa, uma das perguntas era se a quantidade de informações essenciais dispostas aos colaboradores eram apropriadas. Neste caso, informações essenciais podem ser, por exemplo, indicadores da empresa, plano de carreira, regras da empresa, novas políticas, requerimentos dos clientes e assim por diante. 

A grande maioria dos executivos de alto nível disseram que a quantidade de informações recebidas eram apropriadas, o que já era esperado tendo em vista que eles estão próximos das fontes de informações (e talvez sejam a própria fonte).

No entanto, conforme descemos na pirâmide, quase um quarto dos gerentes e coordenadores julgaram que não recebem informações essenciais suficientes. Este número é ainda mais preocupante quando estamos falando dos colaboradores, onde quase um terço não sentem que recebem as informações que precisam para serem bem sucedidos em suas funções.

Como identificar se a informação está “irrigando” todos os colaboradores?

É necessário observar se existem barreiras entre a comunicação dos colaboradores, barreiras essas que podem ser:

Estruturais: distância física, burocracias organizacionais, falta de canais de comunicação, etc.

Tecnológicas: as ferramentas tecnológicas de comunicação são aliadas para distribuir as informações, mas podem se tornar barreiras.

Humanas: líderes não repassam as informações, pouco apoio da diretoria, etc.

O que fazer para alcançar a todos?

Assim como a água é essencial para o florescimento da plantação, certas informações são imprescindíveis para o crescimento profissional dos colaboradores e, consequentemente, da empresa.

A organização deve investir na “tubulação” da companhia, ou seja, disponibilizar vários canais de comunicação diferentes para obter uma rede capilarizada de distribuição de informações, alcançando até o mais distante dos colaboradores e de várias maneiras possíveis.

Também é necessário lembrar que só por que a “água” está lá, não significa que o colaborador irá acessá-la, e é justamente este aspecto que pode tornar a tecnologia uma barreira para a comunicação interna. Quantas informações importantes estão dispostas na intranet da companhia, ou em e-mails antigos, e que raramente são lidas?

As equipes de comunicação interna das empresas, com o suporte da diretoria, devem “bombear” as informações com força suficiente para que elas cheguem a todos os colaboradores.

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  • Gerenciamento dos Usuários e Canais;  
  • Configurações de atalho para botão físico;  
  • Chamadas Offline;
  • Plataforma de Gestão Centralizada;  
  • Dashboard de Usabilidade; 
  • Geolocalização de usuários em tempo real;  
  • Histórico de Comunicação; 
  • Download de Gravações das Chamadas;  
  • Relatório de Itinerário dos usuários; 
  • Restrição de Chamadas entre usuários;  
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