Tecnologia na gestão de equipe externas, 3 vantagens

Ágatha Ferreira
2 de Dezembro de 2021
Tempo de Leitura: 5 minutos
Ao contrário do que se pensa, o trabalho desenvolvido em um ambiente externo pode ser considerado mais desafiador que aqueles executados internamente. Na avaliação da economista Fernanda De Negri, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a baixa produtividade é um problema que afeta todos os setores da economia brasileira, sendo a baixa, um reflexo do fraco investimento em ciência e tecnologia, fator que impede a expansão dos negócios. O uso de aplicativos para gestão de equipe é peça fundamental para otimização dos serviços prestados por qualquer segmento corporativo.
image
Uma das maiores dificuldades na gestão de equipes externas é o distanciamento entre o gestor e sua equipe. A distância pode acarretar em uma comunicação não eficiente, com ruídos e lenta; permitindo que falhas sejam mais passíveis de acontecer, dificultando a execução de tarefas. Como não há a possibilidade de apurar os erros e intervir presencialmente em tempo real, a orientação do trabalho torna-se falha.
Devido a isso, o uso de tecnologias que ofereçam soluções práticas e exclusivas são de extrema importância para as empresas e suas equipes. Plataformas onlines que oferecem ferramentas de comunicação instantânea e monitoramento de informações são uma excelente alternativa para amenizar e solucionar esses problemas e, consequentemente, otimizar a performance corporativa interna e externa.
Nos últimos 5 anos, viu-se um cenário de modernização que levou à expansão do mercado de smartphones. Características como: telas maiores, maior resistência, baterias modernas e duradouras são fatores evolutivos notados durante esse tempo. Também notou-se uma grande melhora nos processadores, que em alguns casos, se mostraram mais rápidos e eficientes que outros aparelhos como tablets e computadores.
O armazenamento também evoluiu, com capacidade ampliada, o desenvolvimento e execução de diferentes aplicativos fez-se real. Como consequência desses avanços, a equipe externa pode usufruir de tal modernização a fim de aumentar o desempenho em campo.
image
De acordo com um estudo realizado pelo Pew Research Center, instituto norte-americano que analisa questões, atitudes e novas tendências nos Estados Unidos, revelou um dado interessante que contempla a perspectiva da importância da tecnologia na gestão de equipes externas. O mercado de aplicativos, também conhecido como indústria dos apps, deve movimentar aproximadamente US$ 6,3 trilhões de dólares até o final de 2021.
Além disso, um dos países que apresenta maior consumo na indústria é a Indonésia, seguido do Brasil. Tal conhecimento revela que a tecnologia em aplicativos é uma ferramenta extremamente necessária dentro das empresas que almejam maior presença de mercado e completa otimização na prestação de serviços
Abaixo, três vantagens que plataformas onlines podem oferecer na gestão de equipes externas:
  • Comunicação instantânea: Como grande parte da realização de tarefas tem como base a comunicação eficiente entre colaboradores e gestores, comunicar-se de forma instantânea é essencial para o fluxo corporativo. O uso de aplicativos permite que isso ocorra facilmente, ao alcance das mãos através de um dispositivo móvel acessível a todos.

  • Acessibilidade: É possível acessar todas as informações necessárias para a execução de tarefas pelo aplicativo, não sendo necessário estar fisicamente em determinado lugar ou acompanhado de algum gestor. Por exemplo, aplicativos como o BiPTT oferecem soluções exclusivas em comunicação Push-to-talk que permitem, por exemplo, o recebimento de mensagens por voz, como um rádio PTT.

  • Monitoramento por Geolocalização: Essa ferramenta possibilita que o gestor saiba exatamente onde seus colaboradores estão, auxiliando na organização da equipe e facilitando na demanda de tarefas de forma mais rápida e diminuindo custos com deslocamento.

image
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da tecnologia na gestão de equipes externas, conheça mais sobre o BiPTT clicando aqui, uma solução tecnológica que oferece todas as vantagens citadas acima a muito mais. Transforme suas operações, otimizando sua comunicação através de uma tecnologia push-to-talk.