Pular para o conteúdo principal

Para entender melhor o segmento de Segurança Privada é importante conhecer os tipos de serviços que compõem este setor, inclusive para um melhor entendimento da legislação específica e de seu funcionamento.

Neste artigo o objetivo não é esgotar a exposição deste tema, nem tampouco avançar em todos os seus detalhes, mas apenas trazer uma abordagem introdutória e ser uma página de consulta para o conjunto dos principais textos legais relacionados com o tema.
Antes porém, deixaremos como referência outros artigos correlacionados com o contexto.

O Surgimento da Segurança Privada no Brasil

Neste artigo, apresentamos o processo evolutivo iniciado por volta de 1960, durante o regime militar, onde se deram as primeiras leis no Brasil sobre a Segurança Privada, e com isso o próprio surgimento do setor de Segurança Privada como conhecemos hoje. Nele, também apresentamos uma breve introdução sobre a legislação que regula este importante setor de prestação de serviços.

Tipos de Serviços de Segurança Privada

Os serviços de Segurança Privada são feitos pelas empresas especializadas, com pessoal devidamente preparado e equipamentos que podem ser operados pessoal ou remotamente.

Neste mercado também atuam empresas especializadas em formar profissionais voltados para as atividades de segurança privada.

Há também empresas especializadas para a prestação de serviços voltados para o monitoramento remoto, nesse caso, utilizando-se de equipamentos eletrônicos, como sensores de presença, instalados em pontos específicos e acompanhados a distância.

Como é de conhecimento público, a demanda por segurança privada tem crescido à medida que os problemas sociais aumentam no Brasil, diretamente impactados pela crise econômica, política e ética que castiga o país, fomentando a criação das mais diversas organizações criminosas cujo poder de atuação avança em alguns estados da federação.

Listaremos a seguir alguns dos principais serviços fornecidos pelas empresas de segurança privada no Brasil.

Vigilância Patrimonial

segurança privada

Empresas e instituições públicas e privadas precisam ter suas instalações e patrimônio protegidos durante todo o tempo.

Independentemente do ramo de atividade, se está localizada em uma grande cidade ou no campo, as instalações físicas precisam de vigilância para a manutenção da integridade de seus ativos.

O leque de instalações vai desde um pequeno estabelecimento em uma esquina qualquer a uma usina hidrelétrica.

Nesse intervalo estão fazendas, hospitais, todos os tipos de indústria, escolas, repartições públicas, edifícios, residências, postos de combustível, enfim, qualquer instalação física e seus mobiliários.

Transporte de Valores

image

Refere-se à movimentação de valores ou objetos com alto valor monetário, utilizando veículos especiais ou comuns.

Enquadram-se nessa categoria, equipamentos eletrônicos, remédios e outros produtos que requeiram a proteção privada.


Infelizmente a infraestrutura do nosso país, com estradas em péssimo estado e com a criminalidade aumentando em todos os estados, está forçando o aumento da utilização desse serviço.

Escolta Armada

image

Atividade feita para garantir a segurança no deslocamento de cargas, valores ou pessoas.

Segurança em Grandes Eventos

image

Outro serviço que tem se expandido ultimamente é o de segurança em grandes eventos.
Já há algum tempo o país passou a ser rota de apresentações de grandes artistas de música pop, como, recentemente, Paul McCartney, U2 e John Mayer.

Além do Rock in Rio que envolveu dezenas de artistas internacionais e nacionais.
Soma-se a esse conjunto os jogos de futebol e demais atividades esportivas, como as ocorridas na Rio 2016.

Cada vez mais esses espetáculos ocorrerão em diversas cidades do Brasil, exigindo pessoal preparado para a segurança de todos.

Segurança Pessoal

image

Serviço executado para assegurar a integridade física das pessoas, em deslocamentos ou em ambientes previamente determinados.

Para todos os serviços é necessário que os profissionais sejam preparados, treinados e estejam em perfeito estado de saúde física e mental.

Portanto, é fundamental fazer cursos especializados de formação, especialização e atualização na área de segurança.

É importante registrar que a principal função da segurança privada é prevenir situações que possam colocar em risco as pessoas e o patrimônio. Ações de inteligência devem nortear, sempre, as atividades de proteção.

Neste artigo não temos como objetivo esgotar a exposição deste tema, nem tampouco de avançar em todos os seus detalhes, mas apenas trazer uma abordagem introdutória, e ser uma página de consulta para o conjunto dos principais textos legais relacionados com o tema.

Quer saber como aprimorar a comunicação nas operações de segurança privada? Visite o site do BiPTT.

Deixe uma Resposta