Pular para o conteúdo principal

O Push-to-talk impulsionou a eficiência da loja de artigos esportivos Decathlon de diversas maneiras que você verá na sequência deste artigo. Existente há 45 anos, a loja Decathlon é uma empresa que nasceu numa cidade no norte da França chamada Lille, na década de 70. 

Hoje está presente em mais de 60 países com mais de 1.700 lojas. No Brasil, iniciaram as operações há 20 anos e hoje existem mais de 50 lojas, um site e-commerce, um marketplace, um centro de distribuição e uma linha de montagem de bikes e confecção de produtos têxteis.

Conhecidos pela inovação, a marca investe desde a pesquisa à comercialização, passando pela concepção, design, produção, logística e venda.

Com mais de 2.000 funcionários e lojas de 5.000 m² e 1.000 m², se torna um desafio para eles manter uma comunicação eficaz e padronizada, então é exatamente aí que o push-to-talk entra. Considerada a maior loja de artigos esportivos do mundo, a Decathlon não poderia deixar seus colaboradores e clientes insatisfeitos com um atendimento ruim, por exemplo.

Como as lojas dessa grande varejista possuem grandes extensões físicas, se tornou necessário utilizar alguma ferramenta de comunicação que possibilitasse os seus funcionários de terem uma comunicação instantânea, o que facilita e economiza o tempo que ele gastaria indo até outro local para buscar uma informação.

Um exemplo seria, você vai a loja e se interessa por uma peça, mas no mostruário não tem a sua numeração e então você pede para o atendente conferir se tem a sua numeração no estoque, normalmente esse atendente teria que caminhar até lá para coletar essa informação e retornar, com o PTT(push to talk) através do simples apertar de um botão ele consegue, sem sair do lugar, saber se há a sua numeração.

Isso traz economia de tempo, que é algo tão precioso nos dias atuais, trazendo uma melhor experiência para o cliente, que não precisará ficar esperando minutos por uma resposta, afinal, ela será instantânea e também possibilitará o atendente/vendedor a dar atenção para mais clientes em um menor espaço de tempo.

Como as operações passaram a ser realizadas com o Biptt?

A ferramenta de comunicação em tempo real escolhida pela Decathlon para otimizar a sua equipe de linha de frente foi o BiPTT, um software de comunicação push-to-talk que funciona em smartphones, atualmente a varejista já chegou a marca de 1071 usuários ativos na plataforma.

Antes do BiPTT eram utilizados microfones ou auto-falantes o que causava uma grande poluição sonora que impactava na experiência dos clientes e na satisfação dos colaboradores.

Foi aí que eles encontraram o BiPTT, a ferramenta que se encaixou perfeitamente nos cenários que eles buscavam, qualidade de áudio, troca de imagens de produtos, informações sobre preços, tudo isso economizando quilômetros e de caminhada.

A principal transformação foi a comunicação em tempo real que a plataforma traz, pois o gestor consegue se comunicar com os colaboradores de ponta a ponta da loja e também pode chamar todos os colaboradores ao mesmo tempo, o que dá uma velocidade bem maior de resposta.

Outro exemplo prático que acontece na loja é quando um funcionário está no provador e precisa de uma peça de outro tamanho para um cliente, ele se comunica através da plataforma com o vendedor que está na sessão desse produto e o vendedor leva até ele, deixando o cliente mais satisfeito.

Eles já utilizavam o smartphone como principal ferramenta de trabalho, o que só facilitou a implementação do BiPTT, pois possibilitou que eles possuíssem o mesmo sistema do rádio, porém no celular, tudo isso com as vantagens de um software que proporcionou a instalação da plataforma em 38 lojas em um único dia.

Já há 2 anos utilizando o BiPTT, a Decathlon só vem aumentando o número de usuários ao longo do tempo, além da comunicação, é de interesse deles utilizar a geolocalização, ferramenta disponível na plataforma e também potencializar o uso de canais entre lojas distintas.

Confira nosso case em vídeo

Nele gerente de operações da Decathlon no Brasil, André Cardoso, responsável pela experiência dos clientes e dos colaboradores, nos conta como o BiPTT tem transformado as operações e dinâmicas internas por meio de uma comunicação mais eficiente e ágil.

Sobre o BiPTT

Fundado em 2017, o BiPTT é uma plataforma de comunicação, coordenação e monitoramento de equipes de prontidão que tem transformado as operações de empresas em diversos setores do mercado.

Composto por um aplicativo que transforma smartphones em rádios Push-to-Talk over Cellular (PoC) e uma plataforma web que, além de permitir a gestão de usuários e canais, possibilita o monitoramento de cada dispositivo por localização indoor e geolocalização outdoor, bem como o histórico de chamadas, o resgate de itinerários e muito mais.

Sendo um sistema de fácil implementação, funcionando por meio das redes 3G, 4G, LTE e Wi-Fi.

Para aproveitar o poder da comunicação por voz em um sistema inovador de gestão de equipes, convidamos você a experimentar o BiPTT, aplicativo de comunicação e coordenação de equipes de prontidão.

Faça um teste gratuito e transforme suas operações, otimizando suas comunicações!

Leia também: Como trazer inovação através da transformação digital no varejo?

Como a tecnologia pode ajudar na boa gestão de lojas?

Deixe uma Resposta