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O segmento de transporte é bem importante para diversos outros setores, pois todo setor engloba e depende do transporte, seja segurança, varejo, indústria e muito mais, porém neste artigo falaremos do segmento de transporte em si e como a comunicação em tempo real pode ajudar o dia a dia desses motoristas.

Nesse setor é muito importante manter produtividade e eficiência, é necessário que toda a equipe esteja alinhada e em constante comunicação, além disso os veículos precisam ser monitorados 100% do tempo.

O monitoramento desses veículos traz segurança para os motoristas e para as cargas que estão sendo transportadas, evitando furtos e prejuízos.

E também é nesse monitoramento que entra a importância da comunicação em tempo real (Push to talk), através dela os motoristas conseguem estar em contato com a central de monitoramento em tempo real e sem falhas, isso traz maior segurança, engajamento e produtividade para toda a equipe.

A comunicação em tempo real pode ser extremamente útil para as equipes de transporte de várias maneiras, como:

Coordenação de entregas: 

A comunicação em tempo real permite que as equipes de transporte mantenham contato constante com os motoristas, o que pode ajudá-los a coordenar as entregas com mais eficiência. Eles podem comunicar rapidamente mudanças nos cronogramas de entrega, fornecer informações atualizadas sobre rotas ou condições de tráfego e garantir que os motoristas estejam cientes de quaisquer instruções ou requisitos específicos.

Respondendo a problemas:

Quando surgem problemas inesperados, como engarrafamentos ou quebras de veículos, a comunicação em tempo real pode ajudar as equipes de transporte a responder com rapidez e eficácia. Eles podem notificar imediatamente os motoristas sobre o problema e fornecer rotas ou soluções alternativas.

Melhorando a segurança: 

A comunicação PTT pode ajudar as equipes de transporte a monitorar o comportamento do motorista e garantir que todos os protocolos de segurança sejam seguidos. Por exemplo, as equipes podem usar o rastreamento GPS em tempo real para monitorar a velocidade do motorista e garantir que eles estejam dentro do limite de velocidade.

Aprimoramento do atendimento ao cliente: 

Esse tipo de comunicação também pode ajudar as equipes de transporte a fornecer um melhor atendimento ao cliente. Eles podem responder rapidamente às perguntas dos clientes, fornecer atualizações sobre o status da entrega e resolver quaisquer problemas que surjam.

No geral, a comunicação em tempo real pode ajudar as equipes de transporte a operar com mais eficiência, responder mais rapidamente a problemas e fornecer um melhor serviço aos clientes.

Ter uma boa comunicação entre o motorista e o gestor da frota é um dos pontos cruciais para que o fluxo operacional aconteça perfeitamente. Afinal, quando ela falha, não adianta planejamento ou traçar metas: nada tende a surtir efeito. 

Com a evolução tecnológica, os gestores já podem contar com sistemas para evitar falhas de comunicação, além de automatizar algumas partes do processo. Alguns recursos como aplicativos, painel de controle e acompanhamento remoto garante uma comunicação mais assertiva para os entregadores que vivem no trânsito.

No dia a dia de trabalho da equipe, ter uma comunicação uniforme com todos os colaboradores é desafiador, nem todos os motoristas trabalham no mesmo horário, então, alinhar informações pode ser mais trabalhoso, por isso se torna importante ter uma forma de comunicação padronizada.

Além disso, os entregadores estão em campo a maior parte do tempo. Por isso é preciso ter uma comunicação em tempo real, seja para repassar detalhes de uma entrega ou até mesmo lidar com os imprevistos. 

A tecnologia é uma grande aliada desse processo para que se obtenha uma comunicação rápida e fluída, por isso, a cada dia é mais usual sistemas que possuem um aplicativo para gerir essa parte da operação logística.

Como citamos neste artigo, um dos benefícios mais perceptíveis deste tipo de comunicação envolve o ganho de produtividade e a redução das falhas de comunicação. Porém não é somente isso, veja outras vantagens:

  • Redução de retrabalho, custos extras e atrasos;
  • Tornar os processos mais transparentes;
  • Feedback do condutor é facilitado e impacta diretamente em melhorias para o processo;
  • Maior alinhamento entre metas e objetivos;
  • Valorização profissional e entendimento do papel estratégico do motorista

Como a tecnologia pode ser sua aliada?

A tecnologia veio para somar em diversos segmentos e no transporte não é diferente, é através dela que as empresas conseguirão otimizar tarefas e aumentar a produtividade da equipe, atualmente diversos softwares estão disponíveis no mercado com esse objetivo, basta entender qual o melhor para a sua empresa e qual será melhor aceito pelos seus colaboradores.

Conheça a ferramenta ideal para os seus motoristas

Utilizar softwares nas suas operações é uma ótima escolha, eles não precisam de outros equipamentos pois funcionam em smartphones, que muitas empresas já disponibilizam para os seus colaboradores, o que facilita e muito a sua implementação.

Os funcionários conseguem aprender a utilizar da melhor maneira de forma rápida pois funciona em um aparelho que eles já estão acostumados a utilizar e geralmente possuem uma interface totalmente intuitiva.

Quero te falar sobre o BiPTT, um software de comunicação em tempo real (Push to talk) que funciona em smartphones, ele tem como objetivo tornar a comunicação entre a equipe mais efetiva e melhorar a gestão da mesma através de diversas funcionalidades que estão disponíveis para seus usuários e para os gestores.

Além da comunicação PTT, a plataforma conta com ferramentas de monitoramento que permitirão que os gestores tenham um controle maior sobre a frota.

Se quiser conhecer melhor essa inovação, visite o nosso site.

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