A liderança consiste no ato de guiar a equipe por meio de conhecimentos práticos e habilidades, que exigem muita proatividade e inovação. No comércio varejista, é possível encontrar vários tipos de liderança, é fundamental que cada uma delas seja trabalhada, para melhorar a comunicação do time.
A liderança é essencial para ajudar a tomar decisões, principalmente por parte dos gestores que buscam se tornar um bom líder. No dia a dia isso se torna mais visível de acordo com a liderança múltipla, que a junção de várias lideranças dentro de uma organização.
Por isso, separamos algumas dicas sobre liderança, para observar o tipo de líder que existe na empresa e também estimular que os colaboradores tenham interesse em evoluir e se tornar uma figura de destaque dentro do time.
Sumário
Liderança liberal
Conhecida pela expressão “deixe fazer”, acontece quando o líder não interfere diretamente nas decisões da equipe. Desta maneira deixa com que gerem mais autonomia e segurança na realização das atividades, e assim atua como um facilitador que cria direcionamentos e regras a serem seguidas nos processos.
Liderança autocrática
A que o líder é uma autoridade dentro da empresa, em que a sua opinião e decisão é a única que importa, realiza as ações sem escutar as opiniões de seus colaboradores. Esse modelo de liderança é pouco efetivo e não é bem visto pela equipe.
Liderança democrática
Todos os colaboradores possuem participação em etapas decisórias, além de todas as tarefas e responsabilidades serem bem distribuídas na equipe. É um dos modelos de liderança mais desejados entre os funcionários, que proporciona um ambiente corporativo saudável e colaborativo.
Liderança horizontal
É um modelo em que todos lideram e opinam para tomar a decisão juntos. Aumenta o engajamento da equipe, se sente parte importante da empresa, muito similar a liderança democrática, porque também cria um ambiente mais colaborativo.
Liderança coach
Um líder que estimula e incentiva a sua equipe, compartilha experiências e proporciona um treinamento diário, cria mais confiança com os colaboradores e o ajuda a ter mais desenvolvimento comportamental e inteligência emocional.
Liderança situacional
As atitudes e decisões são adaptadas de acordo com os diferentes cenários que a equipe lidar, ou seja, cada situação terá um direcionamento para ser solucionado e encaminhado a equipe.
Liderança humanizada
É a que considerada a pessoa, o lado humano, aquilo que vai além do cumprimento da função, age como mais empatia e preocupado com o bem estar físico e mental do colaborador, que guia alternativas de manter o bem estar no local de trabalho e também na capacidade do time.
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Quais tipos de liderança existem na sua loja?