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Gargalos são componentes que limitam o desempenho ou a capacidade de todo um sistema, o gargalo acontece quando a capacidade é menor do que a demanda, o que consequentemente afeta a sua produtividade.

Esses gargalos ocorrem em diversos segmentos, porém hoje iremos falar sobre os 7 principais gargalos que afetam a produtividade das grandes redes varejistas.

Diferente de outros segmentos, no varejo, os gargalos afetam diretamente a satisfação dos clientes, por isso é extremamente importante estar ciente sobre eles.

1- Comunicação ineficaz:

Comunicação ineficaz entre os membros da equipe pode causar atrasos e erros, o que afeta a eficiência e a produtividade.

2- Falta de coordenação:

Com equipes de linha de frente trabalhando em diferentes áreas do armazém ou loja, pode ser difícil garantir que todos estejam trabalhando juntos de maneira eficaz.

3- Falta de treinamento:

Equipes de linha de frente que não estão devidamente treinadas podem não saber como usar equipamentos ou softwares de maneira eficiente, o que afeta a produtividade.

4- Falta de motivação:

Equipes de linha de frente desmotivadas podem não estar trabalhando com o mesmo nível de esforço ou dedicação, o que afeta a produtividade.

5- Turnover (taxa de rotatividade de funcionários) alto:

Equipes com alta rotatividade de funcionários podem enfrentar dificuldades para manterem a consistência no trabalho e estabelecer rotinas de trabalho eficazes.

6- Falta de acesso a informações:

Equipes de linha de frente podem não ter acesso às informações de que precisam para realizar suas tarefas de maneira eficiente, o que afeta a produtividade.

7- Falta de capacitação para lidar com novas tecnologias:

Algumas equipes de linha de frente podem não estar preparadas para lidar com novas tecnologias e ferramentas, o que pode atrasar o processo de trabalho e afetar a produtividade.

De acordo com a Diretora de Projetos da Unitrier, Kamila Kviatkovski, na área do varejo, em especial, a falta de preparo da equipe operacional e de gestores (gerentes, encarregados) é um dos maiores desafios a serem enfrentados.

Ela aponta que os setores mais delicados são da área de atendimento ao público, pois qualquer mudança impacta diretamente no cliente. “Então é imprescindível ter muito critério e análise na hora de definir mudanças nestes setores. Elaborar um cronograma de implantação de melhorias de processos e readequação de equipes é fundamental para não perder qualidade de atendimento, e desta forma possibilitar o aumento da produtividade”, orienta.

Vale ressaltar ainda a importância do varejista também investir em tecnologias que melhorem os processos e a gestão da loja. “É preciso contar com um bom software e com ferramentas de automatização de processos e gestão;”

Por isso, é necessário avaliar as melhores estratégias para eliminar os 7 gargalos que foram citados acima.

E por quais motivos é necessário eliminar esses gargalos?

Isso se chama melhoria contínua do processo. Ou seja, para ter mais faturamento é necessário atender mais clientes, para atender mais clientes você precisa produzir ou entregar mais e para entregar mais e produzir mais você precisa otimizar as tarefas que são gargalo.

Se você precisa entregar mais, atender mais clientes e você não elimina o gargalo, possivelmente a sua empresa vai virar uma bagunça. Pois, filas de espera vão se formar ao longo do processo. A sua empresa vai começar a atrasar a entrega de clientes, os clientes ficarão insatisfeitos porque as pessoas, hoje em dia, não querem esperar.

Além disso, você vai tomar decisões erradas contratando mais pessoas sem nem saber exatamente se essa é a solução correta.

Sua empresa precisa crescer, tem mercado, tem clientes, mas não está conseguindo pois não tem equipe ou equipamentos necessários. A sua demanda está muito maior do que a sua capacidade: você tem um gargalo. Para você crescer cada vez mais, atender cada vez mais, faturar cada vez mais, crescer cada vez mais… analisar gargalos é uma excelente estratégia.

As pessoas tendem a fazer mais, colocar mais energia no que não está funcionando bem, injetar mais dinheiro e achar que isso vai resolver tudo. Quando na verdade o mais inteligente é parar, respirar, recuar, tomar fôlego e tentar descobrir qual o ponto do processo merece a sua atenção.

Destaque-se nesse mercado

Você sabia que seus times de linha de frente são a chave para o sucesso do seu negócio?

Eles são responsáveis por garantir que os produtos estejam disponíveis para os clientes, mas eles também enfrentam desafios únicos quando se trata de comunicação e eficiência. 

Imagine como sua empresa poderia ser impactada positivamente se você pudesse aumentar a produtividade de seus times de linha de frente em apenas algumas semanas? 

Descubra como o BiPTT, nossa solução de comunicação e colaboração em tempo real, está transformando equipes de linha de frente em todo o país, como por exemplo na loja Decathlon, e deixe os gargalos citados acima no passado.

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