Pular para o conteúdo principal

Uma das principais preocupações na empresa de frotas atualmente é o controle ativo de todas as atividades desempenhadas pelos seus funcionários.

É necessário o conhecimento da posição dos veículos, performance de uso, status de ignição entre outros dados. A tecnologia é, sem dúvida, a maior aliada das instituições que necessitam desse controle, a fim de desempenhar suas atividades com mais qualidade e eficiência.

Ao mencionar a necessidade do controle ativo das atividades estamos falando sobre a importância de um gerenciamento das frotas, isto é, total conhecimento sobre as informações de deslocamento e operação do veículo, 24h por dia. A monitoração dos carros em tempo real ajuda a prevenir riscos e anormalidades.

Ao notar paradas mais longas ou atrasos o gestor já antecipa a irregularidade e poderá agir da forma mais cabível.

O controle automatizado aperfeiçoa o trabalho dos motoristas, já que ao utilizar um sistema tecnológico que rastreia o veículo em tempo integral, a função de dirigir é a única preocupação, recebendo foco absoluto.

image

Quando não é possível estabelecer esse controle na frota, a funcionalidade dos serviços é ameaçada. Se o gestor não é capaz de saber a localização real de seu veículo, aumenta o risco de roubo; da mesma forma se ultrapassar os limites geográficos. Além disso, não estabelecer um perímetro seguro de circulação coloca a segurança dos funcionários e clientes da organização em risco.

Durante a pandemia, por exemplo, muitos laboratórios enfrentam a escassez dos testes rápidos para a Covid-19.

A maioria das farmácias locais recebem o estoque via frota de caminhão de outras capitais, como São Paulo, porém não possuem conhecimento da localização do veículo nem mesmo previsão de chegada do produto.

Situação essa que poderia ser evitada se utilizado software de frota que daria ao cliente informações como posição geográfica, status da entrega da mercadoria entre outros dados.

Outro exemplo que claramente ilustra a importância de uma boa gestão são situações nas quais as entregas não são realizadas dentro do prazo estabelecido.

Esse cenário compromete diversos times, como marketing, área financeira, serviço ao cliente e outros serviços institucionais. Por essa razão é crucial a implementação de boas práticas de gestão a fim de reduzir danos e, assim, se destacar ante a concorrência.

Entretanto, quais seriam especificamente boas práticas de gestão? De acordo com a empresa Bsoft, o trabalho de cuidado dos veículos das instituições se resumem a:

  • Manutenção preventiva, preditiva e corretiva dos veículos;
  • Monitoramento de rotas;
  • Controle do consumo de combustíveis e outros insumos, como os lubrificantes e o agente redutor líquido automotivo (Arla-32), para os veículos com tecnologia que obriga o seu uso;
  • Treinamento dos condutores, que devem ser orientados sobre as boas práticas de segurança.
image

A adoção de técnicas que viabilizem a boa gestão de frotas, é possível reduzir os riscos de acidentes, custos, aumento da produtividade e consequentemente a melhoria na entrega de serviços garantindo maior satisfação do cliente.

A fim de estabelecer uma gestão de frotas mais eficiente é necessário que a instituição adote uma rotina de manutenção preventiva; analise os custos antes de cortar as despesas; utilize um modelo tecnológico de gestão de frotas; observe as alterações de mercado; monitore as rotas e treine sua equipe.

Uma boa gestão de frotas é indispensável para uma entrega de qualidade dentro do mercado de trabalho. Muitos dos problemas enfrentados pelas corporações podem ser evitados e até previstos na presença de um modelo tecnológico que tenha um controle ativo de todas as atividades dos veículos assim como dos motoristas.

image

A fim de conquistar a satisfação do cliente, reduzir custos e garantir a entrega das mercadorias com qualidade é imprescindível investir no treinamento da equipe para desenvolver uma gestão eficiente e cuidadosa no mercado de frotas, sendo a tecnologia uma aliada nesse processo.

Deixe uma Resposta