O ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance, que significa Governança Ambiental e Social voltada ao mundo corporativo. Tem como objetivo avaliar as ações e o desempenho da prática sustentável das empresas.
Sumário
Dados do aumento da adesão de ESG
Em pesquisa realizada pela Pacto Global da ONU, com 190 respostas coletadas em 64,9% realizam as ações até os níveis operacionais da empresa.
Considerando cargos e funções:setembro e outubro de 2022, foi informado que:
- 78,4% das empresas brasileiras já aderiram à agenda;
- 91,9 inserem ESG nas estratégias;
- 73% realizam um mapeamento;
- 70,3% se dedicam de maneira pontual ao programa de ESG;
5 setores se destacaram sendo:
- 40% serviços;
- 20% indústria;
- 11% energia;
- 8% agronegócio;
- 6% educação.
As empresas que aderem ao programa ESG com eficiência, podem receber os certificados do programa gerados pela ONU. Assim poderão colocar o selo em sites, mídia, kits e materiais de divulgação interna e externa na empresa.
É um meio de incentivar e reconhecer, corporações que aderem a essas boas práticas. Isso também atrai o olhar dos investidores e potenciais clientes que buscam reduzir impactos negativos e querem se associar a empresas que estão fazendo a diferença.
Crie campanhas de conscientização do ESG
Podem ser utilizadas estratégias de marketing e multicanais para criar mais interatividade e atrair os colaboradores a contribuir com o programa. Afinal, uma empresa é feita por pessoas, que precisam praticar ações que criam um desenvolvimento em conjunto.
Identifique temas ESG mais relevantes:
Escolha uma ou as 3 frentes do ESG. Depois defina estratégias e objetivos, mensure os resultados para que haja acompanhamento e alterações necessárias no processo.
Ambiental
A ambiental é para analisar a conscientização e tarefas voltadas à preservação do meio ambiente como redução de resíduos.
Exemplo: substituir copos plásticos descartáveis por xícaras ou copos reutilizáveis.
Social
O social verifica questões de igualdade, diversidade, gênero, direitos humanos, segurança do trabalho e questões sociais.
Ex.: Se tem igualdade salarial entre homens e mulheres, se contratam classes minorizadas, se há diferentes raças e pessoas de idades diferentes em atuação.
Governança
Já a governança avalia a gestão, cultura da empresa, transparência, ética, administração, remuneração da diretoria.
Ex.: Compliance, prestação de contas. A empresa precisa informar aos colaboradores a situação financeira e de gestão.
Crie eventos
É importante que haja uma interação para que os colaboradores possam responder quiz, pesquisas de modo mais interativo e com gamificação. No presencial isso pode ser reforçado com ações mais práticas.
Além disso, pode envolver todos os setores da empresa, independente de cargo, hierarquia ou stakeholders. É um momento que além de fazer um bem social e ambiental, também pode fortalecer a conexão dos colaboradores com a empresa.
Apresente os dados
Envolva os colaboradores na proposta, apresentem pesquisas, dados e informações relevantes que causem impacto em outras corporações e até mesmo na empregabilidade da equipe. Isso incentiva ainda mais.
Mostre metas, objetivos e resultados. Colete feedbacks e sugestões, faça relatórios, isso ajuda a deixar o ESG cada vez mais alinhado e com produtividade ativa.
Utilize o audiovisual
Por meio de imagens ou filmagens, é possível criar conteúdos em vídeos para dar mais ênfase e tornar a prática mais divertida. Isso ajuda a criar uma consciência educativa que pode ser votada a cada setor. E assim mostrar a importância do ESG em cada ação diária.
Infográficos interativos
Outra maneira de passar informações sem deixar que tudo fique muito engessado e parado. Criar apresentações com infográficos interativos também mantém a atenção dos colaboradores.
Também podem ser incluídas ações de compartilhamento nas redes sociais, como filtros, hashtags, trends e desafios. Além de ter algum quadro que seja voltado para clientes e possíveis clientes, assim todos são envolvidos de modo adequado a sua linguagem e objetivo..
Conteúdo de blog
É um excelente meio de comunicação, para se apresentar a novos clientes, informar os antigos e envolver os colaboradores também.
Conteúdos ricos e educativos que trazem informações detalhadas sobre as temáticas de ESG, com tópicos de dicas, resultados e assuntos relacionados como mudanças climáticas, prevenção e ações sociais são uma excelente alternativa.
Canais de comunicação interna
Utilize tecnologia push to talk para a sua empresa se comunicar, com o uso de desktop ou qualquer dispositivo móvel é possível que a equipe troque informações do seguro e criptografado.
Além de ter incluso na plataforma um sistema de gestão, para organização de frotas, tarefas e envio de imagens, texto ou ligação em tempo real sem precisar usar meios tradicionais.
O push to talk é um excelente meio de comunicação interna, que grava todas as informações e impede o vazamento de dados.
Você já sabia dessas informações sobre o ESG?
Já aplica na sua empresa? Conte nos comentários!
Leia também: Como o ESG pode influenciar a cultura organizacional?