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É notável que a tecnologia se tornou essencial para que empresas ganhem espaço no mercado, no agronegócio não é diferente pois com as tecnologias que estão disponíveis se torna possível criar uma conectividade dentro do campo.

Atualmente vivemos na era da tecnologia, através dela as empresas conseguem aumentar a sua produtividade e seu lucro, empresas que não investem em inovações tecnológicas vem ficando para trás. Ter diferenciais se torna algo crucial para a sobrevivência no mercado.

O Agronegócio está cada vez mais tecnológico, com a agricultura digital a maneira de produzir alimentos foi modificada, atualmente todo controle pode ser feito de maneira remota e essa evolução tecnológica tem um objetivo: diminuir custos e aumentar o rendimento das propriedades. 

O próprio Rodrigo Alandia, gerente de marketing da Case IH para a América Latina comentou sobre isso: “Estamos em uma fase de crescimento, uma fase de expansão da tecnologia, da agricultura digital. A ideia é que ano a ano isso cresça exponencialmente, e a fazenda conectada, sem dúvida, vai ser fundamental para mostrar três pilares-base: eficiência agrícola e operacional, sustentabilidade e viabilidade financeira.

Com a modernização, a agricultura obteve maior rendimento, lucro acentuado e condições para adquirir máquinas e equipamentos que facilitam o trabalho no campo. Consequentemente, essas transformações trazem diversos impactos aos empresários e empreendedores ligados diretamente ao agro.

Com uma fatia de 23% do PIB brasileiro, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o segmento tem um papel crucial na economia do país, o que torna a necessidade de utilização da tecnologia ainda mais importante, como divulgado pela consultoria KPMG.

Segundo a Nota de Conjuntura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Agronegócio fechou o primeiro semestre com um crescimento de 32,3% frente ao mesmo período do ano anterior. Se considerar a produção de todos os setores agrícolas, o primeiro semestre de 2022 fechou em um superávit de US$34,3 bilhões.

A nota do Ipea ainda afirma que as importações no setor avançaram em 2022. Principalmente pela elevação dos preços internacionais das commodities, o acumulado do ano somou alta de 8,6%, marca de US$1,5 bilhões.

Ou seja, é de extrema importância que os empreendedores desse segmento estejam ligados nas mais modernas tecnologias disponíveis no mercado.

Algumas das vantagens que a tecnologia traz nesse cenário são:

  • Diminuição de custos;
  • Menos desperdícios;
  • Maior controle da gestão da fazenda;
  • Otimização da produtividade das safras;
  • Implementação de processo mais sustentáveis;
  • Mais produtividade em menores hectares;
  • Maior competitividade entre países produtores;
  • Entre outras.

A tecnologia então atua como um suporte para o gerenciamento de riscos, bem como o desenvolvimento produtivo do agronegócio, seja na lavoura, seja nas criações.

Além disso, é fato que, a partir do desenvolvimento de novas tecnologias, a agricultura 4.0 ganha espaço no mercado. Ou seja, os sistemas passam a ter cada vez mais integração por meio de softwares, sistemas e equipamentos que atuam na produção em todas as suas fases. Quando eles estão em pleno funcionamento, permitem que os produtores possam realizar uma gestão baseada em dados e produzir a partir de novas ferramentas e técnicas, aperfeiçoando assim o trabalho.

Ao se utilizar recursos tecnológicos no campo ocorre um aumento na produtividade, no Brasil a produção agrícola do semiárido brasileiro é a prova de que inovações, como a utilização de softwares, podem fazer toda a diferença.

Entenda como se destacar no mercado

A Embrapa lançou um relatório amplo intitulado “Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira” o estudo mostra que 61% dos produtores rurais já utilizam smartphones e que o Whatsapp se tornou o principal meio de comunicação do campo, ou seja, a zona rural já está conectada.

Porém seria o Whatsapp a melhor opção para essa comunicação? 

O site Downdetector afirma que, apenas em 2021, o Whatsapp deixou de funcionar nove vezes. “Empresas e negócios não podem ficar nas mãos de um serviço inconstante e que não foi feito para uso corporativo, mas sim para a comunicação pessoal”, reflete o vice-presidente da Zebra no Brasil, Vanderlei Ferreira. “Há diversas soluções de comunicação e digitalização de operações no mercado, para empresas de diversos tamanhos e setores, que não podem parar. Os dispositivos móveis corporativos e a tecnologia PTT são ideais para substituir smartphones, tablets pessoais e o Whatsapp ”, completa.

Uma boa estratégia para aumentar a produtividade no campo e consequentemente se destacar no mercado é contar com uma equipe capacitada e bem equipada de funcionários. E isso pode ser feito através da utilização de ferramentas que deem mais agilidade para a sua equipe, proporcionando:

  • Maior agilidade para atender chamados, com uma comunicação instantânea individual e/ou em grupo
  • Maior controle sobre a localização dos funcionários em tempo real
  • Redução nas falhas na comunicação, evitando mal-entendidos

Você precisa conhecer o BIPTT, um software que aumenta a produtividade do time de linha de frente através da comunicação e colaboração em tempo real. 

Se quiser saber mais sobre a plataforma visite o nosso site.

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