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Depois da pandemia do COVID-19, muitas coisas que antes já eram feitas online, durante esse período ganharam mais força. Uma delas é a Telefarmácia que visa melhorar os serviços de Telessaúde no Brasil.

O que consiste na implementação tecnológica, no momento de realizar a venda de medicamentos e também de se consultar com médicos. Tanto na rede privada como no SUS.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) passou a criar disciplinas para a execução da Telefarmácia de acordo a Resolução 727/2022 que considerou a constante evolução de tecnologias que facilita a troca de informação e consultas, entre quem precisa de atendimento e ao farmacêuticos, de onde estiverem no momento que precisarem,

Essa mudança irá favorecer os colaboradores que atuam com serviços de saúde. Por isso, continue a leitura que vamos explicar como será o seu funcionamento.

O que é Telefarmácia?

consulta de telefarmácia

A maioria das farmácias do Brasil utilizam fontes de contato simples como o Whatsapp, delivery, entre outros para ofertas seus medicamentos e produtos. Mas não é isto que condiz com a Telefarmácia.

Será o atendimento presencial que os clientes tem com os farmacêuticos, para pegar os medicamento em balcão, conferir receitas médicas e também realizar recomendações, sanar problemas de farmacoterapia


Esses serviços poderão ser feitos por meio remoto, está totalmente autorizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), com propriedade de dados do paciente conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O que é a Telessaúde?

A Telessaúde faz parte da estratégia de saúde digital do Brasil, promovido pelo Ministério da Saúde, com foco na expansão e melhorias nos serviços de saúde, nos programas sobretudo da Atenção Primária à Saúde (APS) e Redes de Atenção à Saúde (RAS) do SUS.

É integrado por gestores da saúde que inclui Núcleo Técnico Científico formado por instituições de gestão do SUS, com os serviços de Telediagnósticos e Teleconsultas disponibilizadas para a população 

Como funcionam o Telediagnóstico e o Teleconsultas?

consulta de telessaúde

A Teleconsulta é realizada por profissionais e gestores da área de saúde, voltada ao esclarecimento de dúvidas e também sobre procedimentos médicos, pode dar encaminhamento com guias médicas.

Funciona por meio digital online, com chamadas ao vivo de vídeo, mas também tem o envio de mensagens offline caso o sinal de internet estejas ruim.

Telediagnóstico é um serviço que utiliza a tecnologia da informação, a comunicação e autonomia para dar apoio em relação aos disgnósticos já avaliados por médicos. É um acompanhamento à distância.

Além desses dois, também será ampliada o compartilhamento de informações educacionais para dar mais oportunidades de estudo e aumentar a empregabilidade da população, por meio do Tele-educação que terá aulas e cursos.

E também  Segunda Opinião Formativa que é similar a um chatbot, que ao enviar dúvidas tem respostas automáticas com cunho bibliográfico e científico, podem ser criadas mediante perguntas frequentes da teleconsulta.

Quais são os objetivos do telessaúde?

Melhorar a qualidade dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa, na população que não tema cesso a convênios médicos e dependem das datas, disponibilidade e concorrência de outros pacientes para ter uma consulta.

Isso inclui maior tempo de espera, gastos com locomoção, pode ser atendido longe da sua casa e até mesmo para facilitar os retornos. Por ser acessado por meio da internet, o telessaúde consegue atingir mais pessoas.

médica de telessaúde

Não pretende eliminar os atendimentos presenciais, apenas quer otimizar o tempo dos médicos e reduzir o excesso de pacientes nos postos. Mas quem precisar de acompanhamento e não tem acesso à internet poderá continuar no presencial.

O telessaúde pode beneficiar 10 milhões de usuários do SUS, que dependem desse atendimento para cuidar do seu bem estar e da sua saúde. Além de ajudar os médicos a tenderem mais pessoas todos os dias.

Veja as principais motivações para incluir novas diretrizes

  • Entregar mais acessibilidade, socioeconômicas, culturais e, geográficas, para alcançar toda a população com informações e atendimento à saúde;
  • Melhorar a satisfação e qualidade dos atendimentos;
  • Reduzir custos, tempo de espera, filas e remarcações;
  • Elimina deslocamentos e custos desnecessários;
  • Torna os processos mais seguros, efetivos, e mais centrados no paciente.

Você já sabia da disponibilidades desses serviços?

consulta telefarmácia e telessaúde

Além de melhorar a qualidade de vidas dos pacientes, também contribui no aumento da produtividade da equipe de médicos e enfermeiros do SUS, confira a disponibilidades na sua cidade no site Telessaúde no site da Núcleos do Programa Telessaúde Brasil Redes.

E se você atua com serviços de saúde e precisa melhorar a comunicação interna, além de aumentar a produtividade e segurança do seu time, conheça o sistema de radiocomunicadores na nuvem e fale com a sua equipe de qualquer lugar.

Fontes: Medicinasa e Ministério da saúde

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