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A comunicação assertiva é o modo de passar informações de maneira ágil e eficaz, quando a mensagem é entendida sem dúvidas. É algo muito precioso para qualquer empresa, assim evita ruídos e possíveis falhas por falta de entendimento.

Essa prática pode ser realizada levando em consideração os próprios sentimentos e necessidade, além da empatia para ter uma fala respeitosa mesmo sendo direta. Em muitos casos isso pode ser tido como agressivo.

Por isso, é importante treinar para que a sinceridade seja feita de maneira leve e sempre junto a uma informação que amenize a situação. Como, por exemplo: “Eu entendo o seu lado, mas há outras alternativas para resolver esse problema”.

É algo a ser treinado com o tempo, por isso separamos algumas estratégias, para melhorar a sua comunicação assertiva ou não dentro da empresa.

5 Dicas para melhorar a comunicação assertiva:

A comunicação eficaz é um dos principais pilares para ter mais autonomia, cumplicidade, redução de riscos e tomadas de decisões mais promissoras. Porque a troca de conhecimento e informação gira em torno disso e fazem as coisas funcionarem no meio corporativo.

1. Linguagem corporal

A linguagem corporal condiz com todos os comportamentos que uma pessoa tem, enquanto ela se comunica ou está em silêncio. Por meio da sua postura, modo de fala, gestual, ou cruzar de pernas dá para identificar se há estresse, mentira, medo, raiva ou timidez.

Normalmente, essa identificação é feita por um profissional, mas nós meros mortais também podemos perceber que alguns comportamentos passem uma mensagem.

Ex.: O clássico cruzar as pernas e os braços, indicam que a pessoa está se fechando. Mas a depender da situação, ela pode apenas estar com frio, mas isso é percebido se a postura da pessoa for se encolher e passar as mãos sobre os braços ou apenas cruzá-los permanecer imóvel.

comunicação assertiva

Linguagem corporal através da voz

No caso da comunicação assertiva é mais pelo tom de voz, se não quer que pareça grosseria, a fala precisa ser mais leve e calma. Para que os dizeres sejam ouvidos e recebidos pelo colaborador.

Mas é importante ter voz firme e fazer contato visual, porém nessa era digital de call, áudios ou apenas mensagens de texto é mais difícil passar a mensagem. Então opte pela neutralidade, um ar cordial e respeitoso que dará certo.

2. Canais de comunicação

comunicação assertiva chamada de vídeo

Tente opte por canais que não soem invasivos e não invada o pessoal do colaborador. Deixe para Whatsapp, áudios, ligações ou reuniões apenas o que for urgente e imprescindível que seja informado dessa maneira.

Outros assuntos não urgentes e que envolvam documentos, arquivos, é ideal serem enviados por e-mail. Para manter tudo mais organizado e dentro do ambiente de trabalho.

3. Gestão de tempo

pessoa mexe em vários computadores, aára editar midjourney e gestão de tempo na comunicação assertiva

Otimizar o tempo é uma maneira de evitar estresse e falta de comunicação, pois quando se sabe como é a rotina daquele colaborador, o que ele tem para fazer naquele dia e se há tempo livre. Facilita nos agendamentos e no momento de se comunicar.

É importante que os líderes definam horários e canais para serem solicitados, assim também será seguido quando for notificar o colaborador. Desta maneira tudo segue organizado dentro dos combinados estabelecidos.

O mesmo vale para adicionar um sistema de gestão de tempo e de monitoramento, assim pode acompanhar a equipe em tempo real e solicitar suporte quando achar necessário.

4. Treine seus líderes e colaboradores

comunicação assertiva

Manter treinamentos, cursos e aconselhamento para a liderança é uma maneira de melhorar essa comunicação assertiva também, afinal terá preparo técnico para lidar com as situações de maneira inteligente e sadia.

O mesmo vale par aos colaboradores que podem se comunicar com mais precisão e confiança, assim se desfaz achismos e aborrecimentos mal resolvidos.

5. Proporcione acolhimento e feedbacks

É o momento de ter escuta ativa para acolher os colaboradores quando há algo incomodando ou algum problema acontecendo. Também é válido deixar um caminho aberto e um canal para a troca e feedbacks.

Esses dois modos ajudam a empresa e seus gestores a perceber quando a comunicação não está sendo assertiva, pois quando a mensagem é recebida como ofensa ou perseguição dificilmente o colaborador vai entender o que está acontecendo e o que a empresa realmente precisa.

Por isso, evite agendar essas conversas em momentos de aborrecimentos, quando precisar ouvir ou chamar a atenção de alguém isso precisa ser feito de modo muito cuidadoso, para que ninguém seja exposto ou se sinta acuado.

comunicação assertiva

Como lidar com feedback negativo?

Fora que quando o feedback e negativo isso pode desmotivar o colaborador, então sempre inicie dizendo que entende a situação, mas que há outra maneira de se comunicar e também há outras maneiras dos colaboradores terem escuta ativa e filtrar o que é dito.

Quando o líder não precisar mais intermediar esses conflitos, e a equipe conseguir lidar sozinha com a situação um recebendo o que o outro tem a dizer, o mecanismo mais importante vai fluir que são os resultados e união da equipe.


Como está a comunicação assertiva aí na sua empresa?

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