Pular para o conteúdo principal

É fundamental que empresas trabalhem com prevenção de perda e, apesar de ser um desafio, é necessário o envolvimento de diferentes equipes para manter o funcionamento eficiente do varejo e garantir o rendimento financeiro.

A partir disso, nota-se a grande necessidade de instaurar um modelo que possa explorar a origem das perdas e como tais podem ser prevenidas.

De acordo com pesquisa apresentada no Forúm Abrappe de Prevenção de Perdas em 2019, em São Paulo, após três anos em declínio, o índice de perdas no varejo aumentou. A média foi de 1,38% sob o faturamento líquido, totalizando aproximadamente R$21,46 bilhões em prejuízos.

Foram 113 empresas entrevistadas de 12 segmentos diferentes, como: Atacados e Atacarejos, Calçados, Construção/Lar, Drogarias, Eletro/Móveis, Esportes, Livrarias/Papelarias, Lojas de Departamento, Magazines, Moda, Perfumarias e Supermercados.

prevenção de perda

Categorias

Os tipos de perdas mais conhecidos são por: furto, consumo de produtos no interior da loja, troca de etiquetas ou embalagens, quebras, vencimento, falhas administrativas e deteriorações. Ainda de acordo com a pesquisa ABRAPPE, as quebras operacionais lideram as causas de perda com 36%, dentro dessa categoria vencimento de produtos está em primeiro lugar, perecibilidade em segundo e logo após, produtos danificados por funcionários. O furto externo representa 20% das causas e erros de inventário, 13%.
Abaixo veremos 5 indicadores de prevenção de perda que podem ser aplicados em qualquer segmento empresarial a fim de auxiliar no monitoramento dos produtos até o momento da venda.

Tipos de indicadores

1) Adoção de tecnologia: Não é novidade que a implementação de softwares ou qualquer outra solução tecnológica traz benefícios à uma instituição.

O suporte oferecido por tais soluções favorece a realização de tarefas, prevenção de furtos, controle de acesso, auditoria das rotinas, redução de erros e automatização dos processos organizacionais. A adoção de um modelo automatizado otimiza as operações varejistas e a eficiência nos atendimentos.

Por exemplo, com a instalação de um software de uso comum entre os funcionários, será possível realizar um controle de estoque mais assertivo e rápido, permitindo uma gestão de usuários controlando a localização e a comunicação. Ajudando assim no monitoramento da equipe e dessa forma diminuindo o índice de furtos.

image

2) Desenvolver uma instância responsável por perdas: A existência de um setor específico para investigar as causas das perdas e prevenção concebe à empresa um maior comprometimento com a situação e disposição de resolver o problema.

Mesmo que as perdas sejam identificadas e resolvidas, como há uma constância na ocorrência, é imprescindível que os varejistas tenham uma equipe específica para tratar dos casos.

image

3) Compreender o negócio/produto: Um passo fundamental para a prevenção de perdas em qualquer segmento é a completa compreensão do negócio em jogo para assim tomar as melhores decisões.

É importante que os dados sejam analisados, e que o inventário esteja sempre atualizado a fim de apurar as informações entre o estoque contábil (aquele registrado no sistema) com o apurado físico (através das contagens físicas).

image


4) Ter um time competente e informado: É muito importante lembrar que, apesar de lidar com números e dados, a maior parte do serviço dentro do varejo é realizado por pessoas. Sendo assim, ter uma equipe inteirada e bem treinada é primordial para o sucesso da prevenção de perda.

Deve haver incentivo por parte da direção em treinar seu time para o correto e eficiente manuseio de sistemas tecnológicos, assim como checagem correta do estoque e manejo dos produtos a fim de estabelecer uma padronização na rotina de trabalho.

Conclusão

Após isso, tendo visto cinco indicadores de prevenção de perdas, evidencia-se a necessidade de aplicar cada item a fim de ter uma manutenção de perdas de produtos dentro do varejo, seja qual segmento for.

Os KPI’s funcionam como medição de cada setor, de forma específica. Assim como a adoção de tecnologia otimiza os sistemas operacionais, dar sequência a criação de um setor responsável por essa área certamente trará lucidez e comprometimento para a questão tratada.

A compreensão do negócio facilita as tomadas de decisões e um time informado cumpre a função de capacitação. Conclui-se então que há uma demanda em prevenir as perdas no varejo e cabe a cada empresa adotar as medidas possíveis a fim de aprimorar a qualidade e entrega de seus serviços ao público.

Os indicadores de perda cumprem essa função muito bem, de informar áreas que necessitam de maior atenção e sugerir ferramentas que solucionem o problema daquele negócio. A aplicação dos indicadores é uma das chaves de sucesso empresarial e devem ser analisadas com cautela a partir da necessidade de cada organização.

Quer saber como prevenir perdas através da comunicação em tempo real? Visite o site do BiPTT.

Leia também:

Descubra a importância da comunicação PTT para equipes de monitoramento CFTV em supermercados

Como opera uma Central única de CFTV para supermercados?

Deixe uma resposta

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.