As novas tecnologias mudam com o passar dos dias, e é cada vez mais difícil não incluí-las na rotina da empresa. A inteligência artificial impacta em todos os setores, mas tem o principal objetivo de facilitar os processos e tornar tudo mais automatizado.
Com a logística não seria diferente, conseguir tornar todas as etapas de entrega mais eficientes e otimizados, também podem receber resultados significativos quando a I.A. faz parte disso.
Tudo depende da tecnologia utilizada e das estratégias, as ações precisam ser práticas e intuitivas, para que os colaboradores e gestores não tenham dificuldade de implementar.
Sumário
O que é I.A.?
I.A. é a sigla de Inteligência Artificial, que é uma tecnologia de ponta que permite a comunicação de máquinas e sistemas, por meio da experiência do usuário. No qual, pode criar imagens, sons e respostas automatizadas com base no comporto humano online.
Também percebe as mudanças feitas e se adapta rapidamente a elas, e atuam igualmente aos humanos. Mas com um potencial maior e mais rápido de processamento, repetição e reposta.
Com esse avanço tecnológico, máquinas e sistemas inteligentes podem ser treinados a terem aprendizado constante e também PNL (Processamento de Linguagem Natural), e pro consequência podem realizar atividade e reduzir custos das empresas.
O reconhecimento de padrões pode ser feito por meio de trechos, música, imagem. O processamento de dados acelerados com o avanço do Big Data, torna a I.A. a cada dia mais poderosa e inovadora.
Como funciona uma Inteligência artificial na logística?
Atua como um raciocínio lógico, que facilita nas tomadas de decisão e resolução de problemas. A inteligência artificial agiliza os procedimentos e reduz as chances de falhas, isso cria uma economia de recursos dentro da empresa, pois não terá gastos desnecessários.
No setor de logística, a I.A. pode automatizar roteiros de entrega, conforme a geolocalização em tempo real e endereços próximos. Assim os colaboradores podem receber a rota ao chegar na empresa e saem para as entregas sem precisa de muita burocracia.
A capacidade de ler, interpretar e gerar dados da I.A. é em uma velocidade de segundos; por isso, economiza tempo da equipe e agiliza na rotina. As operações podem ser escaláveis e ter uma padronização de acordo com as automatizações geradas.
Poderá controlar o estoque, entregas, pedidos, rotas de entrega, manter um prazo e assegurar as mercadorias. Apenas com dados e automatizações da I.A.
Veja quais I.A são as mais utilizadas na atualidade
Chat GPT
É um chabot online, lançado em novembro de 2022 já se tornou a I.A. mais bombada do momento. Ela combina a funcionalidade de um chat de conversa com o Generativa Pre-trained Transformer, um tipo de modelo de linguagem grande.
Pode fazer perguntas genéricas, que o Chat GPT gera dicas, letras de músicas, dicas de processos, palavras-chave e pode até criar personas. Via de como usá-la.
Assistente por voz
Pode tornar a empresa toda inteligente, pode acionar abertura de portas, desligar luzes e até realizar lembretes de reuniões, notícias do dia apenas por voz. Basta ter a instalação dos aparelhos ou usar apenas o software para ações mais básicas.
Push to talk
O push to talk é software de gestão, que pode ser acionado pelo navegador ou por APP. Consiste em transformam seus celulares, tablets ou computadores em radiocomunicadores, que substitui os walkie talkies.
Ele é muito utilizado no setor de logística, pro tem uma geolocalização de rotas em tempo real, ser uma plataforma de gestão e comunicação interna, além de proteger todos as informações da empresa e permitir a gravação de todas as chamadas.
Como uma inovação pode melhorar os processos de logística?
O ponto principal é a redução de recursos, já que a I.A. permite que várias funções sejam realizadas em uma só plataforma, como o push to talk que tem gestão, GPS e comunicação na palma da mão.
É perfeito para empresas que buscam inovação, pois é um investimento que supre a necessidade dos colaboradores, da instituição e na segurança. Pois nada será passado para trás quando se trata de tecnologia automatizada.
Aumentar a eficiência e produtividade só fará com que a empresa ganhe. Pois aumenta a qualidade e agilidade na prestação de serviços, isso faz com que os clientes queiram sempre fazer as entregas com você.
Desta maneira, consegue fidelizar o seu público, aumentar a lucratividade pela preferência e deixar a equipe menos sobrecarregada.
O que acha de conhecer o push to talk e a I.A. na prática?