Pular para o conteúdo principal

Ágatha Ferreira

Tempo de Leitura:7 minutos

O que é?

Já é de conhecimento de muitos o conceito do termo logística, ou seja, o processo de armazenamento e distribuição de produtos dentro de um fluxo comercial. Contudo o completo processo de logística vai muito além do que o conceito sugere.

Logística é considerada uma das principais atividades econômicas do país, visto que ela está presente em todos os âmbitos comerciais e mantém a rede de competição entre as empresas. Por conta disso, é de grande importância o aprendizado dos termos que envolvem esse dinamismo.


image

Abaixo você vai conferir cinco dos principais conceitos aplicados em logística:

Supply chain:

De origem inglesa, a expressão significa cadeia de suprimentos ou mantimentos e retrata todo o processo que engloba a logística de determinado produto, isto é, desde a exploração da matéria prima até chegar ao cliente final, ou também como é chamado PDV (ponto de venda).

Para melhor compreensão, há uma divisão de três etapas que agregam os diferentes processos, são elas:

  1. Suprimentos: O gênesis da produção, matéria prima e suprimentos. Essa etapa compreende o pedido ao fornecedor, transporte, armazenagem e distribuição.
  1. Produção: Compreende o fluxo de materiais vindos das fábricas, abastecimento e distribuição inicial do produto já pronto.
  2. Distribuição: Gerenciamento do pedido assim como os meios de distribuição. Administra o estoque do produto fabricado, armazenagem e entrega para o consumidor final.

image

Modais de transporte:

Desde então, para que a logística aconteça, é necessário o transporte dos produtos, sejam eles de qualquer natureza. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), publicada em dezembro de 2019, indica quais são os tipos de transportes ou, como se costuma dizer, os “modais de transporte” mais utilizados no Brasil.

  1. Rodoviário: responsável por 61% dos transportes que acontecem hoje, sendo o mais predominante dos modais.
  1. Ferroviário: Aproximadamente 20% dos produtos transportados utilizam esse modal, principalmente cargas de grande porte em longas distâncias
  1. Aquaviário: Através de vias aquáticas, o transporte agrega 13% das mercadorias transportadas.
  1. Dutoviário: Pouco conhecido entre as pessoas, esse transporte é realizado através de tubos, ou também conhecidos como dutos. Aproximadamente 4% das operações são realizadas dessa forma. No Brasil, é principalmente utilizado no transporte de fluidos derivados do petróleo.
  1. Aéreo: Apesar de conhecido, é o menos utilizado no processo de logística, integrando apenas 2% da operação.


image

SKU:

Também de origem inglesa, o termo é a abreviação de Stock Keeping Unit, o que traduzido livremente seria a unidade de manutenção de estoque.

O SKU trata-se de um código único, usado internamente para gerenciar melhor os produtos dentro do estoque. Por conta do grande volume de mercadorias, fez-se necessário a criação deste código a fim de identificar qual é o produto, onde está, histórico de vendas, peso, dimensões, validade, dentre outras informações relevantes.

Logística 4.0:

O termo tem como referência a quarta revolução industrial, que também é conhecida como Indústria 4.0. Ele refere-se ao uso de soluções tecnológicas inovadoras dentro do processo de logística. Como aplicação é possível ver a utilização de big data, machine learning, inteligência artificial e IoT (internet das coisas em português).

Como consequência da aprimoração tecnológica, vê-se redução no tempo de entrega, otimização de armazenamento, redução de estoque e erros nos processos, além de melhorias na relação empresa-cliente.

Gestão de frotas:

A gestão de frotas é o controle ativo dos veículos pertencentes à uma instituição, isto é, total conhecimento sobre as informações de deslocamento e operação do veículo, 24h por dia. A monitoração dos carros em tempo real ajuda a prevenir riscos e anormalidades, promovendo assim uma logística mais assertiva e segura.

image

Conclusão

Nota-se então que o processo de logística é muito mais amplo do que a definição sugere como sendo armazenamento e distribuição. Vista como uma das principais atividades econômicas do Brasil, é então de grande importância conhecer os principais conceitos que compreendem essa operação.

Desde supply chain a gestão de frotas, essas convicções são vinculadas a atender as necessidades dos clientes além de reduzir os custos na empresa e manter a competitividade entre elas. Sendo assim, a logística moderna exige uma atenção dedicada, profissional e em constante inovação.

Deixe uma Resposta