O Alfabeto Fonético Internacional (AFI) ou Internacional Phonetic Alphabet (IFA), é a linguagem em que cada letra tem um significado e representa um som. Pode ser utilizada para passagem de códigos e na comunicação mundial.
Uma maneira de padronizar os sons dos idiomas, para o entendimento de qualquer linguagem por meio desses códigos fonéticos. Assim todos poderiam entender o que o outro quer dizer mesmo se a sua língua for diferente.
Sumário
O que é alfabeto fonético?
É um sistema de notação fonética, o alfabeto é composto por 157 idiomas. Foi criada pelo linguístico francês Paul Passy em 1886, em um projeto de orientação.
Com ao passar dos anos passou a se chamar, Associação Fonética Internacional (AFI). Esse alfabeto passou várias modificações e a última delas foi feita em 2005. Muito utilizado nas áreas militares, para não codificarem as suas informações de percusso.
Tabela fonética mundial:
Tabela OTAN
O alfabeto fonético da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), também é considerado internacional. Ele foi criado para a troca de informações entre a aeronáutica, marinha e o exército, durante a Segunda Guerra Mundial.
OTAN apesar de ser uma sigla também é uma soletração, cada letra significa um código. Ele é conhecido mundialmente como NATO por levar a escrita em inglês North Atlantic Treaty Organization.
Curiosidade: Na aeronáutica brasileira o alfabeto radiotelefônico é chamado de Zulu, que por coincidência é o código da última letra.
Onde o alfabeto fonético é utilizado?
Em áreas militares como marinha, exército e principalmente na Força Área, que recebe o nome de alfabeto fonético da aviação ou alfabeto aeronáutico. Os pilotos o utilizam para realizar a comunicação da aeronave com a Torre de Controle, assim pode passar identificações pelos códigos.
Sendo assim, quando o piloto passar o prefixo da aeronove será pelo alfabeto fonético. Ex.: AT-GYJ, ele dirá a Torre: Alfa Tango Golf Yankee Juliett e ele já saberão em qual rota esse avião está localizado.
Quem pode usar o alfabeto fonético?
Pode ser utilizada pelas empresas de aviação particulares ou qualquer negócio, que decida ampliar a codificação na troca rápida de informações. Todos os membros da equipe conhecem essa codificação.]
Caso um tripulante deseje utilizar o alfabeto fone´tico para passar as informações do seu voo, também é permitido. Costumamos utilizar N de Navio, A de Avião quando vamos soletrar algo, mas para a equipe funciona mais com o de OTAN.
Como utilizar a radiocomunicação com o alfabeto fonético?
Os colaboradores das empresas não precisam conversar pro códigos, pois as suas trocas de mensagens já são protegidas e codificadas pelo software Push To Talk (PTT) Os radiocomunicadores são uma facilitação tecnologia para uma gestão e troca de informação eficaz das equipes.
Qualquer dispositivo móvel e computadores podem ter acesso simultâneo e em tempo real, basta utilizar a plataforma ou aplicativo da BiPTT, que o seu celular se torna um rádio comunicador, tem a mesma funcionalidade de um walkie talkie só que bem mais moderno.
Também capta sinal das torres de celulares e faz sincronizações com sistemas de rádio. A opção de usar o alfabeto fonético no momento de realizar as ligações, é da sua equipe.
Com codificação e tecnologia, a suas informações ficam blindadas. E melhor tem criptografia e aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados, para nenhuma informação vazar da plataforma.
Benefícios
Tem geolocalização, então não precisam repassar ao escritório o tempo todo, eles têm autonomia para checar e conferir se a rota bate com o itinerário. Todas as conversas ficam gravadas, assim o gestor pode conferir as informações no momento que desejar.
O controle da comunicação da sua empresa a apenas um clique, com comandos de permissão para ligações, você define quem tem autorização para contactar outros setores e os acessos podem ser restritos.
Você já sabia da utilização do alfabeto fonético?
Confira nossos cases que melhoraram a comunicação interna com o PTT
Leia também:
Alfabeto Fonético Militar além das fronteiras: Aplicações Práticas