Pular para o conteúdo principal

Com o objetivo de obter a certificação da Polícia Federal, necessária para o funcionamento de qualquer empresa de segurança privada, a XB Segurança* encontrou no BiPTT a solução tecnológica ideal para suas necessidades.

Confira no artigo abaixo como o BiPTT contribuiu para a modernização da XB Segurança.

Quem é a XB Segurança

Dedicada à Segurança Particular e Patrimonial, a XB Segurança já nasceu com a tarefa específica de prover vigilância e escolta para a família de um importante empresário  brasileiro. Na busca por soluções de comunicação Push to Talk (PTT), recebeu da própria PF a indicação de nossa solução como alternativa viável para a certificação.

*Por motivos de segurança os nomes da empresa e funcionários foram substituídos.

PTT certificada pela Polícia Federal

As empresas de Segurança Privada são submetidas a um conjunto de obrigações, previstas em legislação específica, para obter sua autorização de funcionamento da PF.

As autorizações para o exercício de atividades relativas à segurança privada são expedidas pela Polícia Federal e devem ser requeridas pelas empresas especializadas na prestação de serviços de segurança privada e outras empresas que desejarem constituir serviço orgânico de segurança privada (segurança da própria empresa).

As empresas autorizadas podem desenvolver suas atividades, seja na prestação de serviços especializados a terceiros (vigilância patrimonial, transporte de valores, escolta armada, segurança pessoal e curso de formação), seja na constituição de segurança orgânica da própria empresa (vigilância patrimonial e transporte de valores).

Nas normas relacionadas às atividades de Segurança Privada, escritos pelo departamento de polícia federal, CAPÍTULO III, Seção I, Subseção I,  IV- diz ”comprovar a posse ou a propriedade de, no mínimo, um veículo comum, com sistema de comunicação ininterrupta com a sede da empresa em cada unidade da federação em que estiver autorizada;”

Ou seja, a comunicação entre equipes de Segurança Privada no Brasil, por lei, deve ser realizada por comunicação PTT (Push to Talk). Tendo isso em vista entendemos a importância de empresas desse segmento possuírem softwares de comunicação em tempo real, pois uma falha ou demora na resposta de algum colaborador pode gerar até mesmo a perda de uma vida.

Qualidade na gestão e modernização

XB Segurança

A possibilidade de utilizar uma comunicação ágil e segura, com a facilidade de uma implementação rápida e descomplicada, se mostrou a melhor decisão para esta empresa de segurança que acabara de nascer. E em uma negociação clara e objetiva com nossa equipe comercial, não demorou muito para que a XB Segurança provasse das vantagens que o BiPTT tem a oferecer.

A partir de uma estrutura operacional bem definida com central de controle, vigilantes fixos e seguranças pessoais, a XB encontrou na utilização do BiPTT apenas pelo WiFi (sem a necessidade de chips nos aparelhos) a solução perfeita para a qualidade e precisão de suas operações. Além de um áudio cristalino e sem as interferências comuns nos rádios convencionais, o sistema BiPTT ainda oferece uma economia significativa para a empresa.

“Antes da XB já trabalhei em outros empreendimentos do grupo na área de segurança, e as coisas que mais me chamaram a atenção no BiPTT foram a qualidade do áudio e a segurança que o sistema nos oferece. Com os rádios convencionais, sempre existiam lugares onde o sinal não funcionava direito. Agora, com o sistema Wifi, não existem áreas descobertas, o que nos permite uma comunicação muito mais ágil e segura”, observa Alberto*, gerente de operações da XB Segurança.

BiPTT

A segurança privada, além de contar com vigilantes, que podem ou não portar armas, costuma fazer uso de tecnologia para otimizar o nível de eficiência. A chamada segurança eletrônica é um ramo importante dessa área, principalmente pelo uso dos famosos Circuitos Fechados de Televisão. A combinação de excelência profissional com o uso de recursos avançados resulta em mais segurança para o cliente.

Para que haja uma comunicação sem falhas entre esse circuito fechado e os vigilantes que estão em campo é necessário uma comunicação em tempo real (Push to talk), além de que, esse tipo de comunicação é a ideal para que os vigilantes se comuniquem entre si e evitem alguma perda.

O BiPTT então surge como a principal alternativa para o atendimento às obrigações regulatórias da Polícia Federal.

O Software foi submetido a uma consulta formal ao Ministério da Justiça, e mais especificamente à Divisão de Estudos, Legislação e Pareceres (DELP/CGCSP/DIREX/PF) da Polícia Federal. E, nesta consulta, foi solicitado uma apreciação quanto à viabilidade de utilização do BiPTT em operações de Segurança Privada no território brasileiro, com o atendimento às legislações vigentes.

E a resposta à consulta formal confirmou que o BiPTT está aprovado para ser utilizado em operações de Segurança Privada, atendendo a todos os requisitos previstos na legislação aplicável.

O BIPTT é uma plataforma de comunicação PTT(push-to talk) que simula um rádio no smartphone, tem a comunicação em tempo real do rádio, porém com diversas outras vantagens, como por exemplo, não possui limite de alcance, possui uma comunicação limpa e sem interferências, toda comunicação realizada é criptografada, fica armazenada em um histórico e muito mais.

Com o fim da operação de rádio da Nextel, as empresas passaram a enfrentar dificuldades na disponibilidade desse tipo de serviço, tendo de realizar altos investimentos em redes internas de rádios para não se colocarem em situação de descumprimento de obrigação regulatória.

Neste cenário, com a certificação da Polícia Federal atestando que cumpre todas as normas legais aplicáveis, o BiPTT, se consolida como alternativa para substituição ao sistema de radiocomunicação adotado por essas empresas.

Quer saber mais sobre essa inovação? Visite o nosso site.

Leia também:

Polícia Federal Certifica o BiPTT

O que uma empresa de segurança privada precisa ter para se destacar no mercado?

Comunicação Push-to-Talk: Reforçando a Eficácia das Equipes de Segurança Privada

Deixe uma Resposta