Pular para o conteúdo principal

O BiPTT (aplicativo Push-to-talk) revolucionou as operações de linha de frente da rede supermercadista Grupo Coutinho de diversas maneiras que você verá na sequência deste artigo.

O Grupo Coutinho é o maior grupo supermercadista do Espírito Santo e ocupa o 38º lugar no Ranking nacional da ABRAS.

Possuindo 43 filiais, sendo, 33 varejo, 7 atacarejo e 3 filiais de uma bandeira plus, voltada para um mix diferenciado. Fazem parte do Grupo as marcas, Extrabom, Atacado Vem e Extraplus.

Breve Histórico da empresa

Grupo Coutinho começou em 1978. No início era um sonho compartilhado por Luiz Coelho Coutinho e seu pai, Mario de Vargas Coutinho, que abriram uma pequena mercearia no bairro de Jardim América em Cariacica-ES.

Ao longo dos anos o sonho foi ganhando forma e se transformando no Grupo Coutinho.

A segunda loja do Grupo foi aberta em 1988 em Itacibá, também Cariacica, momento especial, pois marcou a ampliação da sociedade com a entrada de Nilton, Lourdes e Mario, irmãos de Luiz, além de Célia Regina, sua esposa.

Nos anos seguintes foram feitas aquisições de redes menores e uma fusão, em 1999, com o Supermercados Praia, dando origem ao Extrabom Supermercados e em 2001 nasceu a bandeira Extraplus, uma loja premium com objetivo de atender um nicho específico com alta renda.

Em 2004 o Grupo Coutinho foi um dos Sócios Fundadores da Rede Brasil de Supermercados, um dos maiores conglomerados do segmento no país.

O Grupo foi o primeiro supermercado online do Espírito Santo. Em 2010 foii inaugurado o Extraplus Delivery, atendendo desde então compras feitas pela internet em um site próprio

Em 2013, toda a operação logística e administrativa foi unificada com a inauguração do Centro de Distribuição e Administração no município de Serra, que conta com mais de 165.000m2 de área total.

Em 2015 foram eleitos pela primeira vez uma das melhores empresas para se trabalhar de acordo com a pesquisa realizada pelo Great Place To Work (GPTW) em parceria com a NoVarejo, reconhecimento que se repetiu outras vezes nos anos seguintes.

Em 2019 foi inaugurada em Serra a terceira bandeira do grupo, o Atacado Vem, modelo de atacarejo que busca atender consumidores finais e transformadores que buscam, principalmente, a opção mais econômica para realizar suas compras.

Como as operações passaram a ser realizadas com o Biptt?

BiPTT

Com o crescimento do Grupo, eles optaram por fazer uma central de controle operacional, um monitoramento centralizado para padronizar as ações de todo o grupo na área de segurança.

A partir disso eles enxergaram a necessidade de falar de um mesmo ponto com todas as filiais, e então buscaram uma solução que pudesse atender os anseios da área de prevenção de riscos e sanar todas as dores que haviam sido colocadas em pauta.

Com isso, encontraram o BiPTT, como uma solução que pudesse ajudá-los na digitalização desses serviços, substituindo a solução anterior que era mais tradicional e aderindo ao software, uma solução digitalizada que funciona através do celular.

Hoje o software atende a empresa tanto no salão de vendas, quanto no estacionamento e outras áreas, sanando todas as dificuldades com relação a manutenção, custos com manutenção, disponibilidade de uso e outros.

O equipamento convencional que era utilizado anteriormente não dava a eles a possibilidade de configurar os rádios de acordo com as particularidades da operação da empresa, não tinha o registro das informações e não tinha o compartilhamento de fotos e dados, que são essenciais para a apuração e investigação de casos na prevenção de risco. 

Tudo isso resultou em um ganho operacional, velocidade da informação e garantia do processo de segurança com mais eficácia.

Utilizando o BiPTT através do smartphone, o operador de CFTV ao verificar uma anomalia ou uma situação suspeita pelo CFTV, consegue ativar a equipe da loja mediante a comunicação em tempo real, solicitando a verificação, apuração e prevenção e ao mesmo tempo a loja consegue responder ao CFTV sobre o que está acontecendo na linha de frente.

O Grupo Coutinho é referência no estado do Espírito Santo em inovação tecnológica e o BiPTT tem auxiliado muito nesse ponto.

Confira nosso case em vídeo

Nele Francisco Boechat Gerente de Prevenção e Risco e  Vitor Ventura, Gerente de TI, nos contam como o BiPTT tem transformado as operações e dinâmicas internas por meio de uma comunicação mais eficiente e ágil.

Sobre o BiPTT

Fundado em 2017, o BiPTT é uma plataforma de comunicação, coordenação e monitoramento de equipes de prontidão que tem transformado as operações de empresas em diversos setores do mercado.

Composto por um aplicativo que transforma smartphones em rádios Push-to-Talk over Cellular (PoC) e uma plataforma web que, além de permitir a gestão de usuários e canais, possibilita o monitoramento de cada dispositivo por localização indoor e geolocalização outdoor, bem como o histórico de chamadas, o resgate de itinerários e muito mais.

Sendo um sistema de fácil implementação, funcionando por meio das redes 3G, 4G, LTE e Wi-Fi.

Para aproveitar o poder da comunicação por voz em um sistema inovador de gestão de equipes, convidamos você a experimentar o BiPTT, aplicativo de comunicação e coordenação de equipes de prontidão.

Quer saber mais? Faça um teste gratuito e transforme suas operações, otimizando suas comunicações!

Leia também: 

Case de sucesso: Como o Push-to-Talk impulsionou a eficiência da Decathlon

Descubra a importância da comunicação PTT para equipes de monitoramento CFTV em supermercados

Deixe uma Resposta