As maiores startups Unicórnios

Ágatha Ferreira
28 de Dezembro de 2021
Tempo de Leitura: 6 minutos
O termo empresas unicórnios foi primeiramente usado em 2013, por Aileen Lee, investidora norte-americana em seu artigo “Welcome to the unicorn club: learning from billion-dollar startups” para caracterizar startups com valor de US$ 1 bilhão. O termo unicórnio é usado devido ao fato de serem empresas difíceis de serem encontradas.
image
As primeiras startups unicórnios surgiram em 1990 com o Google e em 2000 com o Facebook. Hoje, existem mais de 800 unicórnios espalhados pelo mundo, sendo algumas fixadas no Brasil, como:
99 Táxi — empresa de transportes de passageiros;
Nubank — setor bancário e financeiro;
Gympass — empresa que oferece acesso a diferentes academias;
Loggy — companhia de logística empresarial, restaurantes e e-commerce;
iFood — empresa de delivery de comidas, supermercado, farmácia, entre outros do setor.

O que são startups?

Antes de adentrar no mundo dos investimentos e descobrir quais foram as maiores startups unicórnios de 2021, é necessário compreender o que se caracteriza como startup.
A fim de se nomear como startup, é necessário que algumas características específicas sejam definidas, são elas: modelo de negócio inovador, repetível, escalável e cenário de incertezas.
Modelo de negócio inovador, como o próprio nome já diz, exprime a necessidade em criar um negócio novo, inovador, não comumente visto no mercado e que vá curar a dor do cliente de forma rentável. É fundamental que esse modelo seja repetível, ou seja, a capacidade de entregar o produto em escala ilimitada. Consequentemente não é recomendável que o produto possua muitas customizações já que o objetivo é a multiplicação.
O atributo escalável é de caráter semelhante, ele representa a capacidade de crescimento da empresa sem que afete o modelo de negócios, criado inicialmente. Finalmente, o cenário de incerteza é o que difere startups de outros negócios, pois a criação de uma startup baseia-se na fuga do modelo tradicional de business.
Existem vários tipos de startups e cada uma delas se encaixa no modelo de negócios de cada investidor. São elas:
B2B (Business to Business), o que seria negócios para negócios, empresas que negociam seu trabalho com outras empresas.
B2C (Business to Consumer), negócios que orientam seus serviços diretamente para clientes
B2B2C (Business to Business to Consumer): são negócios que ao primeiro instante são direcionados para outras empresas que por diante farão negócios com clientes. Por exemplo, empresas como Ifood que fazem negócios com outras empresas, geralmente restaurantes e supermercados para, aí sim, direcionar ao cliente final.
image

Quais foram os maiores unicórnios de 2021?

O setor de inteligência artificial apresentou maior crescimento e , consequentemente, maior valor dentro do mercado das startups. Pode-se citar a empresa ByteDance, em primeiro lugar, que é avaliada em $140B, desenvolvedora por trás de mídias sociais como o TikTok e sua equivalência chinesa, Douyin.
Em segundo lugar encontra-se a startup Spacex, que tem como fundador Elon Musk. É uma fabricante de sistemas aeroespaciais e transportes espaciais. Atualmente é avaliada em $100.3B
Em terceiro lugar, na longa lista, nota-se a Stripe, empresa do ramo tecnológico que permite o recebimento de pagamentos via online. Além disso, foi desenvolvido uma tecnologia a fim de evitar fraude bancária. Com sede na Irlanda, a empresa é avaliada em $95B.
Apesar da grande notoriedade em unicórnios tecnológicos, startups de diferentes setores também ganharam evidência na lista, como:
  • Transporte: ZongMu Techonology
  • Saúde: Biosplice Therapeutics
  • Varejo: Weilong, JUUL Labs
  • E-commerce: goPuff, Shein, Fanatics, Xiaohongshu
  • Logística: J&T Express, Instacart
  • Internet Software/Services: GoodLeap, Grammarly, Canva

Quer abrir uma startup?

Algumas outras características também são importantes no momento de abrir ou até mesmo investir em uma startup. É indispensável que o negócio seja inovador e que explore ambientes e nichos singulares, trazendo conceitos excêntricos.
Tecnologia: A startup não necessariamente precisa ser do ramo tecnológico, mas é necessário o investimento em tecnologia a fim de modernizar o negócio e estar a frente do mercado e acompanhar as tendências tecnológicas.
Dedicação ao cliente: Ao afirmar que o foco da empresa deve ser o cliente, significa dizer que as funções das empresas devem ser desenvolvidas pensando nas dores e consequentemente nas soluções dos obstáculos.
Pluralidade: Uma das mudanças mais significativas ultimamente no cenário empresarial foi a inserção de diferentes profissionais com perfis divergentes que possam agregar de forma criativa e multidisciplinar para os valores da empresa.
image

Orgulho brasileiro

A mídia online Visual Capitalist, um dos maiores e de maior crescimento internacional a respeito de tópicos econômicos, tecnologia, mercado e economia global, publicou recentemente uma lista das maiores Unicórnios em 2021 e o valor aproximado de cada uma.
A única empresa de origem brasileira publicada na lista foi a Nubank, segmento de serviços financeiros digitais, que também atua como operadora de cartão de crédito e fintech com operação no Brasil. Com valor aproximado de $30B
Você pode conferir a lista clicando aqui
Startups certamente são um desafio para seus criadores, já que mesmo com investimento milionários não é garantido a entrada na bolsa de valores. Mesmo com a disposição de arriscar e dedicação em criar algo inédito, os riscos são altos e às vezes irreversíveis. Entretanto, oportunidades de inovação estão transformando a vida das pessoas e da economia global, assim como os processos engessados e arcaicos de muitas instituições.

Fontes:

https://app.startse.com/artigos/o-que-e-uma-startup
https://www.ideianoar.com.br/startup/
https://blog.toroinvestimentos.com.br/startup-o-que-e-como-funciona
https://www.visualcapitalist.com/wp-content/uploads/2021/12/The-Worlds-Biggest-Startups-Top-Unicorns-of-2021-Full-Size.html